CNH Popular Pernambuco | Requisitos e Inscrições

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Saiba como fazer sua inscrição no CNH Popular Pernambuco e conquistar sua carteira de habilitação gratuita através de ajuda do governo. Confira as informações e requisitos para participar do programa.

CNH Popular Pernambuco

CNH Popular Pernambuco

Para participar do Programa CNH Popular no estado de Pernambuco é necessário estar desempregado ou fazer parte de Grupo Familiar no Bolsa Família, as inscrições podem ser feitas no site do DETRAN durante período de cadastramento, o objetivo do Programa CNH Popular é promover maior empregabilidade, visto que muitas profissões necessitam de carteira de motorista.

PUBLICIDADE

O Governo Federal junto com o Serviço Social de Transporte (SEST), Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAT) e Departamento de Trânsito Nacional (DETRAN) criaram o Programa CNH Social de que faz parte o CNH Popular criado no estado de Pernambuco.

Os agricultores que realizam cultivo familiar já podem participar do Programa CNH Rural que está com inscrições abertas no site do DETRAN.

Saiba mais sobre CNH Popular neste artigo do Guia da Web!

PUBLICIDADE

Quem pode se cadastrar no programa CNH Popular do estado de Pernambuco?

O Objetivo do Programa CNH Popular Pernambuco é auxiliar famílias carentes e promover aumento da empregabilidade de jovens de 18 a 27 anos de idade por meio da isenção de pagamentos relacionados a habilitação para direção de veículos em vias públicas.

Podem realizar o cadastramento por meio do Departamento de Trânsito do Estado de Pernambuco (DETRAN-PE), pessoas cadastradas no CADUNICO, desempregados e deficientes físicos, o Programa não admite a mudança de categoria, ou seja se o motorista for inscrito na categoria B não poderá mudar para categoria C que é de direção de caminhões de pequeno porte. Confira requisitos para fazer a inscrição no programa CNH Popular do estado de Pernambuco:

  • Ser integrante de família de baixa renda;
  • Estar desempregado;
  • Ter idade de 18 a 27 anos.
  • Primeira Carteira de Motorista.
  • Ter cadastro no CRAS ou Bolsa Família;
  • Estar cadastrado em outro programa de assistência social para famílias de baixa renda.

O Programa CNH Social- PE recebe incentivo do Governo Federal em parceria com SEST e SENAT , o objetivo é aumentar a empregabilidade de jovens carentes, em alguns estados e cidades brasileiras o programa já existia como auxílio a população, no estado de Pernambuco além da CNH Social também existe o CNH Rural destinada a pequenos agricultores e que tem atingido este objetivo, promovendo empregabilidade e aumento da renda dos cidadãos.

Como funciona o programa CNH Popular do estado de Pernambuco?

O programa funciona por meio de inscrição realizada no site do Departamento de Trânsito do Estado de Pernambuco (DETRAN-PE), os candidatos escolhidos para fazer parte do Programa CNH Social do estado de Pernambuco não terão nenhum tipo de despesa para tirar a CNH, ou seja poderá realizar o curso obrigatório, prova prática e todos os documentos isentos de taxa.

O programa também conta com recursos do Serviço Social de Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) , além do Governo Federal, a iniciativa tem o objetivo de prover empregabilidade para jovens de famílias carentes e pessoas desempregadas, que podem exercer diversas funções no mercado de trabalho por meio da retirada da carteira de habilitação.

Para fazer a inscrição no site é necessário estar preparado, com fotos dos documentos, é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • Documento com foto, RG ou Carteira de Trabalho;
  • CPF- Será necessário para consulta do DETRAN;
  • Comprovante de Renda- Inferior a 2 salários mínimos;
  • Inscrição no Bolsa Família ou Programa de Distribuição de Renda;
  • Certidão de Casamento;
  • Certidão de Divórcio;
  • Baixa na carteira de trabalho ou comprovante da demissão.

Como fazer a inscrição no site do DETRAN para participar do Programa CNH Popular Pernambuco?

Para fazer inscrição é necessário aguardar período de liberação da inscrição no site. Esteja com todos os documentos em mãos e inicie o cadastro, após cadastramento é só consultar a inscrição que deve ser aceita ou não pelo Departamento de Trânsito do estado de Pernambuco.

Serão avaliadas as informações de acordo com o perfil do programa, jovens de 18 a 24 anos de idade de famílias carentes que tenham cadastro no Bolsa Família ou estejam desempregados. Confira passo a passo da inscrição:

  1. Entre do DETRAN Pernambuco e Página CNH Popular [www.detranpe.com.br]
  2. Preencha o formulário de inscrição. Tenha em mãos todos os documentos, será solicitado CFC da Auto Escola escolhida pelo candidato para fazer o curso teórico e prático, todas as despesas serão gratuitas.
  3. Aguarde resultado da avaliação das informações do formulário. Será avaliado se o candidato atende o perfil para o programa, renda declarada, quantidade de pessoas que residem no mesmo local e se o candidato está empregado. Boa sorte!

Fique Atento! O programa não solicita taxa de pagamento para nenhuma das etapas necessárias do curso de motorista, por isso se ligarem solicitando pagamento de taxa desconfie pode ser fraude. Todas as etapas do Programa CNH Popular são gratuitas.

1 comentário em “CNH Popular Pernambuco | Requisitos e Inscrições”

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0