Matrícula Fácil 2020

Matrícula Fácil 2020 | Inscrições Disponíveis

No estado de Pernambuco já é possível fazer o cadastramento de alunos que desejam fazer transferência ou matrícula em escolas da Rede Estadual de Ensino, o cadastro escolar terá início no dia 20 (vinte) de novembro no site Matrícula Rápida [www.matricula.educacao.gov.br], os alunos que ainda tiverem dúvidas sobre o cadastramento devem ligar para Central de Atendimento 0800-286-00-86.

Além do estado de Pernambuco também estão com vagas abertas para matrículas onlines em todas as séries Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, Parnaíba e Paraná. No estado de Alagoas e Piauí ainda dá tempo de fazer matrículas na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Matrícula Fácil 2020

MEDIOTEC e Matrícula Fácil 

Para participar do Programa MEDIOTEC e começar o ensino médio matriculado em uma escola de ensino profissionalizante é necessário fazer inscrição para o MEDIOTEC no site da secretaria [www.sisacad.educacao.pe.gov.br] do estado de Pernambuco, as vagas serão distribuídas de acordo com a pontuação da prova a ser realizada pela instituição de ensino escolhida em período determinado pela instituição .

Em São Paulo o período de matrícula através do site da Secretaria Digital e aplicativo encerrou no mês de outubro, os candidatos que optaram pelo NOVOTEC , poderão cursar matérias pertinentes a área que desejam ingressar em curso de graduação nas áreas de humanas, exatas e saúde.

Além do NOVOTEC algumas escolas da Rede Estadual de ensino do estado de São Paulo também oferece Curso Técnico para os alunos que ingressarem a partir do primeiro ano do Ensino Fundamental em escolas de ensino profissionalizante e Centros de Educação Unificados (CEU). Os candidatos que fizeram o vestibulinho nas escolas técnicas estaduais do Centro Paula Souza terão até o dia 21 (vinte e um) de janeiro para efetivar a matrícula na instituição após aprovação no vestibulinho.

Pré Matrícula e Transferências 2020

Para alguns estados foi encerrado o período de matrículas online no mês de outubro, é provável que seja aberto novo período para vagas de alunos desistentes em instituições de ensino, os alunos que ainda não se matricularam devem ficar atentos, e comparecerem a escola mais próxima da residência para solicitação de matrícula escolar.

Os alunos da Rede Estadual de ensino que estão matriculados em Escola de Ensino Fundamental serão automaticamente transferidos  para Escolas de Ensino Médio de acordo com o endereço residencial presente na matrícula, aqueles que desejarem outras instituições devem solicitar vaga na instituição de ensino desejada através da Secretaria Digita e Matrícula Fácil. Confira no final do artigo os endereços e sites de estados onde ainda dá tempo de fazer a matrícula online.

A Pré Matrícula Online é uma reserva para a vaga, desta maneira o aluno não precisa solicitar vaga na instituição de ensino, é necessário entrar no site e escolher a escola onde deseja estudar, o sistema oferece lista de escolas com vagas disponíveis, após a solicitação da vaga o aluno deverá comparecer a unidade escolar munido dos documentos necessários para matrícula.

Subsequencial e PRONATEC

Os alunos que deseja pleitear vagas em escolas técnicas através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) deverão aguardar período de inscrição no site SISTEC, além de vagas na formação subsequencial o programa também oferece vagas para cursos livres e formação concomitante, que permite aos alunos da rede estadual de ensino fazer um curso técnico profissionalizante em horário alternado a conclusão do Ensino Médio.

Na Formação Subsequencial os alunos concluintes do Ensino Médio poderão utilizar a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) para pleitear bolsas em escolas de ensino profissionalizante, é necessário aguardar o resultado da prova e abertura de vagas pelo sistema, que deverá acontecer no mês de janeiro do ano de 2020 (dois mil e vinte).

O PRONATEC também oferece Bolsas de Estudos para Cursos Técnicos Profissionalizantes em escolas públicas, particulares e sistema “S” SENAI e SENAC, na modalidade de Curso Técnico Profissionalizante o aluno poderá ingressar a partir da oitava série em uma formação técnica concomitante a educação básica e em mesma escola.

Educação de Jovens e Adultos 

Na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) é possível realizar matrículas através do Sistema Estadual e Matrícula Fácil SP, e também em escolas da rede pública de ensino que oferece a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), nesta modalidade é possível fazer em metade do tempo o curso de ensino médio, sendo um semestre correspondente a um ano .

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) também oferece a modalidade Formação Inicial Continuada (FIC), nesta modalidade é possível realizar ao mesmo tempo um curso técnica profissionalizante e concluir etapas da educação básica através de Formação de Jovens e Adultos (EJA).

Veja, estados onde o Matrícula Fácil EJA está com inscrições abertas:

Matrícula Fácil Dúvidas e Passo a Passo

Através do Matrícula Fácil o processo de matrícula em escolas estaduais ficou bem mais rápido, no passado era necessário ir até uma Unidade Escolar e verificar se havia vagas para o período e série, atualmente o sistema online eliminou esta etapa, o aluno pode verificar através do computador com o número de Registro do Aluno (R.A.) se existe vaga disponível.

Após a verificação o aluno faz uma reserva da vaga, que imediatamente é informada a escola onde o aluno está matriculado, após a confirmação da vaga a escola providência os documentos necessários para transferência, caso o aluno não esteja estudando é necessário providenciar histórico escolar e demais documentos para matrícula na nova escola. Veja, como fazer a Matrícula Fácil ou Matrícula Online:

O que é preciso para acessar o sistema? 

Para acessar o sistema é necessário o cadastramento de uma senha e e-mail de contato, o login para  Matrícula Fácil é sempre o R.A. (Registro do Aluno).

Onde Consigo RA (Registro do Aluno)? 

O RA (Registro do Aluno) pode ser conseguido através do Boletim Impresso, por questão de economia algumas escolas não fornecem boletim impresso para os alunos, caso você não tenha acesso ao seu R.A. (Registro do Aluno) pergunte para o Secretário Escolar, com certeza este profissional terá prazer em ajudar.

O Sistema Matrícula Fácil está sempre aberto o site é o mesmo para todos os estados? 

Não, O Sistema Matrícula Fácil  não está sempre aberto ele funciona apenas em períodos a serem divulgados pela secretaria do estado, é preciso fazer um levantamento das vagas disponíveis em cada instituição escolar, por isso ele poderá ser aberto bimestralmente ou semestralmente. Também não é o mesmo site que funciona para todos os estados, cada estado tem um site diferente que funciona em uma sincronia outros estados, mas podem tem datas diferentes para inscrição nos cursos.

Como Faço Inscrição no Matricula Fácil?

Para fazer a pré matricula é necessário entrar no site do estado onde reside ou quer estudar e fazer uma reserva da vaga, após escolher entre os cursos e unidades escolares disponíveis compareça a escola com todos os documentos para a realização da matrícula. Veja, o passo a passo.

  1. Digite no navegador o endereço eletrônico do Matrícula Fácil do seu estado. Confira os estados, site e link de acesso com inscrições do Matrícula Fácil Disponível abaixo do nosso passo a passo.
  2. Informe o número do seu RA (Registro do aluno);
  3. Cadastre uma senha, caso este seja o seu primeiro acesso;
  4. Escolha a escola, período e curso na lista disponível no site;
  5. Pronto, agora é só providenciar os documentos necessários para a matrícula e comparecer a unidade escolar escolhida para efetivação. Boa Sorte!

Estados Com  Inscrições Matrícula Fácil Disponível

3 thoughts to “Matrícula Fácil 2020 | Inscrições Disponíveis”

  1. o estado do Pará tem o site matricula facil? como faco para entra no site para fazer a matricula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *