Inscrições Fies e P-Fies 2020- Como se Cadastrar

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na Semana Passada dia 5 de janeiro, quarta feira, foi aberto o cadastro para inscrições do Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), para fazer o cadastramento no site o candidato poderá utilizar o site www.fies.mec.gov.br.

Para participar do FIES ou P-FIES os candidatos não poderão ter renda familiar bruta superior a 3 (três) salários mínimos por pessoa, se o candidato morar sozinho deve comprovar renda familiar de no mínimo um salário mínimo, será utilizada a nota do ENEM e Nota de Corte do grupo em que o candidato estiver pleiteando vaga para fins de classificação.

Os candidatos poderão concorre as vagas do FIES e do P-FIES dentro do grupo curso e instituição superior escolhida, desta maneira a classificação do grupo utilizará a nota do Exame Nacional de Nível Médio para ingresso na instituição eliminando a necessidade do vestibular.

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

 

Qual a diferença do FIES e do P-Fies?

A principal diferença entre o Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é renda per capita, para participar que no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é de no máximo 3 (três) salários mínimos e no Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES) é de 5 (cinco) salários mínimos.

⇒P-FIES: Renda Per-Capita até 5 Salários Mínimos.

⇒FIES:  Renda Per-Capita até 3 salários Mínimos.

 

O que mudou no FIES?

Na primeira modalidade o novo FIES ofertará vagas com financiamento zero para os estudantes que tiverem renda per capita de até 3 salários mínimos, na segunda modalidade o P-FIES destinadas aos estudantes com renda de até 5 salários mínimos os juros e encargos continuam os mesmos e serão determinados pela financeira que conceder o financiamento ao estudante.

 

Bolsistas Parcial do PROUNI pode se inscrever para participar do FIES ou P-FIES?

Os candidatos que tiverem Bolsa Parcial do PROUNI poderão se inscrever para realizar o financiamento do FIES ou P-FIES, sendo apenas o percentual que deverá ser pago da mensalidade do curso totalmente financiado pelo programa.

 

Como Funcional o FIES e P-FIES?

O Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES) ou Fundo de Financiamento Estudantil(FIES) é um tipo de financiamento da faculdade onde o beneficiado é o estudante, para conseguir o financiamento é necessário comprovar renda per-capita de 3 salários mínimos.

No Programa de Financiamento Estudantil e Fundo de Financiamento Estudantil o estudante deverá pagar o financiamento somente após o término da faculdade, ou seja dependendo do tempo de duração do curso o estudante deve pagar após 4 anos o valor correspondente a mensalidade do curso parcelado, durante o curso deverá ser pago valores de encargos que são pequenas parcelas a serem quitadas.

A proposta tem como embasamento a conclusão de que após terminar o curso de graduação ou tecnológico de nível superior o estudante ingressará no mercado de trabalho melhor preparado e por isso com bom salário capaz de honrar com o compromisso com a financeira que conceder o financiamento estudantil.

 

Quem pode se inscrever no FIES? 

Pode se inscrever no FIES estudantes que realizaram a Prova ENEM deste ano ou de anos anteriores, tenha nota igual ou superior 450 pontos e não tenha zerado na prova de redação. Também podem se inscrever estudantes que tenham realizado curso superior, desde que não possua outro Financiamento Estudantil.

 

Como faço a inscrição para o FIES? 

O site do FIES está com um novo design, muito mais fácil de ser utilizado, no site você pode tirar dúvidas, ver o Cronograma do Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES ) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e até Consultar Vagas em Curso e Instituição de Ensino que deseja ingressar neste ano de 2020.

  1. Para fazer inscrição o candidato deve entrar no site do FIES [ www.fies.mec.gov.br] e clicar no botão verde minha inscrição.
  2. Na página de login clique na aba ao lado “Fazer Cadastro”, na próxima página digite o número do CPF, e siga preenchendo todos os dados necessários para investigação da situação financeira, tenha em mãos holerite e nome completo de todas as pessoas que fazem parte do grupo familiar, além do número de inscrição e nota do ENEM.
  3. Caso já possua uma conta clique na aba ao lado “Entrar com Gov.BR”.
  4. Escolha o Grupo que deseja participar de acordo com sua renda familiar, escolha o curso e também a instituição. No dia 26 e 27 de fevereiro será necessário a confirmação da inscrição no site e verificação se o financiamento foi aprovado pela financeira, após concessão do crédito o aluno terá que comparecer no local indicado no site para apresentação da documentação e realizar matrícula na universidade. Boa Sorte!

 

O que são Inscrições Postergadas? 

As Inscrições Postergadas são aquelas que terão uma reavaliação da situação financeira, após matrícula dos candidatos selecionados, as inscrições que não forem selecionadas poderão optar por aguardar uma nova seleção, essa opção deve ser realizada no dia 26 e 27 quando forem divulgados os resultados.

Os candidatos que tiverem Inscrições Postergadas terão o resultado no dia 3 e 5 de março e caso consiga o financiamento devem proceder da mesma maneira, comparecendo ao local indicado para realização da matrícula e apresentação dos comprovantes de renda.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0