CNH Popular Ceará | Requisitos e Inscrições

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No estado do Ceará a CNH Popular Ceará para dirigir é garantida desde o ano de 2009 pela lei 14.288-A, que inclui integrantes de grupo familiar que recebem benefício de assistência social e egressos do sistema penitenciário, o objetivo é aumentar a empregabilidade e renda de famílias por meio do exercício de uma profissão relacionada a condução de veículos automotivos.

CNH Popular Ceará

CNH Popular Ceará

Além da lei estadual também o Governo Federal em parceria com Serviço Social de Trânsito (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Trânsito (SENAT) promove programa de auxílio aos estados na gratuidade da habilitação para condutores de veículos automotivos, o programa tem como objetivo incluir integrantes de família de baixa renda e desempregados na formação e provas teóricas e práticas da habilitação para direção, bem como permissão para atividades que necessitam de CNH: Mototaxistas, Motofretistas, Motorista de Micro-ônibus e outras.

PUBLICIDADE

O cadastramento para participar do programa de gratuidade da carteira de habilitação para dirigir pode ser feito por meio do site DETRAN-CE, clique em Habilitação e em seguida escolha ” CNH Popular “, as inscrições já estão disponíveis, tenha todos os documentos em mãos para agilizar o processo.

Não caia em golpe tanto o programa federal CNH Social quanto o estadual CNH Popular são totalmente gratuitos, não é necessário pagar taxa, exame médico, prova ou curso, por isso desconfie caso receba contato solicitando pagamento ou número de documentos para inclusão no programa!

Saiba, aqui no Guia da Web como fazer inscrição no site do DETRAN-CE e obter CNH Popular e Gratuita!

PUBLICIDADE

Como fazer inscrição para obter CNH Popular no estado do Ceará?

No estado do Ceará as inscrições para obter CNH Popular e gratuita devem ser feita por meio do site do DETRAN-CE, clique habilitação e em seguida escolha CNH Popular, será solicitado anexar documentos para comprovação de renda, perfil do cidadão, idade e outros.

Os documentos anexados podem ser foto ou escâner, após inscrição o candidato deve aguardar averiguação de acordo com o perfil dos programas CNH Popular e CNH Social, caso seja comprovada irregularidade no perfil declarado a vaga é novamente disponibilizada para outro candidato, bem como as vagas de candidatos não aprovado na primeira ou segunda etapa ficam novamente disponíveis no site.

Veja, passo a passo e link para fazer a inscrição no site do DETRAN-CE e obter gratuidade na CNH Popular :

  1. Digite no navegador ou clique no link do endereço do site DETRA-CE: www.detran.ce.gov.br.
  2. Role um pouco a página e na lista de serviços clique em “Habilitação”.
  3. Agora na página “Habilitação” clique no primeiro botão do menu “CNH Popular”. O usuário é direcionado para uma página com o seguinte endereço: www.cnhpopular2022.detran.ce.gov.br/cnh_popular.
  4. Nesta página inicie o processo de preenchimento da ficha de inscrição, digite o número do CPF e escolha o Tipo de Benefício: Programa Auxílio Brasil, Deficiente, Egresso de Sistema Penitenciário.
  5. Pronto, agora inicie o preenchimento do formulário para avaliação do perfil, tenha em mãos todos os documentos, tire foto para anexar os documentos a ficha de inscrição. Boa Sorte!

Conheça mais sobre o programa CNH Social que te dá chances de ter sua CNH de Graça.

Quais são os documentos necessários para inscrição no programa CNH Popular do estado do Ceará?

Para fazer inscrição no programa CNH popular no estado do Ceará é necessário comprovar renda e ter ativo o Número de Inscrição Social (NIS) no Cadastro Único, além de digitar o número o sistema também solicita anexar uma foto ou escâner dos documentos necessários para inscrição.

Veja, documentos necessários para fazer a inscrição no programa CNH Popular do estado do Ceará:

  • Documento com foto: RG ou Carteira de Trabalho.
  • CPF;
  • Declaração Médica com CID para pessoas que sofrem de baixa visão e necessitam de exame extra;
  • Declaração Médica para deficientes físicos.
  • Comprovante de Residência (o programa CNH Popular- CE só atende residentes no estado do Ceará)
  • Declaração de Egresso o Sistema Penitenciário.

Quais são os requisitos para fazer parte do programa CNH Popular do estado do Ceará?

A lei estadual que permite gratuidade no programa CNH Popular do estado de Ceará prevê a inclusão de pessoas carentes que fazem parte do grupo familiar em programa de distribuição de renda Bolsa Família, bem como pessoas deficientes e egressos do sistema penitenciário.

  • Beneficiário do antigo programa Auxílio Brasil e Bolsa Família;
  • Pessoas com deficiência;
  • Pessoas egressas do sistema penitenciário que estejam livres e já cumpriram a pena.
  • Residentes no estado do Ceará.
  • Estrangeiros naturalizados que estejam residentes no estado do Ceará;
  • Pessoas que não tenham cometido infrações de trânsito no último ano.

Como funciona a gratuidade da CNH no estado do Ceará?

O estado do Ceará conta com programa CNH Popular que desde 2009 oferece vagas gratuitas para cursos e exames de habilitação para dirigir, além do programa CNH Popular o estado também deve contar com oferta de vagas do programa federal CNH Social em parceria com SEST e SENAT para oferecer custo zero em todas as etapas da retirada da habilitação.

Veja o que os dois programas cobrem e como funciona a gratuidade da CNH no estado do Ceará:

  • Habilitação Categoria A- Moto;
  • Categoria B- Carro;
  • Exame Psicológico;
  • Outros Exames Médicos Necessários;
  • Exame Toxicológico;
  • Curso de Exame Teórico;
  • Curso de Exame Prático;
  • Prova Teórica e Prática do DETRAN;
  • Emissão da CNH Definitiva;
  • Emissão do PPD- Permissão Profissional Para Dirigir.

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0