IPTU 2020 – Valores, Calendário de Pagamento, Vencimentos

O Imposto Sobre Propriedade Territorial e Predial Urbana é cobrado todos os anos em todos os estados brasileiros, para fazer o pagamento o contribuinte tem a opção de Cota Única ou Parcelamento do Valor do IPTU, desta maneira que optar pela Cota Única receberá um desconto pelo pagamento, no estado de São Paulo o desconto para este ano de 2020 será de 3%, já em Fortaleza o desconto é de 8%.

Quem não estiver preparado para o pagamento da Cota Única poderá optar pelo parcelamento do Valor Total do IPTU, sem desconto, o boleto de pagamento Parcelado ou Cota Única será recebido através dos correios, de acordo com a opção do proprietário de realização de pagamento do IPTU no ano anterior, o proprietário também poderá optar pela impressão da segunda via do boleto de pagamento através do endereço eletrônico [www.prefeitura.sp.gov.br/iptu].

Os contribuintes aposentados e pensionistas que possuem apenas um imóvel residencial poderão solicitar a isenção do imposto segundo as diretrizes da legislação brasileira, bem como os imóveis com valor igual ou inferior a R$320.000,00, considerados de classe média baixa receberão descontos, também os imóveis destinados a moradia popular da CDHU são isentos do pagamento do IPTU no estado de São Paulo.

Veja, neste artigo Passo a Passo de como imprimir Guia de Pagamento do IPTU e Esclareça Dúvidas sobre isenção e datas de vencimento do Imposto Sobre Propriedade Territorial  e Urbana !

 

Como sei se o pagamento do IPTU está isento? 

Os imóveis isentos de pagamento do Imposto Sobre Propriedade Urbana no estado de São Paulo deverão receber a guia de pagamento através dos correios, o valor da guia estará isento do pagamento, a guia deve ser guardada como comprovante da regularização do imposto.

 

Qual o prazo de pagamento do IPTU no estado de São Paulo? 

No estado de São Paulo e na maioria dos estados brasileiros a Guia de Pagamento do IPTU deve ser recebida através dos correios até o dia 20 de fevereiro do ano de 2020, o contribuinte terá até o dia 29 de fevereiro para fazer o pagamento da primeira parcela ou cota única do IPTU.

 

Como devo optar pelo pagamento parcelado do IPTU?

Para optar pelo pagamento parcelado basta não fazer o pagamento da conta única, desta maneira o contribuinte receberá o boleto de parcelamento no mês seguinte ao vencimento da conta única. Os boletos deverão ser enviados até 5 dias úteis antes do vencimento da segunda parcela.

 

Caso não receba o boleto via correio o que devo fazer?

Caso não receba o boleto via correio a situação deve ser regularizada o quanto antes, desta maneira é necessário entrar no site da Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo e imprimir o boleto de pagamento da parcela única ou parcelas que ainda não foram pagas.

 

 

Passo a Passo

Como Imprimir Pagamento do Boleto IPTU 

  1. Entre no site da Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo: www.prefeitura.sp.gov.br/iptu.
  2. Clique em Emissão de 2° Via do Boleto de Pagamento do IPTU, caso não tenha realizado o pagamento da Cota Única a 2° Via será automaticamente o pagamento da primeira e segunda parcela, e o vencimento do pagamento passa a ser a data de pagamento da 2° parcela do IPTU.
  3. Informe o Número de Cadastro do Imóvel ou SQL.
  4. Digite na página www.prefeitura.sp.gov.br/iptusimp as seguintes informações: Número do Contribuinte, Parcela a Ser Impressa, Exercício e Código da Imagem, clique no botão Gerar Segunda Via.
  5. Pronto! Agora é só fazer o pagamento do boleto na data do vencimento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *