Portal Transparência do Governo- Como Acessar

O Portal Transparência do Governo Federal foi criado no ano de 2004 e reestruturado no ano de 2018 , tem o objetivo de oferecer informações de impostos arrecadados e de informar a população sobre a Administração Pública Federal, o portal funciona por meio de acesso ou através de dados abertos onde são disponibilizadas informações relacionadas a dados públicos por meio do Portal de Dados Abertos, no Portal Transparência também é possível informar e deixar dados abertos caso sua empresa seja uma fornecedora de materiais destinadas a órgãos públicos ou prestadora de serviço. 

Na página “Acesso às Informações” do Portal Transparência do Governo Federal é possível faze uma busca sobre informações desejada clicando no ícone azul “Acesse a Busca” , o portal também disponibiliza download de informações aos cidadãos que acessão conteúdos, as informações do Portal Transparência tem origem apenas nas informações cadastradas no portal que podem ser de diversas naturezas como informações de órgãos públicos, informações de prestadores de serviços e informações relacionadas a compra de materiais para órgãos públicos. 

O Sistema de Informações do Portal Transparência (SIC) trabalha com seleção do conteúdo buscado, desta maneira se o SIC considerar que a informação buscada pode ser sigilosa poderá mante o sigilo e o usuário será informado do sobre conteúdos não abertos do Portal Transparência, quando o buscador acusar informações inexistente significa que a informação não está disponível no Portal Transparência do Governo Federal. 

Como funciona a busca do Portal Transparência do Governo Federal?

A busca do portal transparência do Governo Federal é parecida com a busca google, o buscador do portal é responsável pela busca de dados abertos, a diferença é que o buscador faz busca apenas de palavras e frases completas não fornecendo informações somadas de partes fragmentadas do conteúdo digitado desta maneira é correto afirmar que o buscador faz busca três tipos de busca: 

  1. Todas as palavras digitadas na frase exceto elementos fragmentados e conectivos, por exemplo na frase “Direito à Informação” o buscador fará a busca apenas das duas palavras direito e informação, a preposição à não será buscada; 
  2. O buscador fará busca da frase completa ou exata que foi digitada incluindo a preposição utilizada caso ela apareça em algum dos conteúdos presentes no sistema: “Direito à Informação”.
  3.  O buscador não fará uma busca das duas palavras presentes na frase separadamente Direito e Informação.

Como fazer teste no Portal Transparência, e que resultado esperar do Portal Transparência?

Na Consulta aberta do Portal Transparência é possível encontrar diversos conteúdos, que podem ser desde natureza contábil até artigos publicados nos site da prestadora de serviço relacionados a serviços prestados ao Governo Federal e informações sobre gastos, eu fiz um teste com base nos meus conhecimentos e obtive sucesso, apesar de encontrar muitos resultados não pertinentes ao conteúdo que foi buscado. 

O conteúdo do meu interesse foi o primeiro encontrado na lista, tratava de um artigo relacionada a prestadora de serviços hospitalares que busque, observei que existem artigos sobre conteúdos de preservação da natureza e outros, quem tiver curiosidade pode tentar fazer uma busca digitando um nome de projeto ou apenas uma frase como Desmatamento da Mata Atlântica. 

No meu teste digitei o nome PRODAM, uma empresa que presta serviços de informática para sistema de saúde do estado de São Paulo, encontrei um artigo que data do ano de 2015 onde a empresa informa por meio de um artigo uma parceria com a Ebserh na aplicação e implementação de Sistema de Informação para hospitais municipais do estado de São Paulo. 

É possível fazer Download da Busca Aberta do Portal Transparência? 

Não existe um botão de Download que aparece na página aberta por meio do Portal Transparência, é possível realizar do Download da mesma maneira que é feito em todas as páginas da internet no topo da página quando está aberta no navegador Google existem três pontinhos, após o ícone de compartilhamento. 

Clicando nos três pontinhos da página vai aparecer uma lista com diversas ações que podem ser feitas, entre elas estão Copiar Link para compartilhamento, ver  coleções , encontrar na página e adicionar à tela inicial. Para baixar o conteúdo é necessário clicar na flecha que aponta para baixo, o arquivo estará salvo no formato internet com um ícone da página e pode ser encontrado na pasta Download do seu computador ou dispositivo móvel.

Como Solicitar Pedido SIC?

Para solicitar informações por meio de Consulta de Pedidos SIC o usuário terá que fazer login com uma conta cadastrada, além de preencher os dados pessoais para cadastramento da conta, caso não seja cadastrado ou usuário também deverá acessar o Formulário de pedido e preencher as informações da empresa que deseja, veja o passo a passo de como preencher o Formulário de Pedido do Portal Transparência do Governo Federal:

  1. No site do Portal Transparência faça login como um usuário cadastrado. 
  2. Clique em Registrar Pedido e identifique órgão que você pretende solicitar informações, preencha o formulário de pedidos selecionando as informações pertinentes ao conteúdo que deseja acessar. 
  3. Escolha como deseja receber a informação por e-mail ou acesso a página, agora é só aguardar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *