CNH Social Maranhão | Requisitos e Inscrições

Os interessados em tirar a CNH Social Maranhão no estado do Maranhão já podem realizar inscrição no programa de gratuidade promovido pelo DETRAN-MA, além do curso de mototaxistas e motofretistas os candidatos também pode optar pela gratuidade para renovação da CNH e Primeira CNH.

CNH Social Maranhão

CNH Social Maranhão

Para obter gratuidade é necessário atender requisitos do programa criado pelo Governo Federal em parceria com Serviço Social de Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte (SENAT) o programa tem o objetivo de reduzir custos com a habilitação de trânsito, bem como promover maior empregabilidade de jovens carentes.

“O programa traz diversos benefícios para os jovens participantes, um deles é remover o obstáculo financeiro que existe para obter carteira de motorista” (Governado MA- Flávio Dino)

Além do programa de gratuidade promovido pela CNH Social, algumas escolas públicas do estado do Maranhão podem acrescentar no conteúdo de disciplinas extracurriculares matérias do curso de habilitação, desta maneira o aluno poderá solicitar o exame teórico no final do curso do ensino médio, esta iniciativa já tem dado certo em muitos estados com economia de 50% o valor da CNH para os jovens na primeira habilitação.

Conheça mais sobre o programa CNH Social que te dá chances de ter sua CNH de Graça.

A lei do Governo Federal está sendo implementada a pouco tempo, no entanto a promoção de programas CNH Gratuita já existe a alguns anos, com objetivo de reduzir os custos com a habilitação e aumentar a empregabilidade de jovens de famílias carentes, por meio da gratuidade do curso e prova DETRAN.

Quais são os requisitos para tirar a CNH Social no estado do Maranhão ?

Para obter CNH Social no estado do Maranhão é necessário ter 18 anos completos, e fazer parte do grupo familiar cadastrado para receber auxílio em programa de distribuição de renda, Bolsa Família, Auxílio Gás e outros programas destinado as pessoas carentes.

Durante o cadastramento no site será solicitado o valor do rendimento mensal da família que deve ser menor do que dois salários mínimos, ou ser menor ou igual a meio salário mínimo em caso de pessoa que reside sozinha.

Os candidatos que vão fazer apenas a prova teórica devem estar matriculado no mínimo no segundo ano do ensino médio, para os demais candidatos é necessário estar alfabetizado já que a prova teórica necessita de leitura fluente, já para prova prática é necessário fazer curso de direção na auto escola. Confira, requisitos para fazer parte do programa CNH Social no estado do Maranhão:

  • Idade de 18 a 21 anos;
  • Maior de 21 anos com cadastro no CADUNICO ou Desempregado;
  • Ensino Médio Completo ou Cursando 2°ano em uma das escolas da rede pública;
  • Ser Alfabetizado;
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos ou meio salário mínimo por pessoa;
  • Não ter registro de condenação de infrações de trânsito.

Como funciona o programa CNH Social do estado do Maranhão ?

O programa funciona em parceria com o Governo Federal, SEST e SENAT, para participar do programa CNH Social Maranhão é necessário fazer inscrição no site do DETRAN-MA, escolher a categoria que deve participar, também é possível obter habilitação especial para motofretista e mototaxistas. Veja, o que deve ser incluído no programa CNHS Social:

  • Prova Prática e Teórica do DETRAN;
  • Exame Psicológico;
  • Outros Exames Médicos Necessários;
  • Exames Toxicológicos;
  • Curso de Exame Teórico;
  • Curso de Exame Prático de Direção Veicular;
  • Emissão da CNH Definitiva
  • Emissão da PPD- Permissão Para Dirigir.

Já para os condutores que realizarem curso teórico gratuito por meio de ead ou matéria extra em escola pública do estado a prova teórica poderá ser solicitada gratuitamente, havendo a necessidade de realização apenas do conteúdo prático em autoescola.

Como fazer inscrição no Programa CNH Social do estado do Maranhão?

No estado do Maranhão é possível fazer a inscrição para obter a gratuidade da CNH Social por meio do SEST ou SENAT e também no site do DETRAN, no site DETRAN já estão disponíveis inscrições para motofretistas e mototaxistas. Veja, passo a passo para fazer a inscrição:

  1. Digite no navegado do seu computador o endereço do site do DETRAN-MA: www.detranma.gov.br.
  2. Clique curso de motofretista e mototaxista.
  3. Preencha o formulário no Google Docs . Boa Sorte!

Quais os documentos necessários para obter CNH Social no estado do Maranhão?

Para obter a CNH Social no estado do Maranhão é necessário apresentar documentos de comprovação de renda familiar menor do que dois salários mínimos, ou meio salário mínimo por pessoa, também é preciso comprovar inscrição no CADUNICO. Veja documentos necessário para obter CNH Social no estado do Maranhão:

  • Comprovante de inscrição ativa no CADUNICO, por meio do recebimento do Bolsa Família, Auxílio Gás e outros benefícios de distribuição de renda.
  • Carteira de Identidade (RG) ou Carteira de Trabalho, qualquer documento com foto;
  • Número da Carteira de Habilitação em caso de renovação;
  • Comprovante de Residência, é necessário ser morador do estado do Maranhão para obter a CNH Social Gratuita.
  • Comprovante naturalização brasileira e residente no estado do Maranhão;
  • Exame Médico Com CID em caso de deficientes ou pessoa que necessita de exame especial, exemplo problemas de visão.

Essas são todas as informações necessárias para você conseguir sua CNH Social Maranhão. Vá até um Detran mais próximo e tenha mais informações para tirar sua CNH de Graça.

Deixe um comentário