CNH Social Mato Grosso | Requisitos e Inscrições

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Veja como fazer a inscrição no CNH Social Mato Grosso e ter sua habilitação de motorista gratuita com parceria entre o SEST SENAT e o DETRAN de Mato Grosso.

O Programa CNH Social que oferece gratuidade para jovens de famílias carentes tem objetivo de ser implementado desde o ano de 2019, uma inciativa e sugestão do Serviço Nacional de Aprendizagem no Trânsito (SENAT) e Serviço Social de Trânsito (SEST), órgãos responsáveis pela regulamentação e emissão de habilitações para exercícios de atividades profissionais que precisam de carteira de habilitação, a iniciativa prevê maior empregabilidade e acesso ao documento para famílias carentes.

CNH Social Mato Grosso

CNH Social Mato Grosso

A partir do ano de 2023 o Governo Federal em parceria com SEST e SENAT oferece apoio aos Departamentos de Trânsitos Estaduais (DETRAN-MT) para emissão de carteira de motorista e habilitação profissional para mototaxistas, motofretistas, motoristas de aplicativos, vãs escolares e outras atividades, as vagas são para jovens de 18 a 27 anos que tenha cadastro ativo no Bolsa Família, serão ofertados percentual de vaga de acordo com a categoria A, B ou C, incluindo troca de categoria e pedido de habilitação para exercício profissional.

Agendamento de Atendimento Presencial

DETRAN-MT (65) 3615-4800

PUBLICIDADE

Com a pandemia e fechamento das unidades de atendimento presencial do DETRAN-MT o estado tem um atraso de quase 2 anos na emissão do documento, por isso o Departamento Estadual de Trânsito promove durante o mês de março e abril “Mutirão da Prova Prática” com objetivo de atender 9.520 cidadão que precisam tirar a CNH, somente na capital Cuiabá serão atendidos 3.750 motoristas, também serão atendidos os municípios de Várzea Grande, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde e Sorriso.

A partir do próximo ano a situação deve voltar a normalidade e a prova prática será realizada ao mesmo tempo da prova teórica, não havendo mais concessão de CNH para os motoristas que não completarem a etapa da prova prática do DETRAN.

Saiba mais sobre CNH Social neste artigo do Guia da Web!

Conheça mais sobre o programa CNH Social que te dá chances de ter sua CNH de Graça.

Quem pode solicitar CNH Social no estado do Mato Grosso?

A partir deste ano de 2023 com a implementação do programa CNH Social do Governo Federal, jovens de famílias carentes poderão solicitar a CNH por meio do DETRAN e Programa CNH Social, no estado do Mato Grosso o programa CNH Social inclui mudança de categoria, pedido para habilitação profissional que inclui motofretistas, mototaxista e outras atividades, a gratuidade também inclui a mudança de categoria. Veja pré-requisitos para solicitar CNH Gratuita ou CNH Social no estado do Mato Grosso:

  • Idade 18 a 27 anos;
  • Estar cadastrado em grupo familiar do Bolsa Família ou outro programa de distribuição de renda: vale gás, auxilio COVID e outros;
  • NIS Ativo;
  • Comprovar renda inferior a 2 salários mínimos ou meio salário mínimo por pessoa;
  • Exame Médico para pessoa com necessidades especiais.

Como funciona o programa CNH Social no estado do Mato Grosso?

O programa CNH Social no estado do Mato Grosso tem o objetivo de atender jovens de famílias carentes sem acesso carteira de habilitação para dirigir por motivo de não ter dinheiro para pagar todas as etapas para emissão do documento, calcula-se que atualmente deve ser cobrado um valor de R$2.000,00 (dois mil reais) que inclui curso de direção, curso teórico, apostilas e exames médicos.

Uma sugestão do SEST e SENAT é auxilio para emissão do documento de forma gratuita, a organização também é responsável por cursos de formação para profissionais condutores de veículos automotivos, tais como mototaxistas, motofretistas, condutores de vãs escolares e motoristas de aplicativos.

Além das profissões já citadas também precisa de habilitação motoristas de empilhadeira, motoristas de guincho e outras atividades de cursos profissionalizantes oferecidos pelo SENAI, SEST e SENAT. A partir deste ano de 2023 o Governo Federal em parceria com o SEST e SENAT promove por meio dos Departamentos de Trânsito Estaduais (DETRAN-MT) o programa CNH Social.

Veja, o que está incluso na gratuidade do programa CNH Social:

  • Curso e prova teórica DETRAN;
  • Curso e prova prática DETRAN;
  • Exame Psicológico;
  • Exame Médico;
  • Exames Específicos Para Deficientes e Motoristas Com Óculos;
  • Emissão da CNH Definitiva;
  • Emissão de PPD- Permissão Para Dirigir.

Como solicitar CNH Social e Gratuita no estado do Maranhão ?

Para solicitar a CNH Gratuita no estado do Maranhão o cidadão pode informar-se nos Centros de Assistência Social ou Prefeituras responsáveis pelo cadastro único dos programas de distribuição de renda Bolsa Família e Vale Gás, as inscrições também podem ser feitas no site do DETRAN e Aplicativo Cidadão ou site SEST e SENAT.

É necessário aguardar o período de inscrições e disponibilização das vagas. Veja, como fazer agendamento e acessar serviços online do DETRAN-MT:

  1. Digite no navegador do seu computador o endereço do DETRAN-MT: www.detran.mt.gov.br.
  2. Clique no menu Habilitação, procure por CNH Social;
  3. Pronto, agora preencha todas as informações solicitadas.

Cuidado com o golpe ! O programa CNH Social não prevê pagamento de taxa em hipótese alguma, o programa deve ser 100 % gratuito, por isso desconfie caso receba ligações e e-mails solicitando pagamentos de taxas extras para fazer parte do programa, ou solicitando documentos para inclusão no programa.

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0