Portal Cidadão Consulta Bolsa Família

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva eleito para o novo mandato que teve início em janeiro de 2023 o Auxílio Brasil criado pelo presidente Bolsonaro volta a ser Bolsa família, a mudança é apenas no nome e todos os beneficiários com cadastro nos Centros de Referência Social e que tiveram o benefício autorizado devem continuar recebendo o Bolsa Família.

Portal Cidadão Consulta Bolsa Família

A novidade é o Portal Cidadão da Caixa, criado no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o sistema que deu origem ao Cartão Cidadão não recebia informações do aplicativo Caixa Tem, utilizado para consultas do Bolsa Família, já no aplicativo também era possível fazer consulta de Seguro Desemprego, isso porque o número do NIS (Número de Inscrição Social) deve ser o mesmo do PIS.

No sistema da Caixa o Número de Inscrição Social (NIS) é utilizado quando o cidadão realiza o cadastro no Centro de Referência Social, ele é um único número cadastrado no sistema da caixa que passa a ser o número do PIS quando o cidadão é empregado.

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O sistema tem origem no ano de 2002 com a criação do Cartão Cidadão que trazia o Número do PIS, já para os beneficiários do Bolsa Família foi emitido o Cartão Bolsa Família com Número do NIS, com a troca da situação empregado trabalhador ou beneficiário de programa de assistência social não é necessária a troca de cartões, desta maneira o aplicativo Caixa Tem extinguiu a necessidade de cartão, é possível consultar o Número da Inscrição Social baixando aplicativo com número do CPF e cadastrar senha.

Serviço do Portal Cidadão

A criação do aplicativo Caixa Tem foi um marco que possibilitou a consulta de vários benefícios relacionados ao Número de Inscrição Social (NIS), além do Bolsa Família também já é possível consultar por meio do aplicativo o Seguro Desemprego, no entanto o “Portal Cidadão” ficava restrito apenas as consultas de trabalhadores, que continuam contando com aplicativo “Caixa Trabalhador” e também Aplicativo Caixa Tem.

No entanto as consultas no Portal Cidadão eram restritas ao Seguro Desemprego, o novo Bolsa Família 2023 permite que aos cidadãos que são beneficiários de programas de assistência social fazer consulta por meio do Portal Cidadão, além do Bolsa Família também é possível consultar Auxílio Gás e programas de assistência social regionais como o Bolsa do Povo em São Paulo. Veja, consultas que podem ser realizadas por meio do Portal Cidadão:

  • Seguro Desemprego (Parcelas e Valores);
  • Abono Salarial ( Consulta CPF e Calendário de Pagamento);
  • Bolsa Família (Situação e Valor do Benefício);
  • Auxílio Gás ( Parcelas e valores);
  • INSS ( Quando a Aposentadoria está vinculada ao CPF);
  • Consulta do número do NIS ou PIS ( Com acesso por meio do CPF é possível saber qual é o Número da Inscrição Social);
  • Outros Programas de Assistência Regionais.

Já para pontuação no Gov.br não é possível utilizar a Consulta aos Serviços do Bolsa Família no Portal Cidadão, o site Gov.br informa apenas consulta do Seguro Desemprego direcionando o usuário para uma página de pré- cadastro quando consulta o Bolsa Família. O pré-cadastrado deve ser feito anteriormente ao cadastro nos Centros de Referência e Assistência Social é um agendamento do cadastro e também é possível fazer por meio de aplicativo.

Como Consultar Bolsa Família

O aplicativo Caixa Tem possui um botão “Bolsa Família” que traz todas as informações sobre a situação cadastral no Bolsa Família, para ter acesso ao benefício é necessário cadastrar a família no CADUNICO (Cadastro Único) . O cadastro é feito nos Centros de Assistência e Referência Social (CRAS), um responsável pelo grupo familiar deve fornecer o número do NIS, caso o responsável pelo grupo familiar ainda não tenha o NIS cadastrado o Centro de Referência Social providencia o cadastramento do Número de Inscrição Social (NIS).

Agora é possível fazer a consulta por meio do Portal Cidadão, digitando o número do CPF o beneficiário tem informações sobre o benefício Bolsa Família, INSS, Aposentadoria e Seguro Desemprego. Veja passo à passo, como acessar e fazer cadastro no Portal Cidadão:

  1. No endereço www.cidadao.caixa.gov.br informe o número do CPF e senha cadastrada, caso não tenha uma senha cadastrada clique no link abaixo do espaço destinado para digitar o CPF está escrito: É novo por aqui ? Cadastre-se.
  2. Inicie o cadastramento preenchendo o número do CPF, siga as orientações do sistema e cadastre uma senha de acesso ao Portal Cidadão.
  3. Os beneficiário que já tiverem cadastro no Caixa Tem podem acessar o Portal Cidadão por meio do número do CPF e senha cadastrada no aplicativo. Boa sorte!

Cadastro no Bolsa Família

Lembre-se! O acesso ao Portal Cidadão ou a visualização do NIS no aplicativo Caixa Tem não significa que o cidadão já é um beneficiário do Bolsa Família, para receber o benefício é necessário que o cidadão faça o CADUNICO (Cadastro Único) nos Centros de Referência Social.

Para fazer o CADUNICO é necessário realizar pré-cadastrado no aplicativo ou comparecer pessoalmente nos Centros de Referência e Assistência Social da sua região, leve o RG de todas as pessoas que moram na mesma casa e farão parte do Grupo Familiar, também é necessário comprovante de matrícula das crianças em idade escolar e comprovante de renda em caso de aposentados e presença de um trabalhador no Grupo Familiar.

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0