Radar Simepar

O Instituto Técnológico SIMEPAR é proprietário do Radar SIMEPAR, o instituto foi criado no ano de 1.993 é uma empresa do terceiro setor com profissionais graduados e pós-graduados, atuando como empresa de direitos privados da Universidade do Paraná tem papel importante no monitoramento e controle do tempo da Usina de Itaipu. 

O acesso ao site do Radar Simepar é muito simples basta digitar no navegado o endereço Simepar.br, na primeira página do site já é possível ver a medição do tempo de diversas cidades do estado do Paraná, informação sobre dados das estações e outras, o radar também possui um acervo de conteúdos históricos que pode ser acessado no menu Produtos e Serviços em seguida clique em Portfólio. 

Acesse Portfólio SIMEPAR: www.simepar.br /portfólio.

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) é uma entidade de direitos privados e interesse público, sem fins lucrativos, sediada pela Universidade do Paraná é vinculada à Secretaria do Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo (SEDEST).

Para ter acesso as informações do radar e Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná a SIMEPAR possui páginas nas principais redes sociais Facebook ( Página SIMEPAR Paraná), Twitter (SIMEPAR P.R.), Instagran (SIMEPAR PR) e Linkedin (SIMPAR PR). 

CONTEÚDO DO ARTIGO:

Formulários de Visitas SIMEPAR

A SIMEPAR possui serviço de visita que pode ser agendado no site, as visitas devem ser realizadas por no máximo 20 pessoas, para fazer o agendamento é necessário preenchimento do formulário de visitas devem ser monitoradas por um instrutor e são realizadas no período da manhã a partir das 10:00 horas e período da tarde a partir das 14:00 horas. Veja passo à passo para acessar o formulário de visitas da SIMEPAR: 

  1. No Menu Comunicação clique no link Fale Conosco, em seguida role a página até a questão com o link “Sou professor e gostaria de agendar uma visita” clique no botão azul continuar. Se preferir pode clicar neste link deixado pelo Guia da Web para ter acesso a página de visitas do site SIMEPAR: www.simepar.br/faleconosco/agendavisita.
  2. Para Agendar a visita preencha o formulário com nome, e-mail, instituição, serie/ano, número de alunos que farão a visitação ( é permitido no máximo 20 alunos), escolha uma data e hora. 
  3. Para escolher a data do calendário  clique no ícone calendário, na frente da linha do formulário destinada a escolha da data, selecione o mês indicando com as setas para direita e esquerda, os meses parecem com a informação do ano ao lado, em seguida selecione o dia da visita. 
  4. Na linha seguinte é necessário ticar em um dos períodos de visita que pode ser manhã à partir das 10:00 horas e tarde à partir das 14:00 horas. 

Estações Hidrometeorológicas de Itaipú

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Estado do Paraná (SIMEPAR) também é responsável pela orientação, supervisão e previsão do tempo da Usina de Itaipu, com profissionais técnicos especializados graduados e pós graduados que operam sistema hidrometeorológico de alta capacidade e moderna tecnologia. 

A maioria dos dados da Usina de Itaipu são obtidos por meio de um sistema composto de cerca de 40 (quarenta) estações automática que recebe o nome de Sistema de Telemetria Hidrométrico (STH), o sistema transmite via satélite informações relacionadas a Usina de Itaipu, uma pequena parte destas informações é recebida diariamente por telefone no operador das estações relacionadas.

O SIMEPAR é responsável também pelas informações adicionais que são obtidas via estação hidrológica e meteorológica do Sistema de Meteorologia do Paraná (SIMEPAR Brasil) atua em parceria na medição das informações adicionais da usina o DINAC Paraguai que é a Direção Nacional de Aeronáutica Civil recebendo imagens de satélites, radares meteorológicos e medição de raios. 

 Centro Virtual de Monitoramento e Análise das Informações de Meteorologia do SIMEPAR

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Estado do Paraná também é responsável pelo Centro Virtual de Monitoramento e Análise das Informações de Meteorologia, o Centro Virtual é uma base de dados que pode ser atualizada diariamente fornecendo informações para rede de internet relacionada ao clima da região. 

Um dos principais sites que recebe informação do Centro de Meteorologia é o Inmeto- Instituto Nacional de Meteorologia do Estado do Paraná, por meio do INMET é possível acessar imagens do satélite SIMEPAR, clicando no menu Satélite GOES ( Geostationary Satelitte Server). 

Na aba Satélite também estão disponíveis satélite da NASA (Europa, África, Caribe, América Central e Golfo) e satélites australianos e do Leste da China. O BDNEP é um Banco de Dados Históricos para apoio as atividades de ensino e pesquisa. Veja o passo a passo para ter acesso ao BDNET: 

  1. Entre no endereço eletrônico do INMET: www.inmet.br/portal. No menu busque por “Estações e Dados” em seguida escolha o link BDMED- Dados Históricos.
  2. Entre na página de dados históricos, leia as informações, role a página até o botão verde Acessar o BDMED. 
  3. É preciso ter um cadastro de usuário para ter acesso as informações de dados históricos, caso não tenha cadastro escolha o botão verde “Novo Cadastro” , informe dados pessoais e nome da escola ou universidade para preenchimento do formulário. Pronto, após realizar cadastro é só buscar o que precisa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *