Consulta Aluno- Educação Governo da Bahia

O “Consulta Aluno” é a página de login ou acesso para o conteúdo do Projeto “e-Nova Educação” do estado da Bahia. O projeto “e-Nova Educação” é uma iniciativa do governo da Bahia que assinou convênio com a Google, a proposta é utilizar os recursos da Google na criação de uma plataforma para estudo e aprendizagem de alunos da rede estadual de ensino do estado da Bahia.

Consulta Aluno- Educação Governo da Bahia

No ano de 2017 quando o contrato foi assinado pelo Governo da Bahia e Google participaram dos testes cerca de 20 escolas e 16.000 alunos, durante a primeira fase de implementação do projeto foram avaliados engajamento dos alunos e professores com os conteúdos disponíveis para a aprendizagem, bem como o uso da tecnologia.

A situação de calamidade pública causada por altos índices de mortalidade ocasionados pela COVID-19 obrigou o estado da Bahia a suspender as aulas durante o ano letivo de 2020, o estado da Bahia prevê conjunto de ações em uma nova realidade para a educação que é a de ensino hibrido utilizando aulas presenciais e atividades remotas para ministração de conteúdos didáticos, sobre esta nova realidade o Projeto e-Nova tem deve oferecer alternativas eficazes para o ensino e aprendizagem de alunos da rede estadual de ensino do estado da Bahia.

Saiba mais sobre o Projeto e-Nova e como ter acesso a plataforma de conteúdos neste artigo que o

Guia da Web preparou para você !

Projeto e-Nova estado da Bahia

O projeto e-Nova do estado da Bahia permite que alunos da rede estadual de ensino tenham acesso a conteúdos da plataforma online, para implementação do projeto o governo do estado da Bahia disponibilizou chromebook para alunos e professores utilizarem em consulta do conteúdo online.

Os Chromebook são computadores que funcionam com sistema Chromes OS, do Google, é uma boa alternativa em relação a custo benefício em comparação aos notebooks. Segundo o site Techmundo os chromebook costumam sair mais baratos que um notebook do mesmo porte no Brasil é possível encontrar dois modelos de chromebook o Acer Chromebook 11 N7 e o Samsung Chromebook 3 com valor de cerca de R$1.500,00 (mil e quinhentos reais), os dois modelos contam com acesso à plataforma Google Play e configurações suficientes para uma boa experiência de navegação.

Diante da nova realidade é possível que os estados brasileiros não disponham de chromebooks suficientes para atender a demanda de alunos carentes sem acesso a tecnologia e internet, uma alternativa para as escolas seria disponibilizar os chromebook durante as aulas , os chromebook ficariam em cima das carteiras sem a necessidade de troca de móveis em adaptação da sala de aula, isto baratearia os custos para disponibilização da nova tecnologia pela rede de educação do estado, porém com a suspensão das aulas presenciais é necessário disponibilizar conteúdos online que o aluno possa acessar de casa.

Alternativas Google de Educação 

O Google é o site de busca mais utilizado no Brasil e com maior facilidade de acesso aos conteúdos de rede de computadores, a Google pode ser acessada de computadores, celulares e notebook, além dos aplicativos da Loja Play Store e e-mail gratuito a Google também mantém o Google Sala de Aula, disponível gratuitamente para todo o usuário que queira organizar os conteúdos dentro de um ambiente virtual acessível.

A Google Sala de Aula ou Google Classroom é uma Ferramenta  Google, para utilizar é necessário que os usuários tenham acesso  do e-mail Google, clicando em Login Google Classroom é solicitado cadastro ou a alternativa e-mail Google é só escolher a alternativa acesso com e-mail Google e pronto! O professora já está dentro do ambiente onde poderá organizar conteúdos e convidar alunos para fazer parte da sala de aula.

O aluno deve ter um e-mail cadastrado na lista de chamada da Google Classroom, ao receber o e-mail deve clicar no link de confirmação da inscrição e cadastrar uma nova senha de usuário, a senha utilizada no ambiente virtual do Google Classroom geralmente utiliza números do CPF do aluno, para tornar a senha mais segura é necessário que o aluno cadastre uma nova senha.

Ambientes de Aprendizagem Virtual

Desde o início da década de 90 no Brasil e com a assinatura da LDB a educação se atenta a necessidade de acesso de novas tecnologias, por isso países pouco desenvolvidos e emergentes como o Brasil investem em conteúdos por meio de criação de materiais facilitadores da aprendizagem, este conteúdos atualmente abrangem diferentes mídias podem ser material PDF de teses de mestrados e livros, pode ser filmes,áudio book, pod cast, aplicativos e outros.

O OpenDoar é um repositório de aprendizagem criado pelo governo federal em sugestão da Organização das Nações Unidas para organizar diferentes tipos de conteúdos chamados de objetos de Aprendizagem, funciona como uma biblioteca de Objetos que podem ser escolhidos para ficarem disponíveis nos ambientes de aprendizagem como o Google Sala de Aula, AVA, Blackbord e Moodle.

Ambientes de Aprendizagem e o Professor da atualidade.

O professor dentro do novo contexto da educação tem diferentes papeis na ministração de suas aulas o de tutor e mediador da aprendizagem, o tutor deve escolher o conteúdo e mediar as relações dentro do ambiente virtual explicar diferentes formas de acesso ao conteúdo disponível, notas, faltas, além de mediar fóruns de discussão e avaliar.

Em algumas plataformas de ensino e aprendizagem existe um profissional chamado Design Instrucional a nomenclatura Design Instrucional não é nova, o Design Instrucional é um profissional responsável pela imagem ou lay out de livros didáticos por exemplo, este profissional faz uso de diferentes objetos, filmes , figuras e textos para compor um ambiente adequado a turma, o Design Instrucional é mais utilizado em plataformas EAD.

Diferentes estudos tentam descrever um ambiente ideal para o uso das tecnologia na educação, dentro deste contexto alguns estudiosos explicam que é necessário que as plataformas de ensino e aprendizagem permitam a professores e tutores escolher diferentes objetos, desta maneira o aluno deve ter acesso a conteúdos que lhe interessam permitindo uma formação livre com acesso a diferentes ideologias, ao mesmo tempo o professor deve ser capaz de escolher aquilo que acha pertinente para seus aluno, deixando desta maneira a sua marca de humanidade no ambiente que produz.

Acesso a Plataforma de e-Nova Educação do Governo da Bahia

Para ter acesso a plataforma e-Nova Educação o aluno poderá utilizar o Número de Matrícula e CPF, o acesso a plataforma será enviado para o e-mail do aluno, é necessário que o aluno esteja matriculada na rede estadual de ensino e em uma das escolas da e-Nova Educação para ter acesso aos conteúdos. Veja, como fazer login na plataforma e-Nova do Governo da Bahia.

  1. Digite o endereço eletrônico do Consulta Aluno www.consultaaluno.educacao.gov.br.
  2. Escolha o tipo de acesso com o número da matrícula ou CPF., é necessário estar matriculado na rede de ensino do estado da Bahia.
  3.  Pronto, agora é só acessar o sistema seguinte as orientações!

Deixe um comentário