Cartão Cidadão

Cartão Cidadão – 2° Via, Recuperar Senha

Só pra lembrar o Cartão Cidadão é o cartão da Caixa Econômica Federal que substituiu o antigo Cartão do PIS, por ocasião da implementação de um novo sistema de dados o número do Cartão Cidadão deve ser utilizado como número do PIS para os cidadãos brasileiros com vínculo empregatício.

Cartão Cidadão

 

Já os cidadão que não estão empregados e são responsáveis pela renda familiar é utilizado o mesmo número do Cartão Cidadão que passa a ser chamado de Número de Identificação Social (NIS) e é utilizado para ativação do Cartão Bolsa Família nos Centros de Referência Social (CRAS) , e ainda só pra complementar quem tem Número do NIS ou Cartão Bolsa Família e estiver empregado terá o benefício suspenso pela Caixa Econômica Federal o Número do Cartão Bolsa Família passa a ser utilizado como PIS.

Para solicitar uma 2° Via do Cartão Cidadão se você perdeu o cartão ou tem um Cartão Bolsa Família é só ligar pra Caixa Econômica Federal, a ligação é gratuito e você não precisa pagar nada pelo serviço de teleatendimento da Caixa Econômica Federal, se for necessário o teleatendimento da Caixa Econômica Federal poderá agendar uma data para comparecimento em Agência da Caixa.

2° Via do Cartão do PIS ou Cartão Cidadão 

Se você perdeu o Cartão Cidadão é necessário informar ao teleatendimento o ocorrido, poderá ser solicitado o comparecimento em uma agência da Caixa Econômica Federal para apresentação de documentos necessários, o comparecimento em agência da caixa também pode ser solicitado em caso de desatualização no sistema.

O Cartão Cidadão é utilizado para o saque de benefícios como FGTS, PIS, Contas Inativas e também do Seguro Desemprego nos Caixas Eletrônicos das Agências da Caixa Econômica Federal, a 2° Via do Cartão Cidadão também pode ser solicitada em casos de má conservação do cartão, e dificuldade da leitura do número do cartão.

⇒ Serviço de Teleatendimento da Caixa Econômica Federal,

Ligue 0800-726-0207 e converse com um dos Atendentes Caixa. 

O novo Cartão Cidadão chegará através dos correios em sua residência de 15 a 30 dias, será necessário cadastramento de uma nova senha de acesso com seis dígitos numéricos, o cadastramento da nova senha deverá ser feito em uma Casa Lotérica ou Agência da Caixa Econômica Federal.

Para fazer o cadastramento da nova senha é necessário ligar para o teleatendimento novamente e solicitar o desbloqueio do Cartão Cidadão, a senha do Cartão Cidadão somente é desbloqueada no Caixa Eletrônico das Agências da Caixa Econômica Federal, então é obrigatório o comparecimento em uma das Agências da Caixa Econômica Federal.

Solicitar Cartão do PIS Para Responsáveis de Renda do Bolsa Família 

Os Responsáveis pela renda familiar que estão inscritos no Programa Federal Bolsa Família devem utilizar o Número de Identificação Social (NIS) para solicitar o Cartão do PIS ou Cartão Cidadão, a solicitação de um novo cartão não é obrigatória somente em caso de saque do Seguro Desemprego é necessário a solicitação do Cartão Cidadão.

O Número de Identificação Social (NIS) será o mesmo número do Cartão Cidadão para os responsáveis pela renda familiar do Bolsa Família que passarem da situação de desempregados para empregados e assalariados, desta maneira os benefícios como discídios e outros da categoria serão todos pagos por meio da folha de pagamento junto ao salário, o empregado deverá receber um holerite como comprovante destes pagamentos.

Em casos de necessidade de saques através da conta da Caixa Econômica Federal é necessário a solicitação do Cartão Cidadão em substituição ao Cartão Bolsa Família, a solicitação do Cartão Cidadão poderá ser feita através do serviço de teleatendimento da Caixa Econômica Federal.

Desempregados e Solicitação do Cartão Bolsa Família

O trabalhador que após o recebimento do Seguro Desemprego encontrar-se em situação de desempregado poderá solicitar o recebimento do Bolsa Família, é possível notar que o Número do PIS utilizado para acesso do aplicativo da Caixa Econômica Federal passa a ser chamado Número de Identificação Social (NIS) para o trabalhador que não está empregado e também não recebe Seguro Desemprego.

Para receber o Bolsa Família é necessário ativar o Número de Identificação Social (NIS) em uma unidade dos Centros de Referência Social (CRAS) que estão localizadas em regiões periféricas e de extrema pobreza. Após a ativação do Número do NIS é necessário desbloquear o Cartão Bolsa Família.

O Cartão Bolsa Família será recebido através dos correios no endereço presente no cadastramento do Centro de Referência Social (CRAS), após o recebimento do Cartão Bolsa Família é necessário o desbloqueio através de Serviço de Teleatendimento da Caixa Econômica Federal.

Para fazer o Saque do valor recebido pelo Programa Bolsa Família poderá ser utilizadas as Agências da Caixa Econômica Federal ou Casa Lotéricas. O Número de Identificação Social (NIS) será automaticamente substituído pelo Número do PIS assim que o cidadão estiver novamente empregado, o Número de Identificação Social (NIS) é suspenso os dados da Caixa Econômica Federal são automaticamente desativados para o Bolsa Família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *