Programa Progredir 2019 – Inscrições Como Cadastrar

O Programa Progredir já está com inscrições abertas para o ano letivo de 2020, os interessados em ingressar em um curso de capacitação, concomitante, subsequente ou integrado já podem fazer inscrição na Página do Ministério do Desenvolvimento Social Programa Progredir, mais a frente neste artigo vamos mostrar passo a passo para fazer o cadastramento no Programa Progredir e conquistar uma vaga em curso profissionalizante.

O Governo Federal pretende investir cerca de R$3 milhões no Programa Progredir com o objetivo de oferecer oportunidades para famílias carentes, desta maneira o programa funciona através da criação de vagas em cursos profissionalizantes e Bolsa Formação, acredita-se que a profissionalização dos jovens cadastrados no Bolsa Família é uma maneira de gerar renda e trabalho as famílias carentes, oportunizando novas perspectivas para estes jovens e suas famílias.

A intenção é aumentar a renda das famílias que dependem do Programa Bolsa Família para sobrevivência, além dos cursos profissionalizantes o Programa Progredir também oferece oportunidades de trabalho e emprego em diversos setores e em todo o território nacional, para participar do programa progredir é só se cadastrar na página do programa.

 

Cadastramento Programa Progredir

O cadastramento no Programa Progredir não é apenas para cursos profissionalizantes e de capacitação, através do Programa Progredir você poderá também fazer busca de emprego, e criar um perfil profissional com currículo que ficará disponível para diversas empresas, veja como é fácil fazer o cadastro no Programa Progredir:

  1. Entre no site do M.D.S e Página do Programa Progredir: www.mds.gov.br/assuntos/progredir/qualificação.
  2. Clicando no link do nosso passo a passo você é enviado diretamente para a página de cadastro, caso você entre na primeira página do site do M.D.S busque no menu a página Programa Progredir.
  3. O endereço eletrônico do Programa Progredir traz um menu localizado no lado de cima da página, ao ser direcionado para página do Programa Progredir ou usuário já poderá visualizar dois botões Novo Cadastro e Já Sou Cadastrado.
  4. Para fazer um cadastro novo clique no botão azul Novo Cadastro, os candidatos que já estiverem cadastrados no Centro de Referência Social (CRAS) e possuírem Número de Inscrição Social do Bolsa Família (NIS) terão as informações pessoais automaticamente registradas pelo sistema, é necessário atualizar as informações e escolher uma qualificação.
  5. Após o cadastramento no Programa Progredir, escolha um curso que deseja fazer e siga as instruções para realização da matrícula ou para aguardar contato da Unidade de Ensino, o Programa Progredir também oferece muitas oportunidades para ingresso em Cursos na Modalidade Educação a Distância (EAD) , nesta modalidade é possível que você possa iniciar o curso imediatamente após o cadastramento.
  6. Pronto, agora que já fez sua inscrição em um dos cursos do Programa Progredir, assista as aulas e Boa Sorte!

 

Cursos do Programa Progredir

Para ingressar em um curso do Programa Progredir é necessário estar cadastrado no site do programa, após o cadastramento verifique os cursos oferecidos para o perfil cadastrado, não é obrigatório ser cadastrado no Programa Bolsa Família para participar do Programa Progredir no entanto os candidatos que possuírem o Número de Inscrição Social (NIS) serão priorizados no caso de número de vagas para o curso escolhido ser menor do que o número de candidatos inscritos.

  • Curso de Formação Concomitante: Os Cursos de Formação Concomitante são destinados aos jovens que estão cursando o 2° ano ou 3° ano do Ensino Médio, deverão ser ofertados por instituições de ensino particulares, os alunos que ingressarem em Curso Concomitante Presencial poderão realizar o curso profissionalizante em horário alternado a Formação Básica de Nível Médio.
  • Curso de Capacitação: No Programa Progredir são ofertados Cursos de Capacitação eles podem ser de Formação Técnica (FIC, Concomitante, Integrado e Subsequente) com carga horária maior do que 160 hora  ou Cursos Livres com carga horária menor e diversificada, alguns Cursos de Capacitação não exigem a formação de nível médio, por exemplo panificação, empreendedorismo, confeitaria e outros.
  • Cursos de Subsequente: Os Cursos Subsequentes são os mesmos da Formação Concomitante, tem duração maior do que 160 horas e são destinados aos candidatos que já concluíram o Ensino Médio, são ofertados também na modalidade Educação a Distância (EAD) e oferecidos por instituições de ensino profissionalizante.
  • Curso de Formação Integrado: Na modalidade de Ensino Profissionalizante Integrada o aluno conclui um curso profissionalizante ao mesmo tempo que faz o Ensino Médio e na mesma escola, desta maneira ingressa no primeiro ano do Ensino Médio em uma escola profissionalizante de carga horária integral, ao termina o Ensino Médio o estudante estará apto para o mercado de trabalho e carreira que escolheu.

Formação Inicial Continuada- FIC 

Na Formação de Jovens e Adultos são oferecidos Cursos Profissionalizantes na Modalidade de Formação Inicial Continuada (FIC), nesta modalidade os candidatos poderão realizar concomitantemente a Formação Básica de Nível Médio um Curso de Formação Profissionalizante Técnico (160 horas) ou de Capacitação Profissional.

A Formação de Jovens e Adultos (EJA) é destinada aos candidatos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade certa, para ingressar na Formação Inicial Continuada (FIC) do Programa Bolsa Formação é necessário ser maior de 18 anos de idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *