Inscrições ENCCEJA 2024 – Datas, Inscrições

As inscrições Encceja 2024 já estão abertas e vão até o dia 2 de Junho. Confira as informações sobre como fazer inscrição encceja 2024.

O Exame Nacional de Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é destinado a estudantes que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade certa.

ENCCEJA

Quem Pode Inscrições ENCCEJA 2024?

Para realizar a prova é necessário ter completado 15 anos (ENCCEJA Ensino Fundamental) e 18 anos (ENCCEJA Ensino Médio), os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem se inscrever para realização do exame que aprova de duas maneiras de acordo com as competências e através da obtenção de nota mínima 4 para obter certificação do Ensino Médio ou Ensino Fundamental.

Os candidatos que obtiverem  nota mínima 4 na Prova ENCCEJA poderão solicitar certificado de conclusão do Ensino Médio e Ensino Fundamental, já aqueles que obtiverem aprovação apenas em uma ou mais competências poderão utilizar a nota para eliminação da matéria na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), desta maneira um candidato que obtiver aprovação em Língua Portuguesa e Ciências por exemplo deverá solicitar apostilas e comparecer as aulas do EJA apenas das matérias de Matemática, História e Geografia.

Instituições Certificadoras

As instituições certificadoras do ENCCEJA são as escolas onde será solicitado o certificado, geralmente são as mesmas escolas onde também são ministradas aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também Formação Inicial Continuada (FIC).

Os candidatos que não tiverem inscrição em nenhuma instituição certificadora ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), não precisam se preocupar ao se inscrever no Exame Nacional de Certificação e Competência da Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão optar por uma Instituição Certificadora, a mais próxima de sua residência ou de fácil acesso.

Se o candidato não obtiver nota mínima 4 na Prova ENCCEJA, poderá fazer inscrição na instituição certificadora para ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e prestar novamente o exame no ano seguinte, se o candidato conseguir concluir uma das competências da prova, serão eliminadas as matérias do EJA para a competência que o candidato obteve sucesso.

As Unidades Certificadoras podem ser Secretarias e Diretorias de Ensino ou escolas que oferecem a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no estado de São Paulo a escola ETEC Clara Manteli é referência na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Formação Inicial Continuada (FIC).

Formação Inicial Continuada (FIC)

O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC ) é uma modalidade de Ensino Profissionalizante destinada a Educação de Jovens e Adultos (EJA), desta maneira os alunos podem cursar junto com a Formação de Jovens e Adultos (EJA) um curso profissionalizante, no estado de São Paulo a escola Clara Mantéli, localizada no bairro do Belém oferece Curso Profissionalizante de Administração na Modalidade Formação Inicial Continuada (FIC) e concomitante ao Ensino Médio.

Os candidatos que fizerem a prova ENCCEJA poderão também optar por um curso profissionalizante, aqueles que concluírem o Ensino Médio após a realização da prova poderão se inscrever em um curso profissionalizante ou  faculdade através do Sistema SISU e SISUTEC e concorrer a bolsas de estudos em escolas profissionalizantes e de ensino superior.

Já os candidatos que obtiverem aprovação no Ensino Fundamental e tiverem idade maior do que 18 anos podem fazer inscrição para ingresso na Formação Inicial Continuada (FIC) nesta modalidade de ensino profissionalizantes é possível concluir o Ensino Médio em concomitância a Formação Profissionalizante.  As inscrições para Formação Inicial Continuada (FIC) podem ser realizadas pelo Programa Prosseguir, PRONATEC e em Instituições Certificadoras que oferecem Ensino Profissionalizante.

Conteúdo da PROVA ENCCEJA

A Prova ENCCEJA é realizada todos os anos, são dois os modelos de provas destinados a Formação de Jovens e Adultos, o primeiro relaciona conteúdos do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) contemplando conteúdos da Educação Infantil, capacidade de leitura de texto, interpretação, relacionar ideias e argumentar.

Na Educação Matemática são contemplados conteúdos relacionados a utilização matemática no dia a dia, sobre a ótica do Projeto Pedagógico o Construtivismo, bem como no Ensino Fundamental II a importância das descobertas cientificas e compreensão sobre conteúdos principais e de introdução a ciências física e química.

Para os candidatos que fizerem a prova do Ensino Médio o conteúdo deve estar relacionado as matérias da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Matemática, Física e Química, principais transformações, regra de três, juros, Ciências Biológicas e da Saúde. Veja, como é constituída a prova ENCCEJA:

Prova Ensino Fundamental ENCCEJA 

  • Prova 1: Língua Portuguesa , Inglês, Artes e Educação Física;
  • Prova 2: Matemática;
  • Prova 3: História e Geografia;
  • Prova 4: Ciências Naturais;
  • Redação Dissertativa.

Prova Ensino Médio ENCCEJA

  • Prova 1: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • Prova 2: Matemática e Suas Tecnologias;
  • Prova 3: Ciências Humana e Suas Tecnologias;
  • Prova 4: Ciências da Natureza e Suas Tecnologias;
  • Redação Dissertativa.

Redação Dissertativa Prova ENCCEJA

Muitas pessoas imaginam que a Redação Dissertativa é uma proposta apenas para o Ensino Médio, isto não é verdade já que ao terminar o Ensino Fundamental o aluno deve estar apto a relacionar ideias e oferecer propostas para o desenvolvimento de ações em prol da sociedade e solução dos problemas apontados.

Esta é uma proposta que está de acordo com o Projeto Pedagógico da Rede Estadual de Ensino e Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de avaliar a capacidade escrita, além de concluir o texto no último parágrafo o candidato também deverá ser capaz de utilizar a linguagem escrita para se expressar de maneira clara e consciente.

Para fazer sua inscrição acesse o link oficial AQUI. Confira todas as informações necessárias para garantir sua inscrição.

Deixe um comentário