Plataforma CEDERJ- Como Acessar

A plataforma CDERJ foi criada para oferecer cursos de Educação à Distância, por meio de um consórcio de universidades públicas do estado Rio de Janeiro que inclui UFRRJ, UNIRIO, UFF, Instituto Federal Fluminense, UFRJ, UENF, CEFET RJ, além das universidades estaduais também estão incluídas no consórcio universidades federais localizadas no estado. 

O objetivo do consórcio é integrar as universidades públicas em um sistema de acesso informatizado, acompanhando uma tendência mundial de digitalização dos objetos de aprendizagem, desta maneira também deve ser ampliado a criação e uso de conteúdos digitais das matérias e cursos criados no AVA da CDERJ. 

O Consórcio está principalmente empenhado na oferta de cursos da Educação à Distância, desta maneira são previstas aulas presenciais para os cursos de graduação oferecido na Modalidade Semipresencial de Educação à Distância, em virtude do decreto estadual que prorroga as medidas de isolamento as aulas presenciais estão suspensas também nos cursos da CDERJ, os conteúdos da Plataforma AVA serão ampliados com participação dos tutores e professores das aulas presenciais no ambiente virtual. 

 

Acesso a Plataforma AVA CDERJ 

O acesso a plataforma AVA CDERJ deve ser o mesmo utilizado para as aulas virtuais dos cursos semi- presenciais da universidade, desta maneira os alunos que já possuem login e senha devem entrar no site da Fundação CDERJ para ter acesso aos conteúdos da matérias. 

www.graduação.cederj.edu.br/ava/login

Para utilizar a Plataforma AVA CDERJ é necessário ter realizado matrícula em um dos cursos de graduação oferecidos pelo consórcio e Fundação CECIERJ, a fundação possui 20 anos de existência e tem objetivo de oferecer conteúdos de qualidades para educação a distância e plataformas de ensino, a biblioteca conta com ampla opção de filmes e mediação de tutores e professores especializados. 

Durante o período de isolamento social causado pela pandemia do novo corona vírus COVID-19 as aulas presenciais dos cursos oferecidos pela Fundação CECIERJ estarão suspensas, a plataforma AVA será ampliada para que alunos, tutores e professores possam realizar conversas por meio dos chats, e-mails e outros recursos. 

 

Plataforma AVA de Educação a Distância

As plataformas AVA de Educação a Distância possibilitam acesso por meio digitais, além dos computadores, é uma plataforma moderna que permite uma visão completa sobre a nova realidade da educação, as matérias e conteúdos da plataforma AVA geralmente são listadas, desta maneira ao acessar o conteúdo da educação à distância o aluno poderá ter acesso a cada disciplina separadamente. 

Clicando ou Deslizando sobre a disciplina que deseja estudar o aluno poderá ver os objetos que estão disponíveis para consultas, são vídeo- aulas, material escrito no formato PDF e outros conteúdos digitais, o aluno também tem acesso aos fóruns onde são discutidos conteúdos e atribuído conceito as conversas, os fóruns também são utilizados em questões dissertativas, além dos fóruns a plataforma pode comportar quizzes com questões de alternativa que podem ou não serem avaliadas.

Cada matéria ou conteúdo conta com um tutor e ou professor responsável, além do tutor que cria conteúdos, o professor responsável pela matéria pode utilizar objetos de aprendizagem oriundos de repositórios ou da própria biblioteca AVA, o professor também pode criar o seu próprio conteúdo ou assumir a mediação das relações da plataforma em conversas e criando questões para o fórum avaliativo. 

 

Cursos Semipresenciais e Plataforma AVA 

As aulas de cursos Semipresenciais das plataformas AVA Fundação CECIERJ devem ter conteúdo presencial suspenso com a ampliação do conteúdo online, o objetivo é que os alunos não fiquem atrasados, os conteúdos online das aulas presenciais contarão com professores tutores que são os mesmos presentes nas aulas presenciais. 

No acesso ao novo conteúdo os alunos poderão contar com professores em conversas principalmente no chat da plataforma, por ser uma medida emergencial é necessário que cada aluno pergunte ao professor sobre o conteúdo que estará disponível pela matéria, é possível que professores que já tinham na programação do curso semipresencial a exibição de filmes da biblioteca disponibilizem o conteúdo na plataforma. 

A principal maneira de utilizar a plataforma durante o isolamento social serão as conversas em chat, whastapp e também a possibilidade de abrir fóruns de discussão no espaço AVA, os fóruns podem ser abertos por professores tutores e também por alunos com dúvidas, a universidade não informa como será feita avaliação do primeiro semestre para as aulas presenciais.  

 

AVA Fundação CECIERJ

Os alunos de cursos semipresenciais da Fundação CECIERJ deverão ter conteúdo ampliado, por isso não é necessário criação de um novo login de acesso, o acesso e senha é o mesmo utilizado para o conteúdo da Educação à Distância. Veja, como acessar a plataforma da Fundação CECIERJ: 

  1. Para acessar a plataforma entre no endereço: www.cederj.edu.br/ava/login. O acesso a plataforma AVA CECIRJ de Cursos de Graduação é separado, por isso caso o aluno não encontre o endereço em pesquisa google pode clicar no endereço do link deste artigo do Guia da Web para ter acesso ao conteúdo. 

  2. Digite Login e Senha, caso tenha perdido a senha é possível recuperar clicando em “Esqueceu Usuário e Senha” um novo link de cadastramento de usuário será enviado para e-mail do aluno.
     
  3. O acesso a plataforma somente é permitido por alunos matriculados em matérias do curso de educação à distância da universidade, ao realizar a matricula o aluno deixa o e-mail e a universidade envia um link de cadastramento da senha para acesso a plataforma AVA. 

  4. Pronto, agora que já acessou a plataforma verifique os horários e atividades do conteúdo extra das aulas presenciais disponíveis, recados de professores e informações importantes para se manter conectado com o curso e não perder nada! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *