CNH Social Bahia | Requisito e Inscrições

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No estado da Bahia as inscrições para o Programa CNH Social Bahia devem ser feitas por quem atende aos requisitos do programa. Para conseguir o benefício é necessário comprovar renda menor do que dois salários mínimos ou renda per capita igual ou menor do que meio salário por pessoa.

CNH Social Bahia

CNH Social Bahia

O programa CNH Social Bahia promove também incentivo para quem quer tirar a primeira habilitação, por meio do programa “Escola Pública de Trânsito” é possível reduzir pela metade o valor da habilitação de trânsito, o programa funciona em parceria com as escolas públicas do estado.

PUBLICIDADE

No programa “Escola Pública de Trânsito” do estado da Bahia os alunos do ensino médio podem optar por fazer o curso de condutores durante o período em que cursam esta etapa da educação básica, as matérias são extracurriculares, e ultrapassam o número de aulas exigidas pelo DETRAN, oferecendo maior qualidade, após terminar o Ensino Médio o aluno poderá solicitar a prova teórica junto ao DETRAN de sua região.

O Governo Federal em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Trânsito (SENAT) e Serviço Social de Transporte (SEST) promove incentivo aos estados para que auxilie os jovens para tirar a carteira de habilitação, desta maneira o documento deve promover maior empregabilidade e aumento da renda de famílias carentes.

Saiba mais, sobre CNH Social neste artigo do Guia da Web!

PUBLICIDADE

Quais são os requisitos para tirar a CNH Social no estado da Bahia?

O programa CNH Social ou CNH Gratuita está destinado as famílias carentes com renda inferior a dois salários mínimos, o integrante do grupo familiar deve possuir cadastro nos Centros de Referência e Assistência Social ou Prefeituras da cidade, o chamado CADUNICO.

Já para participar do programa “Escola Pública de Trânsito” é necessário estar matriculado em uma escola pública do estado da Bahia que tenha parceria com o Departamento de Trânsito para oferecer curso teórico de condutores, apenas as escolas com ensino médio fazem parte do programa, para solicitar a prova teórica é necessário que o aluno tenha completado 18 anos.

Confira, lista com requisitos para tirar a CNH Social:

  • Estar ativo no CADUNICO;
  • Renda Familiar menor do que dois salários mínimos ou meio salário mínimo por pessoa;
  • Participar do Programa Escola Pública de Trânsito;
  • Ser Alfabetizado;
  • Maior de 18 anos de idade.

Como funciona o Programa CNH Social no estado da Bahia?

No estado da Bahia o programa CNH Social funciona de duas maneira, por meio do programa “Escola Pública de Trânsito”, pessoas habilitadas promovem curso do conteúdo teórico da prova DETRAN durante a programação das aulas extras no Ensino Médio, o programa “Escola Pública de Trânsito” permite a redução do custo com a habilitação para dirigir , calcula-se uma redução de 50% do custo, já que o aluno deve fazer apenas a prova prática e curso para direção na auto escola.

Já no programa lançado pelo Governo Federal em parceria com o SEST e SENAT o objetivo é promover a gratuidade para que os futuros condutores consigam habilitação para dirigir em vias do estado onde reside, desta maneira tanto o curso teórico como as aulas práticas das auto escolas são gratuitas, também não será cobrada nenhuma taxa para retirada do documento.

O programa prevê que com a carteira de habilitação deve haver aumento da empregabilidade de jovens de famílias carentes, além de taxistas, motoristas de aplicativos, mototaxistas, entregadores , outras profissões exigem a carteira de habilitação como operador de empilhadeira, motorista de guincho e outras, em algumas destas profissões o valor do salário também deve aumentar.

Como fazer a inscrição para o Programa CNH Social no estado da Bahia?

É necessário aguardar período de inscrição para candidatar-se a uma das vagas no Programa CNH Social do estado da Bahia, a inscrição pode ser feita no site do DETRAN, a vagas para candidatos que nunca tiveram CNH e também para candidatos que querem mudar de categoria.

O site do DETRAN também conta com conteúdo de noções básicas sobre código de trânsito pra quem já quer começar a estudar o conteúdo para prova teórica. Já aqueles que desejam fazer a renovação da carteira e não tem como custear as aulas é possível solicitar a gratuidade.

Os candidatos com inscrição o CADUNICO poderão solicitar informações sobre CNH Social ou CNH Gratuita no Centro de Referência e Assistência Social ou prefeituras responsáveis pelo cadastramento.

Veja, como fazer o agendamento para CNH Social no estado da Bahia:

  1. Digite no navegador o endereço do DETRAN-BA: www.detranba.gov.br.
  2. Clique Serviços, em seguida clique “Habilitação”.
  3. Escolha o serviço que deseja, caso não esteja habilitado o botão CNH Social é necessário aguardar período de inscrição.
  4. Tenha todos os documentos em mãos, poderá ser solicitado CFC da Auto Escola, caso seja necessário anexar algum documento é possível tirar foto.

Atenção Golpe! A CNH Social é totalmente gratuita, por isso não será cobrada nenhuma taxa extra para que o condutor faça o exame ou realize o curso.

1 comentário em “CNH Social Bahia | Requisito e Inscrições”

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0