Como Atualizar Cadastro Único

Como Atualizar Cadastro Único (CadÚnico)

PUBLICIDADE

O CADUNICO ou Cadi Único como também é chamado o Cadastro Único de famílias carentes é realizado pelos Centros de Referência Social (CRAS) ou por prefeituras, no estado de São Paulo existem prefeituras regionais que realizam o cadastro, também no interior as prefeituras da cidades são responsáveis pelo cadastramento das famílias que fazem parte de programas de distribuição de renda. 

Os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) foram criados durante a implementação do Bolsa Família e distribuídos em regiões de periferias e favelas, áreas carentes de todas as regiões do país, alguns Centros de Referência Social também mantém unidades móveis para assistência de localidades distantes, as prefeituras e Unidades de Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) contam com ônibus e barcos que permitem chegar a locais de difícil acesso. 

PUBLICIDADE

Para fazer o Cad. Único é necessário apresentar documentos do Grupo Familiar, pessoas que residem na mesma casa, crianças, idosos, o grupo familiar podem ter laços consanguíneos ou não, as crianças em idade escolar devem apresentar os documentos que comprovam frequência na escola, após a verificação das informações será liberado o benefício do auxílio a família carente, bem como passa a ficar ativo o Número da Inscrição Social (NIS). 

Saiba como atualizar cadastro e  mais sobre CADUNICO e Programa de Distribuição de Renda, continue lendo este artigo do Guia da Web!

Qual a diferença de Cad. Único e NIS? 

O CADUNICO ou Cad. Único é o cadastro realizado nos Centros de Referência Social (CRAS) ou nas prefeituras, ele contém informações sobre o Grupo Familiar cadastrado, tais como renda da família, quantidade de crianças em idade escolar, idosos, crianças que fazem parte do grupo e outras informações. 

Já o NIS é o Número de Inscrição Social presente nas bases da Caixa, ele é um acesso as informações do CADUNICO que identifica o Grupo Social para o pagamento dos benefícios pela poupança social e aplicativo Caixa Tem, o Número da Inscrição Social também é o número do benefício e é de responsabilidade de uma pessoa eleita para ser responsável pelo Grupo Social cadastrado nas bases do CRAS ou Prefeituras. 

É necessário que o cadastro tenha um responsável pelo grupo que ativará o recebimento do benefício por meio do NIS, o Número de Inscrição Social é também o Número do PIS por onde será feito o pagamento do benefício através do sistema da Caixa, mesmo que os outros integrantes estejam cadastrados nas bases da Caixa é apenas o responsável pelo grupo que poderá receber o benefício com o número do NIS. 

Como fazer o Cad. Único ou CADUNICO? 

O Cad. Único ou CADUNICO pode ser feito apenas nos Centros de Referência Social ou Prefeituras, para fazer o Cad. Único ou CADUNICO é necessário comparecer pessoalmente a um dos Centros de Referência Social ou Prefeituras munidos de documentos de todo o Grupo Familiar, veja quais os documentos necessários para fazer o cadastramento: 

  1. RG de todos membros do Grupo Familiar que possuem carteira de identidade, crianças e adultos.
  2. Certidão de Nascimento das crianças e bebês. 
  3. Certidão de Casamento; 
  4. Certidão de Desquite ou Documentos de Desquite. 
  5. Comprovante de renda (se houver) pode ser comprovante extrato bancário que comprove depósito, página da carteira de trabalho ou holerite. 
  6. Comprovante de matrícula das crianças em idade escolar, boletim e documento que comprove que a criança está na série declarado e que não tem faltas. 
  7. Comprovante de residência, de preferência conta de água ou de luz que podem integrar programas de isenção do pagamento destas taxas. 
  8.  Comprovante de aposentadoria. 
  9. RG de pessoas idosas ou com mais de 6o anos de idade. 
  10. Carteira de trabalho de pessoas idosas, por meio do CRAS também é possível requere a aposentadoria BPC LAS, esta aposentadoria é direito de todo o cidadão que mesmo que não tenha contribuído com INSS está em idade de aposentador, o valor do LOAS para famílias de baixa renda é de R$998,00 (novecentos e noventa e oito reais). 
  11. Atestado Médico de pessoas deficientes. 

