ar condicionado caseiro ventilador

Como fazer Ar Condicionado Caseiro | Passo a Passo

O especialista em soluções para a casa e designer Fábio Basso que participa do Programa “É De casa” da Rede Globo de Televisão, ensina como fazer um ar-condicionado caseiro e acabar com o calorão dos dias de verão brasileiros. A engenhoca criada criada por Fábio Basso está no site do G-Show da Rede Globo.

 

Veja, aqui neste artigo o passo a passo de como fazer um ar-condicionado caseiro e seguro:

Primeiro Passo –  Para começar a fazer o seu ar condicionado caseiro será necessário que primeiro separe todos os itens necessários :

  • 1 balde de 5(cinco) litros com tampa.
  • 3 canos Serrados de aproximadamente 30 cm (trinta centímetros).
  • 1 Mini ventilador que encaixe na tampa do balde.
  • 1 estilete para cortar o isopor.
  • 1 serrote para serrar os canos.
  • Pedras de Gelo para encher o balde.
  • Lápis de escrever para traçar a circunferência.
  • Isopor 10mm (dez milímetros) de espessura, pode ser uma placa de isopor escolar.

Segundo Passo –  Recorte dois círculos na folha de isopor, para saber o tamanho da circunferência você pode utilizar o fundo do balde, coloque o balde sobre o isopor faça um círculo com lápis e recorte no tamanho traçado, se preferir coloque o balde sobre o isopor e recorte com o estilete sem traçar a circunferência.

ar condicionado caseiro cortes de isopor circulo

Um dos fundos recortados na folha de isopor deve ser encaixado no fundo do balde, colocado do lado de dentro do balde , o outro círculo servirá como vedação da tampa.

Terceiro Passo – Faça furos na lateral do balde para a entrada dos três canos, corte os canos em um tamanho aproximado de 25 cm( vinte e cinco centímetros) a 30 cm( trinta centímetros) e encaixe os canos nos 6 (seis) furos que fez no balde, faça 3 (três) furos de cada lado.

ar condicionado caseiro furos lateral dos canos

Faça também um furo  na tampa do tamanho do mini ventilador e encaixe o ventilador.

Quarto Passo – Encha o balde de gelo deixando um espaço de aproximadamente 2 cm (dois centímetros) para que o ar possa ser ventilado no interior do balde., tampe com o círculo feito de isopor, coloque a tampa sobre o isopor, se quiser pode vedar com fita isolante o encaixe da tampa para não ficar solta, os canos farão com que o ar gelado se dissipe no ambiente e os círculos de isopor devem manter o gelo dentro do balde sem que derreta.

Quinto Passo – Encaixe o ventilado de cabeça ara baixo sobre a tampa do balde que deve estar com um pouco de sobra em relação ao conteúdo do balde, ligue o ventilador para que o ar gelado possa sair através dos canos que forma instalados na lateral.

ar condicionado caseiro ventilador

Pronto!  Agora é só se refrescar dos dias quentes, o ar- condicionado caseiro pode ser instalado em qualquer lugar da casa, nos quartos e sala de estar, para deixar o ar mais refrescante no interior do domicilio.

A engenhoca ar- condicionado caseiro também foi testado pelo professor Anderson Moreira Gomes, durante a programação do É de casa, que não identificou qualquer irregularidade, além disso foi medido a funcionalidade do ar- condicionado caseiro, em um ambiente de aproximadamente 26 °C, calorão do Rio de janeiro o ar condicionado foi ligado e observado uma queda para 15° C , chegando até 11°C , um resultado impressionante.

Os especialista indicam o ar-condicionado caseiro para ambientes menores, Fábio Basso que é um especialista do É de Casa criou um ar-condicionado caseiro, que tem garantida a segurança dos usuários, além disso a utilização do balde evita que a água do gelo fique escorrendo.

O uso do isopor na parte de cima ante de colocar a tampa e na parte de baixo também mantém o gelo em seu estado sólido, o ventilador ou mini ventilador é utilizado para dissipar o ar gelado no ambiente através dos canos da lateral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *