Meu INSS Prova de Vida 2021

Em ocasião do lockdown no mês de maio de 2020 o calendário da prova de vida do INSS precisou ser alterado, primeiro a prova de vida foi suspensa e depois retomou, desta maneira alguns beneficiários fizeram a prova de vida no mês previsto do calendário anterior, porém outros ainda não realizaram a prova de vida devido a suspensão que ocorreu pelo menos três vezes depois do anúncio da pandemia, acompanhe este artigo e veja o novo calendário para realizar a prova de vida do INSS. 

Os beneficiários que não fizeram a prova de vida até o mês de junho de 2021 serão notificados até o mês de agosto e poderão ter o benefício suspensa pelo INSS, a prova de vida é bem simples de ser realizada por meio da biometria do polegar, os beneficiários podem realizar a prova de vida no dia do saque do benefício em um dos caixas eletrônicos das agências do Banco do Brasil, os beneficiários que recebem a aposentadoria em outro banco também realizam biometria no aplicativo ou caixa eletrônico. 

A biometria facial está em fase de teste mas pode ser feita por meio do aplicativo www.meugov.br do governo federal em casa sem precisar sair, os beneficiários que não tiverem acesso ao aplicativo também podem solicitar a visita de um representante do INSS para fazer a biometria em casa, a prova de vida pode ser feita em qualquer estado ou país desde que tenha cadastrado a biometria no Banco do Brasil. Veja, calendário para realização da biometria:

Calendário  Vencimento da Prova de Vida 2020

Os aposentados que não realizaram a biometria em ocasião do lockdow poderão fazer a Prova de Vida de acordo com o novo calendário divulgado na internet, veja as datas: 

  • Vencimento da Prova de Vida Março e Abril de 2020:  Retorno em junho de 2021.
  • Vencimento da Prova de Vida  Maio e Junho de 2020: Retorno em julho de 2021. 
  • Vencimento da Prova de Vida Julho e Agosto de 2020: Retorno Agosto de 2021.
  • Vencimento da Prova de Vida Setembro e Outubro 2020: Retoma Setembro 2021. 
  • Vencimento da Prova de Vida Novembro e Dezembro 2021: Retoma em Abril 2022. 
  • Vencimento da Prova de Vida em Março e Abril de 2022: Retoma em junho de 2022.
  • Vencimento da Prova de Vida em Julho e Agosto de 2022: Retoma Agosto de 2022. 

Calendário INSS Prova de Vida Mês de Aniversário

Os aposentados e pensionistas que não deixaram de fazer a prova de vida no último ano devem seguir a sequencia do calendário do INSS, para fazer a prova de vida todos os anos de acordo com o mês do aniversário. Veja, o calendário INSS. Realizando a prova de vida de 2021 no mês de aniversário a prova de vida suspensa no ano de 2021 já será automaticamente regularizada. 

  • Mês de Aniversário Janeiro a Julho: Deve Atualizar a prova de vida nos meses de julho e setembro. 
  • Aniversariantes do Mês de Agosto: Deve Atualizar a prova de vida nos meses de agosto e setembro. 
  • Aniversariantes do Mês de Setembro: Deve Atualizar a prova de vida no mês de setembro. 
  • Aniversariantes do Mês: Deve Atualizar a prova de Vida a partir do primeiro dia do mês do aniversário.  

Quem deve realizar a prova de vida do INSS? 

A Prova de Vida do INSS deve ser realizada por aposentados e pensionistas. 

Quando deve ser realizada a prova de vida? 

A prova de vida deve ser realizada sempre no mês de aniversário do beneficiário, ou seja a pessoa que recebe a aposentadoria, a prova de vida também deve ser realizada quando o cartão do benefício vence , este cartão é utilizado para retirada do benefício de caixas eletrônicos do Banco do Brasil, os cliente de outros bancos também recebem um novo cartão quando passam a ser pensionista, com o novo cartão em mãos após o vencimento do primeiro aparecerá no caixa eletrônico o botão de ativação da prova de vida. 

Onde pode ser feita a prova de vida?

Para fazer a Prova de Vida do INSS é necessário ter cadastrado a biometria no Banco do Brasil, ou aposentados que escolherem receber o benefício no banco em que eram correntistas devem cadastrar uma nova biometria no banco onde recebe a aposentadoria. 

Depois de cadastrada a biometria o aposentado ou pensionista vai realizar a prova de vida todos os anos, no caixa eletrônico ou caixa comum, caso precise de ajuda pode utilizar o caixa comum ou falar com o gerente da conta, a prova de vida pode ser feita no caixa eletrônico é autorizado um botão no mês de aniversário para realização da prova de vida, o botão só aparece no mês de aniversário ou quando ocorre o vencimento da validade do cartão do INSS, veja, como fazer a prova de vida no celular por meio do aplicativo Meu INSS:

  1. A prova de vida no celular pode ser feita no aplicativo Meu INSS e também no aplicativo do banco, no mês de aniversário vai aparece a mensagem, “Chegou a hora da prova de vida!”
  2. Caso não consiga abrir a mensagem vá até o menu da conta e clique no botão Prova de Vida.
  3. Agora, faça a biometria e pronto!

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0