Matrícula Escolar MG 2020 – Cadastro Online

Começa nesta segunda feira dia 13 de janeiro as inscrições de alunos que fizeram pré-matrícula em escolas da rede estadual do estado de Minas Gerais através do sistema online, os alunos terão até o dia 20 de janeiro para realizar matrícula na unidade escolar escolhida.

A rede estadual de ensino do estado de Minas Gerais também realiza anualmente a Renovação da Matrícula, os alunos que não solicitaram transferência de escola deverão comparecer a escola estadual para realização da Renovação da Matrícula, já aqueles que solicitaram transferência e ainda não foram chamados deveram aguardar a segunda chamada que deve acontecer ainda neste mês de janeiro.

A matrícula ou renovação da matrícula poderá ser realizada pelos pais ou responsáveis pelo aluno em caso de menores de 18 anos, os alunos que tiverem idade superior a 18 anos ou emancipação deverão apresentar documentos comprobatórios no ato da matrícula ou renovação.

Tenho que fazer renovação da matrícula para o ano de 2020, mesmo sem solicitar a transferência?

A renovação da matrícula deve ser realizada pelos alunos que continuam na mesma unidade escolar neste ano de 2020, é um preenchimento de nome e confirmação de dados obrigatório a todos os alunos, não pode deixar de ser feito.

Como saber se fui convocado para realização da matrícula? 

Os candidatos que solicitaram transferência ou matrícula online poderão consultar o site www.matricula.educacao.mg.gov.br para saber se a solicitação foi aprovada pela unidade escolar escolhida.

Quais os documentos devo apresentar para me matricular em uma nova unidade escolar?

O sistema de transferência online facilita o processo de acesso a uma nova escola, porém ainda é necessário a confirmação da matrícula na unidade escolar escolhida, e apresentação de documentos e xerox de documentos que constarão nos arquivos da escola. Veja, quais os documentos necessários para matrícula escolar.

  • Número de Inscrição do Aluno;
  • Comprovante de Escolaridade;
  • Declaração da Escola de Aluno Matriculado no Ano Letivo de 2019 ;
  • Declaração de Transferência;
  • Comprovante de Residência;
  • RG do Aluno;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento.

Qual o prazo para fazer a matrícula para os alunos que fizeram solicitação online de transferência? 

Os alunos convocados na primeira lista de chamadas deverão realizar matrícula até 20 de janeiro de 2020, já aqueles que tiverem o nome na segunda lista de chamada deverão providenciar matrícula até o dia 30 de janeiro de 2020.

Posso ficar sem escola se não fizer a matrícula? 

Sim, os alunos que solicitaram transferência e não fizerem a matrícula no período estabelecido deverão providenciar a matrícula o quanto antes para que não fiquem sem vagas no ano letivo de 2020, bem como os alunos que não solicitaram transferência de unidade escolar deverão fazer Renovação da Matrícula na mesma unidade no prazo determinado.

O que são  vagas remanescentes? 

As vagas remanescentes serão destinadas aos estudantes que não fizerem Renovação de Matrícula ou Matrícula em nova unidade escolar no prazo determinado pela secretaria, as vagas remanescentes obedecem critérios de preenchimento de vaga e o aluno não poderá escolher a escola onde deseja estudar, desta maneira a Secretaria da Educação fará um manejamento para que o aluno seja recebido em uma escola próxima a sua residência.

Como é finalizado processo de matrícula ?

O processo de matrícula somente é finalizado quando o aluno efetiva a matrícula em uma unidade escolar, através do comparecimento presencial e apresentação dos documentos, a matrícula online é uma reserva da vaga, caso o aluno não finalize a matrícula a vaga é destinada a um outro candidato em segunda chamada ou processo remanescente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *