Programa Verde e Amarelo Inscrições 2020

O Programa Verde e Amarelo criado pelo Governo Federal começou a valer a partir do mês de janeiro deste ano, é uma medida provisória, que tem objetivo de oferecer vantagens as empresas para contratação de jovens de 18 a 29 anos de idade, pesquisas mostram que esta faixa etária encontra dificuldades na conquista de uma colocação profissional. 

As vantagens do Programa Verde e Amarelo incluem diminuição da desoneração na Folha de Pagamento, Férias e 13° Salário pode ser adiantados em parcelas mensais, a contribuição patronal é opcional, não serão cobradas as alíquotas do sistema “S”, o programa também oferece vantagens aos funcionários com descontos em contribuição que antes eram cobradas da Folha de Pagamento como a redução da contribuição com o INSS que cai de 8% para 2%, o Programa Verde e Amarelo oferecerá um salário mínimo e meio aos trabalhadores contratados por empresas de qualquer segmento. 

A oferta de empregos do Programa Verde e Amarelo é de responsabilidade das empresas, o objetivo do Governo Federal é que sejam criados 2,5 milhões de novas vagas de trabalho e emprego entre os anos de 2020 (dois mil e vinte) e 2022(dois mil e vinte e dois) quando o programa deverá receber uma nova avaliação. 

Vantagens Para Empresas Programa Verde e Amarelo

O Programa Verde e Amarelo oferece algumas vantagens que podem estimular a contratação de funcionários na faixa etária dos 18 (dezoito) aos 29 (vinte e nove) anos de idade, uma destas vantagens é o pagamento parcelado do 13° salário e férias, as pequenas empresas encontram grande dificuldade de contratação de funcionários em ocasião do pagamento destes direitos do trabalhador, é importante saber que no mês de dezembro é obrigatório pagamento de uma Gratificação Natalina.

Além do parcelamento do 13° Salário e Férias que pode ser um estimulo para contratação de funcionários de pequenas negócios, também as grandes empresas devem obter vantagens com a contratação de pessoal com o Programa Verde e Amarelo as empresas que necessitam de treinamento de pessoas pelo sistema “S” que oferece cursos de segurança do trabalho obrigatório para exercício de algumas atividades ficarão isentas da contribuição com sistema “S” e poderão continuar treinando os seus funcionários no SENAI e SENAC. 

No caso de demissão também as empresas que contratarem funcionários do Programa Verde e Amarelo deverão pagar valor de multa reduzido, o valor da multa será de 20%, além disso torna-se opcional as contribuições patronais a entidades de classe que são cobradas em folha de pagamento. 

Vantagens para funcionários Programa Verde e Amarelo

Apesar do Programa Verde e Amarelo apontar como vantagens para empresas algumas deduções que são feitas em folha de pagamento também podem representar vantagens para o funcionário contratados pelo programa, uma destas vantagens é a redução da contribuição com o INSS que cai de 8% para 2% sobre o valor total da Folha de Pagamento. 

Também é opcional as contribuições patronais que são aquelas destinadas a entidades de classe de trabalhadores, sobre as contribuições sindicais é importante lembrar que são taxas sempre opcionais já a bastante tempo, muitos sindicatos oferecem vantagens como colonia de férias e orientação especializada em caso de dúvidas relacionados aos diretos da classe, além de outras informações.

O adiantamento de parcelas mensais do décimo terceiro salário pode ser total ou parcelado mensalmente pelo empregado, desta maneira a empresa terá um valor reduzido de pagamento quando o funcionário entrar de férias, já as Gratificações Natalinas ou 13° Salário poderão ser adiantadas ou parceladas desde que o funcionário receba o valor da última parcela no mês de dezembro. 

Microcrédito e Participação de Bancos Digitais

O Programa de Contratação Verde Amarelo também tem objetivo de estimular a participação de bancos digitais, desta maneira estimular ainda mais o crescimento deste setor da economia, desta maneira serão criadas contas em Bancos Digitais para o recebimento do salário dos contratados pelo programa. 

Contratação de Funcionários Programa Verde e Amarelo

O site Trabalha Brasil oferece vagas integradas com o Sistema Nacional de Empregos, os candidatos que estiverem no perfil do Programa Verde e Amarelo de 18 (dezoito) a 29 (vinte e nove) anos de idade poderão ser chamados para as vagas de empresas que aderirem ao Programa Verde e Amarelo. 

A oferta de vagas para o Programa Verde e Amarelo fica a critério da empresa que poderá contratar até 20% dos funcionários pelo programa, desta maneira uma empresa com dez funcionários por exemplo deve contratar apenas dois funcionários do Programa Verde e Amarelo.

O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), que é uma agência especializada em estágios e uma das maiores colaboradoras do Programa Jovem Aprendiz,  informa que continuará trabalhando com funcionários contratados pelo Programa Jovem Aprendiz, e que o Governo Federal ainda não contactou o Centro de Integração Empresa Escola para informar sobre o Programa Verde e Amarelo. Veja, algumas empresas que já estão contratando pelo Programa Verde e Amarelo do site JobAppMatch:

  • Nova Atacados (Indústria Têxtil- Valinhos);
  • Assistente Administrativo Para Confecção (Positivo Talentos);
  • Torneiro Mecânico com curso de Maquinas e Ferramentas que usinam Peças de Metal (Trabalha Brasil-Valinhos). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *