cadunico

Cadastro Aberto – CadÚnico Programa do Governo

PUBLICIDADE

O Cadastro Único é utilizado por Centros de Referência Social para utilização em programas de transferência de renda como o Bolsa Família, com a implementação do Auxílio Brasil e o no estado de São Paulo o Bolsa do Povo serão abertas novas vagas para famílias carentes que encontra-se em situação de pobreza e estrema pobreza. 

O Auxílio Brasil deve ser um programa do Governo Federal que aumenta o valor do Bolsa Família para R$283,50 (duzentos e oitenta e três reais e cinquenta centavos), o programa que deve ser implementado no mês de outubro também vai aumentar o número de famílias atendidas pelo Bolsa Família, por isso devem ser realizados novos cadastramentos no programa por meio do CadÚnico.

PUBLICIDADE

No estado de São Paulo já está sendo implementado o Bolsa do Povo que é um conjunto de ações, algumas realizadas pelos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) com o objetivo de atender o crescente número de famílias pobres e extremamente pobres que foi agravado com a pandemia do novo corona vírus COVID-19, algumas destas ações também prevê distribuição de renda para as famílias carentes como é o caso do Renda Cidadão que deve ajudar famílias com situações de aucoolismos, problemas de saúde, falta de capacitação , analfabetismo e desemprego. 

Veja Artigos do Guia da Web!

[maxbutton id=”1″ url=”https://www.oguiadaweb.com/novo-auxilio-brasil-conheca-o-novo-programa-do-governo/” text=”Novo Auxílio Brasil” window=”new” ]

O que é Cadastro Único?

O cadÚnico é utilizado pelos Centros de Referência Social para o cadastramento de famílias carentes com o objetivo de fazer uma avaliação da situação financeira e social para que possa auxiliar de maneira efetiva todos os integrantes do grupo familiar. 

Para fazer o cadastro deve ser eleito um responsável pelo grupo familiar, isso porque em caso de aprovação de um dos benefícios de transferências de renda o responsável familiar recebe um número de identificação nas bases da Caixa Econômica, este número é chamado de NIS, quando o integrante responsável pelo grupo é empregado existe a necessidade de atualização do cadastro junto com os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) para que possa ser feito uma nova análise. 

O que é Número de Inscrição Social (NIS)?

O Número de Inscrição NIS é um número que é dado pelos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) ele compõe as informações da família cadastrada e é de responsabilidade de um dos integrantes do grupo geralmente pai ou mãe responsável pelo grupo familiar, atualmente as pessoas que estão desempregadas e recebem o Auxílio Emergencial também possui um número do NIS mas para fazer parte de um dos programas de transferência de renda Bolsa Família, Bolsa Brasil ou Renda Cidadã é necessário que tenha feito o CadÚnico nos Centros de Referência e Assistência Social. 

O Número de Inscrição Social (NIS) também é o mesmo número do Cartão Cidadão do responsável familiar e o mesmo número do PIS, desta maneira quando o responsável familiar é empregado nas bases da caixa o cadastramento passa a ser utilizado para fins de declarações de benefícios do trabalhador e não recebe mais o nome de NIS sendo chamado de PIS.

Quais são os documentos necessários para fazer o CadÚnico?

Para ser acolhido nos Centros de Referência Social não é preciso apresentar nenhum documento, o cidadão pode participar de palestras ou eventos que são promovidos pelos Centros de Referência Social, no entanto para fazer o CadÚnico e participar dos programas de distribuição de renda é necessário apresentação de alguns documentos para avaliação e enquadramento no público alfo de famílias atendidas por programas sociais. Veja, os documentos necessários para fazer o CadÚnico:

  • RG e CPF de Todos os integrantes da família;
  • Número do PIS ou Cartão Cidadão do Representante Familiar, se houver. Observação: Caso o representante familiar não tenha PIS ou Cartão Cidadão o Número do Benefício será dado pelo CadÚnico e é chamado de NIS- Número de Inscrição Social.
  • Certidão de Nascimento de Crianças;  
  • Comprovante de Renda , se houver um ou mais integrantes trabalhando;
  • Comprovante de Depósito em conta caso a família tenha uma renda informal;
  • Comprovante de Residencia, preferencialmente conta de luz; 
  • Comprovante de Assiduidade e Matricula de Crianças em Idade Escolar.

O que é Centros de Referência e Assistência Social?

Os Centros de Referência e Assistência Social são responsáveis pelo cadastramento de famílias do Bolsa Família e outros programas estaduais ou federais, o Cadastro Único (CadÚnico) somente pode ser feito nos Centros de Assistências e Referência Social. Os centros de Assistência e Referência Social estão localizados em regiões de periferias e também podem ser unidades móveis a fim de atender locais afastados. Veja, a localização de alguns Centros de Referência e Assistência Social: 

CRAS- Centro de Referência e Assistência Social- Ana Maria- Prefeitura de Santo André

PUBLICIDADE

Praça Venâncio Neto, n641, Jardim Ana Maria Santo André.

Telefone: (11) 4401-1193.

CRAS- Centros de Referência e Assistência Social Santo André

Cidade Recreio da Borda do Campo, Santo André.

Telefone: (11) 4459-7597.

Centro de Referência e Assistência Social Vila Romana São Paulo 

Rua: Caio Graco, n423, Vila Romana. 

Telefone: (11)3672-5994. 

CRAS Brasilandi 3- Assistência Social em São Paulo

Rua: Ibiaiaras, n° 372, Brasilândia, São Paulo. 

Telefone: (11) 3982-8051. 

CRAS Pinheiros- Secretaria Municipal de Assistência Social

Rua: Mourato Coelho, n104, Pinheiros, São Paulo. 

Telefone: (11) 3061-5976. 

CRAS- Centros de Referência e Assistência Social Iguatemi- Organização de Serviços Sociais

Rua: Jorge Barros, n°88, Jardim Roseli. 

Telefone: (11) 2734-5826. 

CRAS Guaianases- Assistencia Social

Rua: Clarinia, n°19, Guaianases. 

Telefone: (11) 2553-3924. 

CRAS  Itaquera- Secretaria Municipal de Assistência Social

Rua: Fontoura Xavier, n°695, Itaquera. 

Telefone: (11) 2588-8393. 

CRAS Moóca- Organização de Serviço Social

Rua: Henrique Sertório, n175, Tatuapé.

Telefone: (11) 2383-4539. 

CRAS São Mateus- Prestador de Serviços Públicos

Rua: Elísio Ferreira

Rua: Rodovalho, n676, Penha de França.

Telefone: (110 2641-4539. 

CRAS- Centro de Referência e Assitência Social Ipiranga

Rua: Taquarichim, n°290, Vila Vera.

Telefone: (11) 2883-4519. 

CRAS Sé- Assistência Social

Endereço: Avenida Tiradentes, n°749, Luz São Paulo.

Telefone: 911) 2383-4471.

CRAS- Centro de Referência e Assistência Social 

Endereço: Avenida Engenho Caetano Alves, n°3054, Casa Verde, São Paulo.

Telefone: (11) 2236-4643. 

 Elísio ferreira, n°519, São Mateus.

Telefone: (11) 2363-9546. 

CRAS Sapopemba- Prestador de Serviços Públicos

Rua: Benedito Jacinto Mendes, n°54, jardim Grimaldi. 

Telefone: (11)21431043. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *