Trilha do Futuro MG

O Programa Trilha do Futuro MG é um programa destinado aos jovens de 14 a 24 anos de idade que nunca trabalharam, e estão em busca do primeiro emprego, o programa oferece cursos profissionalizantes em parceria com instituições públicas e particulares para que o jovem consiga estágio.

Além do curso o programa também mantém inscrições para cadastramento de empresas que desejam realizar contratação, para fazer o cadastramento das empresas é necessário participar do mapeamento de mão-de-obra que acontece neste mês de abril por meio do endereço eletrônico Trilha do Futuro MG.

Mas, a principal vantagem do programa Trilha do Futuro MG é a oportunidade de ingresso em curso técnico de qualidade sem precisar passar pela prova de aptidão, entre as instituições parceiras está o SENAI-MG, com oferta de cursos em diversas, entre os cursos oferecidos estão: Curso Técnico de Enfermagem, Vestuário, Rede de Computadores, Informática, Técnico de Edificações e outros.

Para ingressar nos cursos técnicos de duração de um ano e meio e dois anos é necessário estar matriculado no segundo ano do ensino médio, para os cursos da área da saúde, como é o caso de Curso de Enfermagem e Estética Corpora e Facial os candidatos devem ter completado 18 anos na data de conclusão do curso, isso porque somente a partir da maioridade é que pode exercer a função de enfermeiro e realizar o estágio probatório.

Requisitos do Projeto Trilha do Futuro MG

O Programa Trilha do Futuro MG oferece cursos profissionalizantes gratuitos a população jovem do estado de Minas Gerais, priorizando os candidatos que nunca trabalharam e que seja de famílias carentes com comprovação de renda ou inscritos no programa de assistência social Bolsa Família.

As inscrições podem ser feitas no site da Trilha do Futuro MG , os candidatos devem ter de 14 a 24 anos de idade, mas para fazer o curso as instituições estão recebendo matrícula de candidatos de qualquer idade dependendo da demanda, e no caso de desempregados.

Os portadores de deficiência podem se inscrever a partir dos 14 anos de idade, para os cursos técnicos profissionalizantes é necessário ter concluído o segundo ano do Ensino Médio, para os candidatos portadores de deficiência não há limite de idade. Veja, requisitos para o Projeto Trilha do Futuro MG?

  • Ter 14 a 24 Anos de Idade.
  • Atender Grau de Escolaridade do Curso ;
  • Estar Cursando o Segundo Ano do EM- Cursos Técnicos Profissionalizantes;
  • Ter Concluído Ensino Médio.
  • Estar Cursando EJA- Etapa Equivalente ao Ensino Médio.

Cursos do Trilha do Futuro MG

O Programa Trilha do Futuro MG segue uma orientação da atualidade que prevê a profissionalização dos jovens para ingresso no mercado de trabalho, oferecendo mão-de-obra melhor qualificada e atendendo as necessidades do mercado, de acordo com a leu do Menor Aprendiz as empresas que fizerem contratação de menores de idade devem oferecer oportunidade para que o jovem escolha uma carreira profissional, ofertando curso profissionalizante para a faixa etária dos 14 aos 24 anos de idade.

As Trilhas ou Itinerários Formativos são maneiras de ofertar diferentes possibilidades de trabalho de acordo com a expectativas profissionais do jovem em busca do primeiro emprego. Desta maneira o estado de Minas Gerais por meio de parceria com diferentes instituições oferece oportunidades de cursos profissionalizantes para jovens de 14 a 24 anos de idade em busca de qualificação profissional. São oferecidos mais de 80 cursos em todo o estado de Minas Gerais. Veja, alguns cursos oferecidos:

  • Técnico de Enfermagem;
  • Técnico de Meio Ambiente;
  • Técnico de Mineração;
  • Técnico de Mecânica;
  • Técnico de Eletrônica;
  • Técnico de Segurança do Trabalho;
  • Moda e Vestuário;

Inscrições Trilha do Futuro MG

Os interessados em participar do Programa Trilha do Futuro MG podem ficar atentos a oferta de vaga e edital que acontece sempre que há vagas nas instituições parceiras, desta maneira alguns Cursos Técnicos Profissionalizantes do SENAI e Outras Instituições costumam oferecer vagas no segundo semestre,

O site da Trilha do Futuro MG também está realizando mapeamento de empresas que desejam realizar contratação de jovens profissionais, as ofertas de trabalho devem ser divulgadas pelo programa.

Para fazer inscrição não é necessário pagar taxa, apenas preencher formulário e ficha no endereço eletrônico Inscrições Trilha do Futuro MG, o resultado deve sair na hora conforme a disponibilidade da vaga na instituição escolhida, mas se não sair no mesmo instante o candidato deve deixar cadastrado um e-mail ativo para comunicação da instituição com o inscrito. Veja, como fazer a inscrição:

  1. Ente no endereço eletrônico:www.trilhasdefuturo.mg.gov.br/.
  2. Ente no menu “Dados”, por meio deste menu é possível saber o número de vagas oferecidos em cada cidade do estado de Minas Gerais, as informações são completas, bem como a instituição que oferta o cursos por meio do Programa Trilha do Futuro MG.
  3. Depois de verificar os “Dados” retorne a página principal, clique no menu estudante leia o edital e faça a inscrição no curso de acordo com as informações coletadas na página “Dados” e projeto de vida. Boa Sorte!