Melhores Profissões da Área da Saúde para 2020

São muitas opções de cursos para quem quer trabalhar com saúde no Brasil, mas é preciso se preparar e escolher as melhores instituições para ter um diploma reconhecido pelo MEC, além do MEC outras organizações são responsáveis pela regulamentação das profissões relacionadas a área da saúde. Veja, algumas das organizações que regulamentam as atividades de médicos e enfermeiro no Brasil:

  • COREN (Conselho Regional de Enfermagem): O COREN regulamenta a atividade de enfermeiros graduados, o objetivo do COREN é zelar pelas atividades de enfermagem, respeito ao código de ética e cumprimento da lei do exercício profissional, para tirar o COREN o profissional deve fazer o curso de Enfermagem Técnico ou de Graduação em uma instituição autorizada e ao final do curso realizar prova para obter o Certificado e COREN.
  • CRM (Conselho Regional de Medicina): O CRM é um número que o profissional adquire após inscrição no Conselho Regional de Medicina, para obter o CRM o médico deve cumprir carga de estágio probatório e realizar prova, o CRM é indispensável para exercício da atividade de medicina no Brasil.
  • CRN (Conselho Regional de Nutricionista): O CRN é o Conselho que atua em diversos estados brasileiros com objetivo de fiscalizar a atividade de nutricionista técnicos e graduados, ao se formarem na atividade os graduados ou técnicos recebem uma carteirinha provisória que tem validade de um ano, se ocorrer exercício da atividade durante este período a carteirinha é renovada, caso não haja exercício da atividade de nutricionista não é necessária a renovação da carteirinha.
  • CRP ( Conselho Regional de Psicologia): Para atuação como psicólogo é necessário registro CRP, o psicopedagogo que deseja atuar em consultórios e com formação em curso de pós graduação também poderá tirar o CRP, na página lista de Títulos de Especialistas do site CRP [www.crpsp.org] é possível saber mais sobre este registro profissional fundamental para atuação como psicólogo no Brasil.

Cursos e Profissões da Área da Saúde no Brasil

Neste artigo preparamos um resumo das certificações para obtenção de autorização desta maneira trabalhar na área da saúde, poucas pessoas sabem mas além da graduação também é possível fazer um curso técnico ou subsequencial e ingressar na carreira de enfermeiro, o estado de São Paulo oferece muitas opções de cursos com qualidade reconhecida pelo MEC .

Mas se você está pensando em fazer uma faculdade saiba que além das áreas já citadas e áreas como a cirúrgica que exigem muita dedicação e uma formação de quase dez anos, também as áreas clínicas necessitam de bons profissionais como oculistas, fonoaudiólogos, nutricionistas e outras.

Há ainda oportunidades de trabalho para quem já se formou e sempre sonhou em trabalhar na área da saúde os cursos de pós- graduação em psicopedagogia oferecem oportunidades de trabalhar como psicopedagogo em intervenção e investigação do processo de aprendizagem, devido ao conteúdo de Recursos Humanos recentemente muitas universidades lançarão o curso de Psicopedagogia Institucional e Social que pode ser cursado por administradores e pessoas com formação administrativa.

Cursos Técnicos da Área da Saúde

O Curso mais popular da área da saúde de Nível Técnico é o de Enfermagem, este curso também é o que oferece mais empregabilidade, em São Paulo é possível fazer Curso Técnico de Enfermagem por meio das Escolas Técnicas Estaduais, SENAC e Instituto Paula Souza que oferece o curso em três modalidade subsequencial, concomitante e integrado ao ensino médio profissionalizante.

Os Cursos Técnicos de Nutrição são destinados as pessoas que trabalham com manipulação de alimentos, para atuar na área de manipulação de alimentos também é necessário a carteirinha do CRN, no entanto a formação técnica não permite a atuação em lideranças apenas assistentes, isso quer dizer que para atuar como líder de setor da área de alimentos por exemplo é necessário graduação.

O SENAC oferece boas opções de cursos de enfermagem em áreas específicas como a radiologia e a obstetrícia, é preciso ficar atento ao certificado já que a radiologia por exemplo exige certificação de segurança para atuação na profissão além do COREN.

Cursos de Graduação da Área da Saúde

A maioria dos  Cursos de Graduação da Área da Saúde são voltados para profissão de médico, na Universidade de São Paulo (USP) é necessário prestar o vestibular para medicina e depois escolher uma área de residência médica, o médico formado pode atuar como Generalista ou escolher uma área médica Dermatologista, Otorrinolaringologista, Ginecologia e Cirúrgica Anestesia, Cirurgia Obstétrica, Cirurgia Plástica e outras.

Recentemente a Universidade Anhembi Morumbi lanço o curso de Medicina Natural, o curso de Naturologia tem objetivo de formar especialistas em tratamentos naturais, desta maneira o Médico Naturólogo não utiliza remédios, são indicados chás, cromoterapia, acupuntura e outras formas de tratamento. O curso possui uma clínica para atendimento voluntário e spa, também tem na grade curricular estudos sobre plantas medicinais, reiki e a milenar  medicina chinesa.

Para formação como psicólogo, nutricionista e outras especialidades médicas é necessário frequentar graduação de 4 (quatro) anos, o psicólogo que faz curso de psicologia pode atuar em consultórios médicos e em diversas áreas, bem como o nutricionista graduado também atua no exercício da medicina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *