prova de vida inss

Prova de Vida INSS- Como Agendar

Os aposentados e pensionistas do INSS devem realizar a Prova de Vida todos os anos por meio do comparecimento na Agência Bancária onde realizam o recebimento da aposentadoria, a Prova de Vida também pode ser agendada por meio do aplicativo e site “Meu INSS”. 

prova de vida inss

O aplicativo “Meu INSS” realiza teste para procedimento da Prova de Vida de aposentados e pensionistas sem a necessidade do comparecimento na agências bancárias, apesar deste ser um procedimento muito simples para ser realizado se torna impossível devido ao crescimento do número de ocorrências de casos de contaminação de pessoas com o novo vírus COVID-19. 

Para saber mais sobre a Prova de Vida INSS o serviço 135 esclarece dúvidas relacionadas a aposentadorias e agendamento e outras relacionadas a pensões e aposentadorias!

Nos meses de maio e junho deste ano de 2020 (dois mil e vinte) a Prova de Vida de aposentados que realizaram agendamento pôde ser feita por meio do aplicativo “Meu INSS” e no celular, para fazer a Prova de Vida no aplicativo “Meu INSS” basta tirar uma selfie de rosto do beneficiário aposentado ou pensionista, é necessário que a foto seja tirada na hora não pode ser da galeria de fotos, não é preciso que a câmera esteja no modo selfie  a foto pode ser tirada por outra pessoa para que seja garantida maior qualidade. 

Suspensão da Prova de Vida Mês de Outubro de 2020

A Prova de Vida do INSS está suspensa até o final do mês de outubro de 2020, isso porque em alguns estados com altos número de pessoas idosas ocorrei aumento no índices de mortalidade causada pelo novo Corna Vírus COVID-19, sabendo que esta faixa etária está no grupo de risco o Governo Federal suspendeu pela terceira vez este ano a Prova de Vida do INSS. 

prova de vida inss suspenso (1)

Desta maneira os aposentados não precisam se deslocar até a agência bancária para fazer recebimento da aposentadoria e Prova de Vida, o benefício pode ser sacado em caixas eletrônicos, os correntistas do Banco do Brasil também contam com aplicativo para pagamento de contas e transferência bancária, a recomendação é que as pessoas dentro do grupo de risco da COVID-19 fiquem em casa. 

Não haverá suspensão da aposentadoria caso o aposentado ou pensionista não compareça a uma agência bancária ou realize a prova de vida até o final do mês de outubro, assim que a medida for suspensa o aposentado deverá realizar a Prova de Vida em uma agência bancária, estando sujeito a suspensão da aposentadoria. 

Prova de Vida nas Agências Bancárias 

A Prova de Vida do INSS é bem simples de ser realizada, é só comparecer a agência bancária onde o aposentado ou pensionistas faz o recebimento da aposentadoria e falar com o gerente da conta, funciona mais ou menos assim: O aposentado ou pensionistas comparece a agência, o gerente bate um papo com o beneficiário e o INSS vai perguntar para o gerente se foi realizada a Prova de Vida o gerente  confirma uma notificação do INSS e pronto!

Os aposentados e pensionistas que realizam saque da aposentadoria em caixas eletrônicos da agência estão constantemente em contato com o gerente, que a cada 12 (doze) meses recebe uma notificação perguntando se foi realizada a Prova de Vida do aposentado ou pensionista, o gerente que já avistou o beneficiário durante o mês poderá responder a notificação assim que é recebida. 

Quando o gerente da conta confirma a a realização da Prova de Vida, o link não estará disponível no site e aplicativo INSS, já que não é necessário realizar uma nova Prova de Vida, para saber se a Prova de Vida foi realizada o aposentado ou pensionista pode entrar no aplicativo ou site e verificar se o link Prova de Vida está disponível. 

Prova de Vida no Celular

prova de vida inss pelo celular

O aplicativo e sistema “Meu INSS” está com uma administração e plataforma nova que pode também ser acessada por meio do sistema Gov.com, porém o sistema “Meu INSS” não foi desativado e continua funcionando normalmente, ao acessar o site ou aplicativo o aposentado ou pensionista poderá agendar a Prova de Vida e fazer pelo celular. 

O serviço Prova de Vida INSS também será solicitado aos aposentados e pensionistas que já estão com o prazo para a realização da Prova de Vida vencido, tendo sido realizada a mais de 12 (doze) meses, quem já tem o aplicativo instalado no celular será notificado para realização da Prova de Vida, quem ainda não tem o aplicativo poderá baixar do Play Store, fazer login e clicar no botão “Prova de Vida”. 

Para fazer a Prova de Vida no Celular o aposentado pode pedir a outra pessoa que faça uma selfie de rosto, não é necessário que a câmera esteja no modo selfie, o aposentado deve tirar a foto assim que for solicitada, fotos da câmera que estão armazenadas na memória do computador não serão aceitas, as fotos devem seguir padrão de qualidade para que seja realizada a Prova de Vida.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *