Certidão de Antecedentes Criminais

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Para atestar a boa conduta dos cidadão, o que significa que não ha pendências com a justiça, a Secretaria de Segurança Pública e Polícia Federal fornecem o Atestado de Bons Antecedentes ou Atestado de Antecedentes Criminais, os dois atestado são diferentes no primeiro é verificado débitos com a Secretaria de Segurança Púbica do Estado e no segundo é verificado débitos com a Polícia Federal. 

O Atestado de Antecedentes Criminais oferecida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado contém informações sobre as pendências judiciais, queixas crimes e outros aspectos da justiça do estado onde é solicitado o atestado, já o atestado de Antecedentes Criminais da Polícia Federal é amplo e informa antecedentes criminais de todos os estados, para solicitar o atestado de antecedentes criminais na Secretaria de Segurança Pública do Estado é necessário ter documento de identidade (RG) do estado onde será solicitado o atestado. 

Com o advento da internet os sistemas da Polícia Militar e Federal tornam-se mais ágeis e rápidos, por isso é possível obter informações de crimes de outros estados acessando apenas o Atestado de Antecedentes Criminais da Secretaria de Segurança Pública Estadual. 

PUBLICIDADE

Veja, passo à passo como obter o atestado de antecedentes criminais da Secretaria de Segurança Pública Estadual e Polícia Federal!

Em quais situações é solicitado o atestado de antecedentes criminais? 

O atestado de antecedentes criminais é solicitado em situação de contratação para trabalhadores mesmo que não tenham nenhuma pendência judicial anterior, é solicitado atestado de antecedentes criminais para todas as atividades ou para atividades e funções de confiança como operadores de caixa, tesoureiro, contadores, bancários e outras. 

PUBLICIDADE

O atestado de antecedentes criminais da Polícia Federal também pode ser solicitado durante a contratação ou na suspeita de pendência judicial que estejam sobre a jurisdição da Polícia Federal. 

Quais os crimes que constam no atestado de antecedentes criminais? 

O atestado de antecedentes criminais mostram crimes que estão sobre julgamento e em caso de queixa com identificação do suspeito, também aparecem no atestado de antecedentes criminais crime de omissão ou não pagamento da pensão, crimes de trânsitos e outros. 

O atestado de antecedentes criminais pode ser solicitado por pessoas que estejam aguardando julgamento como por exemplo de pagamento da pensão em caso de separação com filhos, como existe uma pendência judicial o contratante pode solicitar o atestado de antecedentes criminais para saber se além da pendência informada o candidato a contratação possui outras. 

Quais as situações que podem aparecer no atestado de antecedentes criminais? 

No atestado de antecedentes criminais aparecem dois tipos de situações positivas e negativas. 

  • Positiva: A situação positiva informa que exitem possíveis pendências com o judicial que pode ser oriundas do sistema de trânsito, pensão de filhos que estejam atrasadas e outras. 
  • Negativa: A situação negativa informa que não existem pendências judiciais. 

Como solicitar atestado de antecedentes criminais na Secretaria de Segurança Pública Estadual? 

É possível solicitar atestado de antecedentes criminais na Secretaria de Segurança Pública Estadual por meio do site da Polícia Civil do estado no menu  “Serviços e Informações” e em seguida “Certidão de Antecedentes Criminais”. Veja, passo à passo: 

  1. Entre no site da Polícia Civil do seu estado, busque no menu “Serviços e Informações” ou/ e “Certidão de Antecedentes Criminais”. 
  2. Pronto, agora siga as orientações do sistema, forneça o seu RG e CPF, não é necessário informar os dois documentos para emissão do atestado de antecedentes criminais, mas é indicado que o solicitante informe o maior número de documentos possível, já que aparecerá na certidão impressa todas estas informações, caso digite somente o primeiro nome aparecerá na certidão somente o primeiro nome, por isso é indicado que ofereça informações completas para maior autenticidade do documento. 
  3. Pronto, pode imprimir o atestado. No atestado de antecedentes impresso deve aparecer uma situação negativa ou positiva, quando há possíveis pendências. 

Como solicitar atestado de antecedentes criminais no site do Poupa Tempo? 

No site do Poupa Tempo já é possível solicitar atestado de antecedentes criminais com RG de outros estados, o documento é oferecido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), para utilizar o Poupa Tempo é necessário ter a senha cadastrada. Veja, passo à passo para solicitar atestado de antecedentes criminais: 

  1. Faça Login no site do Poupa Tempo. 
  2. Clique em  “Serviços” e em seguida ” RG e Antecedentes “.
  3. Pronto, agora preencha a ficha para solicitação do atestado de antecedentes criminais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP). 

Como solicitar atestado de antecedentes criminais no site da Polícia Federal do Brasil? 

Para solicitar o atestado de antecedentes criminais da Polícia Federal do Brasil é necessário entrar no site da Polícia Federal ou Gov.Com, clique no menu “Atestado de Antecedentes Criminais”. Veja, passo à passo que o Guia da Web preparou!

  1. Entre no site www.pf.gov.br/antecdentes-criminais.
  2. Clique “Emitir Certidão de Antecedentes Criminais”.
  3. Vai aparecer a ficha para solicitação do Atestado de Antecedentes Criminais, preencha todas as informações, filiação e número do CPF. Pronto, agora é só clicar pesquisar para verificar situação dos antecedentes criminais, o documento já aparece na versão para impressão, clique no ícone imprimir!

É possível solicitar o atestado de antecedentes criminais pessoalmente?

Sim, é possível solicitar o atestado de antecedentes criminais pessoalmente no entanto devido aos procedimentos de atendimento necessários da COVID-19, deve ser agendado o atendimento no site da Polícia Federal ou Secretaria de Segurança Pública do Estado, a demanda para o atendimento presencial deve ser menor e mais demorado já que o número de pessoas atendidas será reduzido para que não haja tumultuo na delegacia. 

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0