Vacinação Sarampo 2020, Datas, Informações

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Começa hoje dia 10 de fevereiro a campanha nacional de vacinação contra o sarampo o objetivo é imunizar crianças e jovens de 5 a 10 anos de idade, no sábado os postos de saúde promoverão o Dia D de Mobilização Nacional Contra o Sarampo com o funcionamento dos postos de saúde e eventos para atrair a população e conscientizar sobre a importância da vacinação.

Para as crianças de até 4 anos de idade será aplicada a tríplice viral,  a vacinação tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. É importante que todas as pessoas que forem imunizadas durante a campanha contra o sarampo compareçam aos postos de saúdes com a carteirinha de vacinação.

A vacina do sarampo é contraindicada para pessoas imunodeprimidas, gestantes, bebês com menos de 6 meses de idade, para receber a vacina será necessário passar por uma triagem, para quem não puder ser vacinado a recomendação é manter a higienização adequada e ventilação da casa e imediatamente procurar um médico caso um dos sintomas do sarampo apareça.

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

 

 

Sintomas do Sarampo

Os sintomas do Sarampo são manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal caso ocorra identificação destes sintomas o paciente deve buscar atendimento médico imediato,antes da vacinação somente o atendimento adequado poderá ajudar a solucionar o problema.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, os sintomas iniciais são febre superior a 40°C e manchas vermelhas que se espalham pelo corpo, as manchas vermelhas aparecem entre 3 e 5 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas da doença.

Os sintomas do Sarampo se manifesta entre 10 e 5 dias após o contágio, que acontece no contato com pessoas infectadas, roupas ou ambientes infectados com a saliva, espirros e tosse do paciente infectado. Em 30% dos casos de sarampo ocorre complicações que são diarreia, cegueira e inflamação do cérebro, o sarampo é uma doença grave que pode levar a morte por isso é preciso ficar atento aos sintomas e manter a carteira de vacinação sempre em dia.

 

 

Triagem da Vacinação do Sarampo

A Secretaria de Saúde recomenda que principalmente as crianças que não conhece fatores alérgicos devem passar pela sala de triagem em postos de saúde com o objetivo de identificar possíveis casos de alergia a um dos componentes básicos da vacina que é o Lactoalbumina, presente no leite da vaca.

Graças a vacinação em todos os países o número de mortes causadas pelo sarampo diminuiu em 60% de uma estimativa de 873.000 (oitocentas e setenta e três mil) mortes para 345.000 (trezentos e quarenta e cinco mil) mortes no ano de 2005, no ano de 2008 a taxa de mortalidade foi ainda menor.

A vacinação para as pessoas que não são alérgicas é recomendada, apesar de no Brasil a doença esteja controlada, o objetivo da OMS é que 95% da população mundial seja vacinada contra o sarampo atualmente, com perspectiva de erradicação da doença.

 

Erradicação do Sarampo no Brasil

No mês de julho do ano de 2016 o Comitê Internacional de Avaliação e Eliminação do Sarampo declarou que a circulação endêmica do vírus do sarampo havia sido interrompida no Brasil, isso significa que não ocorreram casos da doença durante o ano de 2016, havendo apenas um caso no estado do Ceará de julho de 2015.

O Ministério da Saúde declarou que o país tem lutado para manter o Certificado de Eliminação da Circulação Endêmica do sarampo, isto porque já ocorreram dois surtos no estado da Amazonas e Roraima além de casos isolados no estado do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, paraná e Roraima , totalizando 1.053 (mil e cinquenta e três casos) confirmados até 1° de agosto de 2018.

Os cientistas imaginam que o surto e todos os casos que ocorreram isoladamente estejam relacionados com a importação do vírus da Venezuela, essa hipótese é confirmada pelo genótipo do vírus que identifica-se com o venezuelano, por isso o país ainda não perdeu a certificação e tem o objetivo de evitar que mais casos aconteçam por meio da campanha de vacinação de adultos e crianças.

 

A História do Sarampo

No passado muitas epidemias de sarampos causaram a morte de pessoas no continente europeu, imagina-se que a epidemia pode ter surgido no continente europeu entre o século II e III, e chegou ao Brasil por meio da colonização e com a vinda de portugueses para o país, alguns historiadores identificam a doença como causadora da queda de impérios como Roma na era medieval.

O Brasil conheceu surtos de sarampo que provocou morte, principalmente em crianças, a doença que provocava manchas na pele, assim como a catapora e a varíola era temida pela população até a descoberta da vacinação que ocorreu por volta do ano de 1.971 (mil novecentos e setenta e um).

A VASPR ou Tríplice Viral foi desenvolvida por Maurice Hilleman e introduzida no mercado pelo farmacêutico Meck, é uma vacina contra o sarampo, parotidite e rubéola, no Brasil a tríplice viral foi introduzida no ano de 1992 e depois sucessivamente em diversos estados brasileiros.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0