Radar da UNESP

O Instituto de Pesquisa Meteorológica da Universidade Estadual Paulista é responsável pelo Radar UNESP, que realiza captura da maioria das imagens utilizadas para medição do tempo e divulgados por diversas mídias brasileiras, o Instituto de Pesquisada da Universidade de Bauru foi criado no ano de 1969 . 

No ano de 1972 o instituto mudou de nome e passou a se chamar Instituto de Pesquisa Meteorológica (IPMET) e no ano de 1988 foi incorporado a Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), mantendo a administração e localização no campus Bauru, o instituto foi criado com intuito de oferecer pesquisa meteorológica de previsão do tempo.

No ano de 1990 foi implantado um outro radar na Universidade de Presidente Prudente, que realiza pesquisas meteorológicas semelhantes, sendo um sistema que opera remotamente a partir de Bauru,  no site IPMET é possível ver as medições do radas da UNESP com data e hora atualizados em tempo real, também é possível receber a previsão do tempo por meio do Whatsapp. 

Veja também: Imagens de Satélite Ao Vivo

Agende Visita ao Rada UNESP 

Para agendar uma visita é necessário preencher um formulário no site do Radar UNESP, entrando no site no frame do lado esquerdo é possível visualizar um anúncio “Agende Uma Visita Radar UNESP”, as visitas podem ser realizadas por grupos de pessoas com mais de 45 (quarenta e cinco integrantes), pode ser um bom passeio para salas de aulas ou grupo de crianças interessadas em geografia. 

O cadastro de visitantes é preenchido na página de “Agende Uma Visita ” é necessário deixar o nome do solicitante ou responsável pelo grupo, telefone, e-mail, quantidade de visitantes, período de preferência para visitação (manhã, tarde ou noite), dia da semana que prefere realizar a visita, deixe uma mensagem com informações sobre o grupo e quantidades de pessoas, clique “Enviar a Solicitação”. 

Após clicar “Enviar Solicitação” é necessário aguardar a confirmação do dia e horário escolhido o Radar UNESP entrará em contato por meio do telefone ou e-mail com o responsável pelo grupo para que sejam ajeitados os últimos detalhes e que o passeio seja agradável e proveitoso. Caso o responsável pela solicitação não receba e-mail ou telefone o Radar UNESP disponibiliza estas duas formas de contato para que o responsável possa saber mais sobre a visita, veja telefone e e-mail do Radar UNESP: 

Informações Complementares Com Sandra: (14) 3103-6030/ (14) 3103- 6024.

E-mail: eventos@ipmet.unesp.br.  

Site do Radar Unesp: www.ipmetradar.com.br.

Saiba Mais Sobre Radar Meteorológico

No site IPMET o usuário poderá obter diversas informações relacionadas ao radar meteorológico, clicando no menu Saiba Mais é possível ver conteúdo escrito que explica o funcionamento do radar meteorológico, assim que a página é acessado o usuário verifica em tempo real a previsão do tempo. 

Na aba perguntas e respostas o usuário também pode ter acesso ao conteúdo com explicações sobre o funcionamento do radar, como identificar sua cidade no mapa e outros conteúdos, a página perguntas e respostas está pautada em seis subitens com perguntas a, b, c e d: Sobre o IPMET, Sobre a Previsão do Tempo, Sobre Radares, Sobre Estação Meteorológica,Sobre Laudo Meteorológico e Diversas. 

Na página Observador Voluntário o IPMET convida usuários da internet a se tornarem observadores voluntários, preenchendo o cadastro e enviando informações sobre chuvas e temporais que estão acontecendo na sua cidade, também é possível seguir o Radar IPMET no Twinter e receber informações da página na rede social. 

Produtos IPMET e Radar UNESP

Na aba Produtos o usuário da site IPMET tem acesso ao Banco de Dados de Desastres Naturais, este produto é totalmente gratuito é pode ser utilizado pelo usuário por meio da internet, para saber sobre desastres naturais digite a data em que o desastre aconteceu, enforme que tipo de evento ocorreu: Granizo, Ventos Fortes/Vendaval, Chuvas Fortes, Raios, Ciclones, Frente Fria/Chuva Continua, Chuva Moderada, Geadas e Estiagem.

Informe também sobre Danos Causados: Desabrigados, Vítimas Fatais, Queda de Barreiras, Queda de Árvores, Inundação, Alagamento, Deslizamento de Terra, Danos em Imóveis, Danos de Veículos, Erosão (buraco), Queda de Poste, Desbarrancamento da Margem do Rio, Pessoa Arrastada Pela Enxurrada, Danificação em Pavimentação, Rompimento da Rede de Esgoto e Acidente com Trem. 

Continue preenchendo o formulário com estado e cidade, clique no botão azul consultar para ter acesso a todas as informações sobre o Banco de Dados de Desastres Naturais. 

Boletim do Tempo IPMET

A aba Boletim do Tempo também é encontrada no menu Produtos do site IPMET, clicando sobre o link o usuário tem acesso a um boletim completo e atualizado sobre a temperatura de diferentes cidades dentro do radar, localizadas no estado de São Paulo e Paraná. Veja, alguma cidades que tem a temperatura medida pelo Rdar UNESP:

  • Araçatuba; 
  • Assis;
  • Bauru;
  • Barretos; 
  • Bebedouro; 
  • Campinas; 
  • Franca; 
  • Ilha Soleira;
  • Itapeva;
  • Marília;
  • Ourinhos;  
  • Presidente Prudente; 
  • Registro; 
  • Ribeirão Preto; 
  • São Carlos; 
  • São José do Rio Preto; 
  • São Sebastião; 
  • Sorocaba;
  • Tupã. 

Telefones IPMET  e Radar UNESP

(55) (14) 3103-6030.

(55)(14)31036029.

(55)(14)3203-3649.