Solicitar Seguro Desemprego

Como Solicitar Seguro Desemprego?

PUBLICIDADE

O Governo Federal realizou atualizações na plataforma gov.com, com objetivo de reunir diversas funcionalidades em um único endereço eletrônico, desta maneira por meio do site “Emprega Brasil” ou na plataforma na aba “Trabalhador” é possível fazer a solicitação do Seguro Desemprego e obter o requerimento para receber as cinco parcelas que todo trabalhador demitido sem justa causa tem direito. 

No aplicativo Caixa Tem é possível receber o benefício mensalmente, 3 (três) ou 5(cinco) parcelas que depende do tempo de exercício da função registrado na carteira profissional, só tem direito ao seguro desemprego trabalhadores que possuem PIS ou NIS e que trabalharam durante 7 (sete) meses no mínimo para poder receber o benefício. 

PUBLICIDADE

Também é necessário que a empresa realize a demissão do trabalhador em todo o sistema, desta maneira ao solicitar o seguro desemprego o trabalhador não pode estar empregado em outra empresa ou estabelecimento comercial, a liberação do seguro desemprego pode ser feita por meio do APP caixa Trabalhador, Serviço de Atendimento ao Cidadão e no site www.gov.br.

Telefone Serviço de Atendimento Caixa Trabalhador: 0800 726 0207.

Solicite Benefício Seguro Desemprego 158

Confira mais informações sobre Seguro Desemprego neste artigo do Guia da Web!

Por que tenho que dar entrada no seguro desemprego? 

Antes de solicitar o Seguro Desemprego é necessário dar entrada no pedido, isso porque é preciso que o trabalhador tenha um número do benefício, este número corresponde ao Seguro Desemprego e será requerido quando o trabalhador fizer a solicitação do seguro desemprego para recebimento das parcelas. Confirme, com RH da empresa o Número do Requerimento de Seguro Desemprego. 

Depois que Solicitar o Seguro Desemprego o trabalhador deverá entrar com o pedido de recebimento das parcelas e informar o número da Solicitação ou número do Seguro Desemprego, a entrada no seguro desemprego pode ser feita no site Porta do Trabalhador, depois será necessário confirmar o número de parcelas, o aplicativo deve solicitar um prazo de no máximo uma semana para levantar as informações, após este período o trabalhador deve ser informado do número de parcelas que serão recebidas.  

  1. Entre no Portal Trabalhador do site Gov.br ou baixe o aplicativo Gov.br;
  2. Agora faça cadastro e registre login. 
  3. Clique Benefícios. 
  4. Utilize a senha provisória para “Solicitar” o Seguro Desemprego. 
  5. Digite o Número do Requerimento que deve ser informado pelo RH da empresa. 
  6. Clique Localizar. 
  7. Pronto, Agora confirme a solicitação.

Qual a diferença do Número do Requerimento do Seguro Desemprego, PIS e NIS?

Vamos lá, o número do Requerimento do Seguro Desemprego é um número de documento que permite fazer a solicitação para recebimento das parcelas do seguro junto a Caixa, já o PIS e o NIS são os mesmos números, o número do PIS informa sobre diversos benefícios do trabalhador, permite acesso as contas da caixa e saque de abonos e outros. 

O NIS é o Número de Inscrição Social, o trabalhador que já utilizou o Bolsa Família ou Auxílio Brasil possui NIS, quando o trabalhador é empregado o NIS passa a ser chamado de PIS, sempre que o trabalhador estiver desempregado e não estiver recebendo o Seguro Desemprego o PIS será chamado de Número de Inscrição Social, mas somente terá direito ao Auxílio Brasil o cidadão que fizer o CADUNICO junto as Prefeituras ou Centros de Referência e Assistência Social da sua cidade. 

Quem está recebendo o Seguro Desemprego pode receber Auxílio Brasil? 

Não, para receber o Auxílio Brasil é necessário fazer o cálculo da renda per capita, de qualquer maneira o responsável pelo auxílio não pode ter ativo o PIS, já que é necessário que o trabalhador esteja com o PIS ou PASEP desativado, sendo ativo o NIS apenas quando não há ativação do PIS ou PASEP. 

PUBLICIDADE

Para receber qualquer um dos benefícios de distribuição de renda do governo ou estado é preciso que o cidadão realize o cadastro nos Centros de Referência e Assistência Social, CADUNICO, o Cadastro Único faz verificação da situação econômica do grupo familiar utilizando o Número de Inscrição Social de um responsável que receberá o benefício por meio da ativação do NIS nas bases do Auxílio Brasil. 

Como faço para receber o Seguro Desemprego? 

Depois de dar entrada no seguro será necessário confirmar o recebimento das parcelas, após digitar o número do seguro o sistema solicitará um tempo mínimo para verificar informações sobre a conta, após definida o número de parcela o trabalhador deve confirmar o número de parcelas que serão recebidas. 

Confirmado o número de parcelas que serão recebidas, o trabalhador já pode fazer o saque na data prevista para o recebimento por meio do aplicativo Caixa Tem, existe um calendário de recebimento do benefício para que não haja filas, o calendário pode ser visto no aplicativo Caixa Trabalhador. 

No aplicativo Caixa Tem ou Poupança Social da Caixa é possível fazer recebimento do benefício e transferência para conta corrente, já com o Cartão Cidadão ou Cartão do PIS é possível fazer saque nos caixas eletrônicos 24 H.S. e também nas Agências da Caixa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.