Como Regularizar CPF – Passo a Passo

A partir do dia 14 de abril os trabalhadores informais que fizeram inscrição para recebimento do auxílio emergencial já começaram a receber o valor de R$600,00, o benefício gerou uma corrida dos trabalhadores à Receita Federal, isso porque grande parte dos trabalhadores informais estão impedidos de utilizar o CPF e fazer a inscrição devido à irregularidades no Cadastro de Pessoa Física.

Ontem, quarta feira, segundo o jornal “O Globo” online, o juiz Ilan Presser determinou a suspensão da exigência do CPF regular para recebimento do auxílio emergencial, os cidadãos que aguardam pelo auxílio emergencial deverão ter o cadastro liberado em no máximo 48 horas.

A justiça entende que as aglomerações em busca de regularização do CPF contrariam as medidas de segurança determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), colocando em risco a vida dos cidadãos que devem ficar em casa de quarentena para impedir a contaminação do vírus Corona-19.

Saiba neste artigo quais os motivos para suspensão do CPF e como regularizar a situação na Receita Federal!

Aplicativo Caixa Emergencial e CPF Irregular

O motivo da suspensão do CPF pode ser muitos, porém o trabalhador mesmo informal que não possui Cadastro de Pessoa Física ficava impedido de receber o Auxílio Emergencial de R$600,00 pelo motivo do Sistema da Caixa não admitir inscrições de cadastros com irregularidades do CPF. Para regularizar o CPF não é necessário ir até o prédio da Receita Federal, o site UOL Economia traz um passo a passo de como fazer a regularização do CPF que o Guia da Web vai mostrar para você no final deste artigo!

Além do CPF Irregular o aplicativo também informa “Cadastro em Análise” impedindo a maioria dos cidadãos de receber o Auxílio Emergencial, a Caixa informa que alguns cadastros estão passando por análise das informações, porém os cidadãos que já possuíam Conta Corrente da Caixa e Banco do Brasil receberão na primeira semana de abril o benefício, assim que foi realizado o cadastramento, os contribuintes que optaram pela abertura de conta poupança da caixa tiveram que aguardar a segunda semana para receber o benefício.

O que quer dizer CPF Irregular no Aplicativo da Caixa?

A maioria das pessoas que receberam a mensagem CPF Irregular do Aplicativo da Caixa relacionaram o conteúdo a uma dívida, em alguns casos o motivo para irregularidade do Cadastro de Pessoa Física pode ser este, desta maneira é possível buscar o SPC e SERASA para regularizar a dívida.

No Aplicativo da Caixa é necessário fazer a regularização do número do CPF na Receita Federal, isso porque o número irregular, cancelamento ou suspensão do CPF pode ter diversas naturezas como declaração irregular do imposto de renda ou débitos com a justiça eleitoral. Veja, os motivos que podem ser a causa do cancelamento

Pendente de Regularização: O Contribuinte deixou de entregar a Declaração do Imposto de Renda do ano anterior ou a pelo menos cinco anos.

  • CPF Suspenso: Dívidas que podem ser regularizada por meio de acordo presencial no SPC, o cadastro do contribuinte pode esta incorreto ou incompleto.
  • CPF Cancelado: O CPF foi cancelado em virtude de multiplicidade de inscrições ou por questão administrativa judicial.
  • Titular Falecido: Foi constatado Falecimento do contribuinte pode ser um caso de pessoa com nome e sobrenome idêntico ao do contribuinte.
  • CPF Nulo: Foi constatado fraude na inscrição.

Motivos para não receber o  Auxilio Emergencial?

Além do CPF o cadastramento também pode ser impedido de ser realizado por motivo de exceder o valor da renda familiar ou não se enquadrar no perfil do Auxili Emergencial.

Inicialmente a Caixa informou que o valor do rendimento poderia ser de até um salário mínimo, nesta semana foi informado que os contribuintes que receberam Auxílio Emergencial tinham renda declarada que não ultrapassou um salário mínimo, os contribuintes que se enquadram no Perfil do Auxílio Emergencial devem continuar consultando o Aplicativo da Caixa Auxilio Emergencial para saber se foi liberado.

Está previsto para os dias 28 e 29 a liberação de mais uma demanda do benefício para os cidadão que estão de quarentena por causa do Corona Vírus, nesta nova demanda poderão estar incluídos os usuários que estão aguardando a averiguação da Caixa.

Regularização do CPF – Passo a Passo

Para regularizar o CPF o usuário poderá utilizar o site da Secretaria da Fazenda. Veja, como é simples fazer a regularização do CPF por meio do site da Secretaria da Fazenda:

  1. Para fazer a regularização é necessário que o contribuinte esteja em dia com Cartório Eleitoral e Declaração de Imposto de Renda, após regularizar todas as situações do CPF no órgãos competentes é só entrar no site.
  2. Entre no site da Receita Federal [www.receita.fazenda.gov.br].
    Clique em “Comprovante de Situação Cadastral no CPF” que fica na aba “Serviços em Destaque”.
    Inicie o preenchimento do formulário com o número do CPF e a data do nascimento, continue preenchendo todas as informações solicitadas pela Receita Federal.
  3. Clique em não sou um robô, escolha as imagens solicitadas, a receita emitirá um comprovante de situação cadastral, para que o usuário tenha certeza da situação cadastral do CPF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *