Carteirinha do Estudante | Como tirar

Existem duas maneiras de tirar a Carteirinha do Estudante no estado de São Paulo, a primeira é através da SP-Trans, a Carteirinha do Estudante da SP-Trans dá direito apenas aos descontos no transporte público da cidade de São Paulo, para ter descontos no teatro, cinema, shows, musicais, parque de diversão e até estádios de futebol para assistir jogos do seu time favorito no Campeonato Brasileirão é necessário fazer a Carteirinha de Estudante Nacional.

A Carteirinha de Estudante Nacional é válida para todo o território nacional com ela o estudante tem direito ao pagamento de meia entrada, a Carteirinha de Estudante Nacional ou Carteirinha de Identificação Estudantil (CIE) somente é emitida pela União dos Estudantes (UNE) e Associação Nacional de pós Graduação (ANPG).

Carteirinha do Estudante

Como ter acesso à Carteirinha do Estudante Nacional?

Esta duas entidades a União dos Estudantes (UNE) e Associação Nacional de Pós Graduação (ANPG) promovem visitas nas escolas e universidades para o acesso à Carteirinha de Estudante Nacional  e Carteirinha de Identificação Estudantil (CIE) através de cadastro, além disso também é possível solicitar a carteirinha no site www.documentodoestudante.com.br e realizar o cadastramento.

A carteirinha do estudante é padronizada pelas entidades nacionais promotoras de acesso e cadastramento de estudantes em território nacional, para fazer a carteirinha do estudante é necessário além do cadastramento o pagamento de uma taxa no valor de R$35,00 (trinta e cinco reais) o pagamento da taxa pode ser realizado no ato da inscrição na escola ou universidade, através do site o pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou boleto bancário.

Quem pode solicitar a Carteirinha do Estudante Nacional?

Todo estudante brasileiro pode solicitar a Carteirinha do Estudante Nacional,  os estudantes de Pós-Graduação das modalidades Lato Sensu e Scrito Senso, Pós Graduação, MBA e Mestrado, estudante de todas as séries de Graduação, Curso de Bacharelado e Nível Técnico Superior também tem direito ao pagamento de meia entrada no cinema, estádios de futebol e outros.

Os estudantes da Educação Básica de Ensino Médio e Fundamental podem solicitar a Carteirinha do Estudante Nacional, e estudantes da Modalidade de Ensino Técnico Profissionalizante de Nível Médio e Formação Subsequencial.

Os estudantes de Cursos na Modalidade Educação à Distância (EAD) Graduação, Supletivo, Ensino Profissionalizante, Formação Continuada com Carga Horária Superior à 160 h.s. (cento e sessenta horas) também podem solicitar a Carteirinha do Estudante Nacional no site ou junto a uma entidade atuante na Unidade Escolar.

Qual o Vencimento ou Validade da Carteirinha do Estudante Nacional?

A Carteirinha do Estudante Nacional tem a validade de exatamente 1 (um) ano, ou seja o estudante que tiver sua carteirinha emitida no mês de março deste ano de 2019 (dois mil e dezenove) terá o vencimento no mês de março do ano de 2020 (dois mil e vinte).

O que é necessário para a solicitação da Carteirinha do Estudante Nacional?

Para solicitar a Carteirinha do Estudante Nacional é necessário Comprovação de Matrícula, pode ser um documento com timbre da escola ou fotografia do documento enviada junto com a inscrição no site Documentos do Estudante, confira os documentos para a realização do cadastramento e preenchimento da ficha de inscrição:

  • Documento de Identidade RG ou Carteira de Motorista, qualquer documento com foto, pode ser apresentada xerox na unidade escolar ou enviado documento digitalizado através de inscrição no site, caso o aluno não tenha documento digitalizado pode ser enviada uma foto do documento.
  • Comprovante de Matrícula, folha com timbre da instituição, comprovante de matrícula digitalizado e atual, ou foto do documento impresso quando a ficha de inscrição for digitalizada, será solicitada a confirmação da veracidade dos documentos.
  • 1 (uma) Foto 3/4 (três por quatro) recente ou foto de rosto no tamanho digitalizado 3/4 (três por quatro), a foto ficará na carteirinha do estudante por isso é recomendado que não tenha fundo, seja atual e esteja nítida.
  • Confirmação Automática de Pagamento do Boleto ou Taxa de Inscrição no calor de R$35,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *