FGTS Consulta Saldo de Contas Ativas ou Inativas

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O governo anunciou esta semana que o Fundo de Garantia Tempo de Serviço (FGTS) seria liberado para saque das contas ativas e inativas, o objetivo era reaquecer a economia do país liberando 35 % (trinta e cinco por  cento) do valor para saque dos trabalhadores, apesar da polemica a decisão ficou para a próxima semana se a proposta for autorizada o trabalhador poderá sacar a quantia em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Hoje o trabalhador recebe o FGTS na ocasião em que ocorre a demissão, desta maneira o Fundo de Garantia Tempo de Serviço (FGTS) é sacado junto com a multa rescisória em Agências da Caixa Econômica Federal , pode ocorrer que exista valores acrescentados após data de demissão em contas inativas e valores de pedido de demissão, para saber se existe valores do Fundo de Garantia basta ir até uma Agência da Caixa e fazer consulta com Cartão Cidadão ou utilizar o serviço online e consulta no site da Caixa através do cadastramento de senha e Número do Cartão Cidadão ou Número da Inscrição Social (NIS).

Os trabalhadores que fizerem saque do Fundo de Garantia Tempo de Serviço (FGTS) na ocasião da liberação prometida pelo Presidente Bolsonaro, terão o valor sacado descontado do fundo, o restante poderá ser restituído na ocasião de demissão do trabalhador junto com a multa rescisória.

PUBLICIDADE

FGTS

O que são contas ativas e inativas da Caixa?

A Caixa Econômica Federal é responsável pela manutenção das contas que garantem direitos aos trabalhadores para recebimento em caixas eletrônicos e agências, as contas são criadas pelas empresas em nome dos trabalhadores através do Número do Cartão Cidadão ou do Número de Inscrição Social (NIS) que corresponde ao Número do PIS.

PUBLICIDADE

As Contas Ativas são contas de empresas onde o trabalhador ainda exerce a atividade profissional, por isso são chamadas de Contas Ativas, as Contas Inativas são as contas de empresas que o trabalhador foi demitido, as Contas Inativas podem ser vistas através de extrato ou no site da Caixa, e mesmo inativas ainda podem conter valores de acertos e outros para serem sacados pelo trabalhador.

Como posso saber se recebo o valor de contas inativas?

Para saber os valores de cada conta ou empresa que trabalhou basta entrar no site da Caixa e visualizar a lista de contas que recebe o nome da empresa onde o funcionário exerceu atividade remunerada , ao lado é possível ver se existe valores para serem resgatados, nos caixas eletrônicos da caixa ou nas lotéricas é possível sacar qualquer valor ou nas Lotéricas através do Cartão Cidadão ou Número de Inscrição Social (NIS).

Caso seja liberado quando posso sacar o valor do FGTS? 

O FGTS somente pode ser sacado em caso de demissão, acordo ou trabalhador com idade superior a 70 (setenta) anos,  a promessa do Presidente Bolsonaro é a liberação de 35% (trinta e cinco) por cento do fundo para o aquecimento da economia, o saque obedecerá os mesmos critérios do Saque do PIS, através de tabela com mês de aniversário do trabalhador, desta maneira o trabalhador poderá fazer saque do PIS e FGTS ao mesmo tempo caso tenha ainda valores em contas da caixa.

Como saber se tenho valores em contas da Caixa? 

Para saber se tem valores para serem recebidos ou pendentes em contas da Caixa o trabalhador poderá consultar saldo, através do site ou aplicativo da internet, a consulta permite ao trabalhador saber o valor exato que deve ser sacado na data estabelecida pela Tabela de Aniversário.

Veja, como baixar Aplicativo da Caixa:

  1. Vá até a loja Google Play do Celular e digite o nome do aplicativo Caixa Trabalhador.
  2. Clique sobre o ícone do aplicativo Caixa Trabalhador e na página seguinte pressione o botão Instalar.
  3. Após a instalação o ícone do aplicativo aparecerá na tela do celular, escolha o tipo de acesso CPF ou NIS e digite a senha cadastrada da Caixa.
  4. Pronto! O aplicativo mostra a data de saque de acordo com o mês de aniversário e o saldo que poderá ser sacado quando liberado.

6 comentários em “FGTS Consulta Saldo de Contas Ativas ou Inativas”

  1. Já agendei data para o saque presencial, pretendo sacar em uma casa lotérica, quais os documentos necessários para que eu faça o saque?

    Responder
  2. Trabalhei numa empresa o patrão não depositava fgts continua na justiça advogada não me justificar como receber?

    Responder

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0