Programa Tempo de Aprender Alfabetização MEC

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No mês de fevereiro foi lançado o Programa Tempo de Aprender, um conjunto de ações criados pelo Ministério da Educação que busca corrigir rotas de políticas públicas educacionais, alinhando conteúdos a metodologias utilizadas no exterior, com objetivo de desenvolver ações educacionais discutidas em seminários.

mec

 

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Uma das principais ações do Programa Tempo de Aprender é o desenvolvimento do Sistema Educacional SORA, o Sistema Online de Recursos Para Alfabetização foi desenvolvido pelo Laboratório de Mídias Educacionais (LABTIME) da Universidade Federal de Goiás, é uma solução tecnológica que auxilia o professor na elaboração do planejamento de aula.

Além do Sistema Educacional SORA o Programa Tempo de Aprender prevê a prática de diversas ações no ambiente escolar do 2° ao 4° Ano de Escolas de Ensino Fundamental, o programa receberá um investimento de R$220 milhões, para desenvolvimento das atividades previstas.

Conheça Neste Artigo Algumas Ações do Programa Tempo de Aprender !

Reformulação do PNLD Para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Fundamentado principalmente na fluência escrita e da leitura oral, o Programa Tempo de Aprender prevê mudanças do conteúdo dos livros didáticos com o objetivo de integra-los a uma nova política de educação e metodologias utilizadas em escolas portuguesas de incentivo a leitura de livros infantis.

O Sistema SORA, criado pela Universidade de Goiás também integra uma nova abordagem para o conteúdo, que sugere planejamento aos professores de avaliação e programa de aula, com o objetivo de incentivar a leitura oral, a ferramenta SORA dispões de recursos pedagógicos de estratégia de ensino, atividades e avaliação formativa.

” A fluência torna a escrita menos trabalhosa e mais agradável. O monitoramento do progresso do aluno e fluência permitem ao professor conhecer com mais detalhes os problemas de leitura de cada um e assim oferecer ajuda necessária .” [Documento de Apresentação Eixo do Programa: [www.alfabetizaçãomec.gov.br/tempo-de-aprender]

Programa Tempo de Aprender Alfabetização MEC

Além do incentivo a leitura o novo material didático pretende alinhar o conteúdo das aulas a uma nova perspectiva das ciências e tecnologia, com textos pertinentes ao universo da criança e conteúdos necessários para que se desenvolvam plenamente na alfabetização.

Formação Pedagógica de Docentes e Valorização do Profissional da Educação

Por meio do SORA o docente receberá orientação de acordo com sua auto- avaliação e interesses para realizar cursos online, além de ser uma ferramenta de utilização prática, também será um meio de comunicação e preparo de professores para desenvolverem novas atividades dentro do universo escolar, estimulando a aprendizagem contínua de discentes e docentes.

O SORA oferecerá cursos de gestão escolar e práticas de sala de aula com o objetivo de melhor preparar o professor para avaliação,além disso o Programa Tempo de Aprender prevê investimentos em educação que contemplam parcerias para criação de novo material, contratação de professores assistentes, e avaliação SAEB que deve ser realizada com o objetivo de mensurar a aprendizagem e alfabetização da etapa 2° e 4° ano da educação.

O Programa também vai premiar professores, diretores e coordenadores pedagógicos que apresentam excelente desempenho nas avaliações, continuando políticas de bonificação para as escolas que atingirem as metas do Ministério da Educação.

Aprimoramento da Avaliação da Alfabetização

Por meio das estratégias do Sistema Online de Recursos da Alfabetização, os professores serão orientados para realizar atividades de observação, além de aplicação de avaliação que deverá ser enviada ao sistema, com o novo monitoramento da avaliação dos alunos os professores serão capazes de identificar com maior agilidade e rapidez dificuldades para sanar dúvidas e resolver problemas, aumentando a qualidade do ensino na alfabetização.

O Ministério da Educação também prevê parceria com INEP e SEALF para a criação da Prova SEB de acordo com o novo Projeto Pedagógico, o objetivo é que o Sistema de Avaliação da Educação Básica contemplo os cincos componentes essenciais para a alfabetização

  1. Aprender a ouvir;
  2. Conhecimento alfabético;
  3. Fluência em leitura oral;
  4. Desenvolvimento do vocabulário na criança em fase de alfabetização;
  5. Compreensão de texto e produção de escrita.

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0