Como saber se estou fazendo parte de um dos programas de distribuição de renda? 

O recebimento de valores de programas de distribuição de renda é dado sempre pelo aplicativo “Caixa Tem” e poupança social da caixa, desta maneira é possível verificar se o valor está disponível no aplicativo, é preciso ficar atento no calendário já que para evitar filas nas casas lotéricas foram determinados dias para recebimento do benefício que funciona de acordo com o Número da Inscrição Social (NIS). 

O início do calendário não é fixo e varia entre o dia 12 e 20 de cada mês, desta maneira os beneficiários com FINAL do NIS 1  devem receber o benefício no dia 12 (doze) , e assim consequentemente FINAL do NIS 2 recebem o benefício dia 13 e assim consequentemente veja imagem do calendário Auxílio Brasil 2022. 

Calendário Auxílio Brasil 2022

PUBLICIDADE

Endereços de CRAS – Todas as Regiões do Brasil 

Caso não encontre um Centro de Referência e Assistência Socail (CRAS) de cobertura da área da sua residência ligue para qualquer uma das unidades localizadas no seu estado ou cidade para ser informado da unidade CRAS ou prefeitura que melhor atende a sua localização. 

Benfica- CRAS Deputado Luis Eduardo Magalhões

Endreço: Rua Projetada s/n° (referência rua Luiz Gonzaga, n°1486), Morro do Tuiuti. 

E-Mail: [email protected] 

Bairros de Abrangência: São Cristóvão, Vasco da Gama, Comunidades Barreira Vasco, Tuiuti, Herédia, Parque Horácio, Vila Fazendinha, Cobal e Comunidade CCPL. 


Rio Comprido- CRAS Germinal Domingues

Endereço: Rua Ambiré Cavalcanti, n°95, Rio Comprido. 

Telefone: 2293-3399/ Funcional:97676-0427. 

E-Mail: [email protected] 


São Corrado e Rocinha- CRAS Rinaldo de Lamare

Endereço: Avenida Niemeyer, n°776, 8° e 9° andar, São Conrado. 

Telefone: 3111-1082/ 3111-1085/ 8°andar: 3111-1072/ Funcional: 96874-8469. 

E-Mail: [email protected]


Porto Velho- Centro de Referência e Assistência Social Dona Cotinha

Endereço: Avenida Amazonas, n°3660, Agenor de Carvalho. 

Telefone: 984736030. 


Jaci Paraná- CRAS Theodoro Cromo

Endereço: Reassentamento Parque dos Buritis, Via 10, Quadra 8. 


Município de Itajaí- CRAS Nossa Senhora das Graças

Endereço: Rua Brusque, n°650, Bairro Centro próximo a Hortifruti Direto do Campo. 

Telefone: (47) 3248-0800. 


Boa Vista Recife- O CRAS fica dentro da Prefeitura Municipal de Garanhus. 

Endereço: Rua Jornalista Bitencurt, n°15, Recife-PE; 

Telefone: (87) 3763-5226.


Boa Vista- CRAS Garanhus

Endereço:  Rua Vereador João Bezerra Sobrinho, n°143,  Boa Vista Garanhus-PE. 

Telefone: (87) 3763-5226. 


Ribeirão das Neves- CRAS 

Endereço: Rua Parnaíba, n°51. 

Telefone: (31) 3632-4522/ (31) 3625-3907. 


São Paulo- CRAS Itaquera

Endereço: Rua Fontoura Xavier, n°695, Itaquera, São Paulo- SP. 

Telefone: (110 2558-8393. 


CRAS Artur Alvim- Secretaria Municipal de Assistência Social São Paulo

Endereço: Rua Henrique Jacobs, n°788- Vila Nhocuné, São Paulo-SP. 

Telefone: (11) 2217-6151. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.