PIS PASEP 2020 Datas e Como Sacar

O Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Integração do Patrimônio Público (PASEP) são contribuições realizadas através de Contas da Caixa com o objetivo de custear despesas com Seguro Desemprego e outros, o PIS/PASEP é um fundo social mantido com recursos de trabalhadores da iniciativa privada e setores públicos.

O PIS/PASEP compõe um número de 11 (onze) dígitos a forma de contribuição corresponde ao percentual do salário do trabalhador, por isso quando ocorre discídios de categoria ou aumento dos salários o valor é recalculado, é comum acertos no PIS/PASEP que ficam disponíveis para saques em Contas da Caixa.

Os saques também podem ser feitos em outras ocasiões, respeitando os meses determinados pela Caixa, a tabela para o pagamento do PIS pode ser visualizada no Aplicativo Caixa Trabalhador, e segue o mês de aniversário desta maneira evita filas, além das agências e caixas eletrônicos o saque do PIS também pode ser realizado nas lotéricas.

O PASEP é destinado aos trabalhadores de setores públicos, desta maneira o pagamento é realizado em Agências do Banco do Brasil, através de deposito na mesma conta onde é recebido proventos, o Banco do Brasil também permite a visualização da liberação do PASEP , o funcionário público que deseja saber sobre o PASEP poderá perguntar ao gerente da agência que fará uma consulta através dos computadores do Banco do Brasil.

 

Como sei o número do Programa de Integração Social (PIS)? 

O Número do PIS é o mesmo Número do cartão Cidadão, no caso de pessoas nascidas anterior ao ano 2000 (dois mil) quando o Cartão Cidadão foi criado é possível que possua um Cartão PIS que era um Carnê Marrom com a descrição PIS nele, no entanto na ocasião da criação do Cartão Cidadão este cartão foi substituído.

Com a implementação do Bolsa Família também foi criado o Número de Identificação Social (NIS), este número passa a ser considerado Número do PIS quando o funcionário é contratado, os integrantes de famílias carentes e pessoas residentes nas regiões atendidas pelos Centros de Assistência Social (C.R.A.S) receberam Número de Identificação Social (NIS) que automaticamente tornou-se número do PIS, não ocorrendo a necessidade de emissão do Cartão Cidadão este cartão pode ser utilizado para saques do PIS em Casas Lotéricas e Agências da Caixa.

 

Como seu o número do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP)?

O PIS/PASEP é um número destinado ao pessoal que exerce atividade em órgãos públicos e privados, desta maneira é o mesmo número sem a necessidade de criação de um novo número quando o funcionário migra de um órgão público para órgão privado ou empresa privada para órgão público o número permanece o mesmo mudando apenas o descrição e passa a ser chamado de PIS/PASEP.

Não existe muita necessidade de utilização do Número do PASEP para qualquer finalidade, já que a consulta de valores do abono e o saque de servidores públicos podem ser retirados nas Agências do Banco do Brasil quando liberados junto a conta de recebimento do salário, também podem ser consultados na agência através de computadores.

 

Como consultar saldo do Programa de Integração Social (PIS)?

Para consultar saldo e saber datas do recebimento o trabalhador pode baixar aplicativo Caixa Trabalhador, para utilizar o aplicativo Caixa Trabalhador é necessário fazer cadastramento da senha no site da Caixa, o saque do PIS pode ser realizado no caixa eletrônico ou casas lotéricas, com o número do PIS, Cartão Cidadão ou Número de Identificação Social (NIS).

 

Como Consultar Saldo do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor (PASEP)? 

O saldo do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor (PASEP) pode ser consultado através de um computador no Banco do Brasil, sempre que liberado, mesmo que o valor ainda não esteja na conta. No caso do valor ainda não estar vinculado a conta a consulta do gerente permite saber se haverá lançamentos futuros correspondente ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor (PASEP).

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0