Como Agendar Perícia INSS: Passo a Passo

Saiba Como Agendar Perícia INSS através do site ou pelo App “Meu INSS”. Conheça tudo sobre esse serviço e como você deve fazer o agendamento.

Os atendimentos nas agências do INSS continuam sendo realizados por meio do agendamento no aplicativo ou site “Meu INSS”, para fazer o agendamento o trabalhador e cidadão brasileiro deve cadastrar no INSS senha no sistema www.gov.br, ou site “Meu INSS”.

Os cadastrados que já tem senha podem fazer o agendamento logando na página ou aplicativo, é importante o comparecimento na hora e local determinado para que não haja atraso no atendimento. 

Se o seu cadastro for antigo e algum dado tiver mudado, você deve fazer a atualização de cadastro do INSS para não correr risco de perder algum benefício.

Durante o retorno as atividades após o período de reclusão social algumas agências do INSS foram fechados, devido descumprimento das normas de prevenção contra o novo Corona Vírus Covis-19, por isso o Governo Federal criou um endereço onde é possível saber as agências que estão em pleno funcionamento [www.covid.inss.gov.br].

Teleatendimento INSS 135

Como Agendar Perícia INSS

Além do site e aplicativo “Meu INSS” os trabalhadores e cidadãos brasileiros também pode fazer o agendamento de perícia médica por meio do teleatendimentos INSS no número 135, no teleatendimento é possível conversar com um dos atendentes para agendar a perícia. 

Saiba mais e veja o passo a passo para fazer agendamento da perícia no

artigo que o Guia da Web preparou para você!

1) O que é perícia médica do INSS? 

A perícia médica do INSS é uma avaliação médica que pode ter diversas finalidades, na maioria das vezes é utilizada para trabalhadores que precisam de laudo médico de afastamento, nesse sentido a perícia médica atesta ao trabalhador doença causada pelo exercício da profissão para que possa dar entrada no pedido de assistência durante o período que não poderá exercer atividade, este período é conhecido como “entrada na caixa”. 

O laudo de aptidão também é oferecido aos trabalhadores que voltam do período de afastamento, retorno da caixa, para retorno das atividades profissionais os trabalhadores precisam de um laudo dado pelo médico perito especialista do trabalho. Caso o trabalhador não esteja apto ao retorno das atividades é dada a entrada na aposentadoria por invalidez por meio do laudo do INSS.  

2) O que é Avaliação Social do INSS? 

A perícia médica do INSS também oferece Avaliação Social no atendimentos a diversidade que deve ser utilizada em caso de pedidos de benefícios sociais. A Avaliação Social é realizada por Assistente Social do INSS que atende em salas de agências do INSS por meio de agendamento do atendimento no site “Meu INSS”, esta assistência permite um olhar diferenciado as deficiências, bem como compreende o contexto econômico do individuo, e rompe com o paradigma visto das deficiências como saberes biomédicos. 

3) Quais são os especialistas que atendem em salas do INSS?

As salas do INSS contam com atendimento de médicos peritos, neste contexto compreende ao atendimento de análise do laudo de deficiência e aptidão dos trabalhadores que estão afastados de suas funções. 

4) O que são Agências do INSS?

As agências do INSS são locais onde estão localizadas as salas para atendimento médico de peritos e especialistas de acordo com agendamento no site “Meu INSS”. As agências do INSS são compostas de bancada da recepção para atendimento do trabalhador e cidadão que fez agendamento, após apresentação de documentos na recepção da agência o trabalhador é encaminhado para sala onde será atendido por um médico especialista e perito de laudos médicos. 

5) Quais os documentos devem ser apresentados pelos trabalhadores nas Agências do INSS?

Os trabalhadores que vão realizar perícia médica de afastamento do trabalho ou aposentadoria devem apresentar os documento na recepção guichê do INSS. Veja, os documentos que devem ser apresentados pelos trabalhadores em agências do INSS: 

  • Carteira de Trabalho ou Documento que comprove pagamento do INSS;
  • Documento com foto CNH ou RG;
  • Declaração do empregador informando o último dia de trabalho. 

Também devem ser apresentados ao médico perito os documentos que atestam a doença ou deficiência causada no exercício da atividade profissional, o médico fará a análise do documento para encaminhamento do pedido de afastamento ou aposentadoria. 

6) O que são salas de atendimento de perícia do INSS?

As salas de atendimento de perícia do INSS são onde os médicos especialistas peritos de laudos médicos realizam o atendimento de leitura do laudo pericial.

7) Como saber quais agências do INSS estão aptas para atendimento?

O governo federal criou um endereço onde é possível saber quais as agências estão de acordo com as normas de prevenção do novo corona vírus COVID-19, no site www.covid.inss.gov.br, é possível consultar mapa de localização de estado e municípios para saber se a agência próxima a residência está funcionando. 

Como Agendar Perícia INSS?

O agendamento da perícia INSS pode ser feito no site ou no aplicativo “Meu INSS”, caso o beneficiário não tenha acesso a internet o agendamento pode ser feito por meio do tele atendimento INSS no número 135. Veja, com o passo à passo para fazer o agendamento no site e aplicativo “Meu INSS”:

  1. Para fazer o agendamento no site e aplicativo “Meu INSS” é necessário cadastramento da senha de acesso no site ww.gov.br, caso o usuário já tenha a senha de acesso do “Meu INSS” não é necessário novo cadastramento. 
  2. Ao entrar no site “Meu INSS” ou baixar o aplicativo aparecerá a página de login com a opção “Fazer Cadastro”, digite a senha ou faça o cadastro.
  3. Após realizar o login clique em “Agendar Novo”, siga as orientações do sistema para fazer o agendamento. 
  4. Pronto, agora é só comparecer a uma Agência do INSS no dia e hora marcados. Boa Sorte!

Deixe um comentário