Leilão de Carros | Detran, Polícia Federal | Como Participar do Leilão

Comprar um carro, além de um sonho, é uma necessidade para muitas pessoas. Porém, com a alta dos preços, fica cada vez mais difícil encontrar um automóvel cujo valor caiba no seu bolso.

leilao de carro do detran (1)

No entanto, existe uma opção muito interessante em que é possível comprar um veículo com preços bem abaixo do mercado. Não sabe como? Conheça o leilão de carros e aumente suas chances de ter seu automóvel a um preço muito mais acessível.

O que é leilão de carros?

Leilão de carros é um tipo de venda de veículos no qual vários participantes dão lances para adquirir um determinado automóvel. O participante que der o maior lance, consegue realizar a compra.

Existem três modalidades principais de leilão de carros:

  • Leilão de quitação financeira:

Nesse tipo de leilão, são vendidos carros que foram apreendidos por falta de pagamento, ações judiciais ou irregularidades. São promovidos por bancos, Detran, Receita Federal, entre outros. Carros usados por órgãos governamentais também são leiloados nessa modalidade.

  • Leilão de montadoras ou concessionárias:

Nos leilões promovidos pelas montadoras e concessionárias, são comercializados carros que tiveram sua produção descontinuada ou carros usados em testes.

  • Leilões de seguradoras:

Carros que já passaram por algum sinistro ou que foram recuperados após furto ou roubo são leiloados pelas seguradoras. Nesse caso, o Detran classifica os danos do veículo em pequena, média ou grande monta. Os automóveis de pequena e média monta podem ser recuperados pelos compradores. Já os automóveis que sofreram danos de grande monta são destinados à sucata ou venda de peças.

Como participar do leilão

Dependendo da procedência dos carros, os leilões podem ser conduzidos por entidades governamentais (Polícia Federal, Detran, Ciretran etc.) ou por empresas particulares. Os leilões podem ocorrer tanto na modalidade presencial quanto online.

Leilão de Carros do DETRAN

Para participar do leilão de carros promovido pelo Detran, você deve entrar no site do Detran do seu estado e buscar os próximos editais de leilões (clique aqui para ver a lista de São Paulo). Nos editais, você terá acesso a todas as informações sobre o leilão, como data, condições de visitação dos veículos e pátio onde estão localizados. Também será informada a modalidade do leilão e as regras para participação.

No caso dos leilões online, os sites que realizam os leilões do Detran costumam mudar, portanto você deve sempre consultar o edital para verificar em que site será realizado o leilão de carros de seu interesse. É possível ver fotos dos veículos, consultar as condições gerais do carro e verificar os lances.

Leilão de Carros Polícia Federal

Se você tem interesse em adquirir um carro no leilão promovido pela Polícia Federal, é possível verificar os editais em seu site oficial. Os leilões promovidos por essa entidade costumam ser presenciais e você poderá verificar todas as condições de participação no edital de cada leilão. Lembre-se de, nesse caso, providenciar todos os documentos exigidos com antecedência, para poder participar dos lances.

Os leilões de carros apreendidos por bancos, seguradoras ou leilões de montadoras são realizados por empresas particulares. Há uma variedade enorme de sites que promovem tais leilões e neles, você terá acesso a informações sobre as condições do carro e preço de venda. Porém, fique atento: é importante sempre verificar a idoneidade das empresas antes de fechar negócio.

 

O que você deve saber antes de participar do leilão de carros?

Antes de decidir comprar um carro através do leilão, há várias informações que você deve conhecer para fazer bons negócios.

Os carros vendidos no leilão podem ser visitados antes da sessão de venda. É sempre importante observar atentamente o modelo do seu interesse, verificando as condições nos quais ele se encontra.

Durante a visita é permitido avaliar o exterior do veículo e abrir o capô para observar os componentes mecânicos. Não é possível entrar no carro ou ligar o motor. Para evitar surpresas, é recomendado levar um mecânico de sua confiança para estimar os gastos com reparos e decidir se a compra valerá a pena.

Além da visita presencial, é importante sempre estar atento às informações sobre o carro que constam nos sites de leilão ou editais. Neles você poderá ter informações sobre a procedência do carro e avarias.

Antes de participar dos leilões de carros, não deixe de consultar a tabela FIPE para saber o valor de mercado do carro que pretende adquirir. Dessa forma, você poderá avaliar se estará ou não fazendo um bom negócio.

  • Qualquer pessoa pode participar do leilão de carros?

Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode participar dos leilões de automóveis. No caso de pessoas físicas, só poderão ser adquiridos carros “com direito a documento”, ou seja, carros sem avarias ou com danos que podem ser revertidos.

Já os automóveis que sofreram danos irreversíveis, pertencentes a categoria “em fim de vida útil para desmonte”, só podem ser arrematados por empresas previamente cadastradas no Detran.

Como é realizado o pagamento do veículo adquirido no leilão de carros?

O pagamento dos carros adquiridos em leilão deve ser realizado à vista, não sendo possível financiar o valor. Além do lance que você der no veículo, há ainda a obrigatoriedade de pagar um acréscimo de 5% do valor ao leiloeiro e o custo da taxa de preparação do leilão (no estado de SP, em 2019, esse valor é de R$ 132,65).

Os valores são pagos em dinheiro ou cheque no caso dos leilões presenciais e através de boleto bancário na modalidade online. Após o pagamento é emitida uma Nota de Venda pelo leiloeiro onde constarão as informações do comprador.

Todas as despesas de transferência do veículo, licenciamento e seguro obrigatório do carro adquirido também são responsabilidades do comprador. Caso você não retire o veículo do pátio no prazo previsto em edital, também será cobrada uma taxa de estadia.

Com todas essas informações, que tal começar a pesquisar pelos leilões de carro disponíveis? Tomando todas as precauções necessárias, o leilão de carros pode ser um ótimo negócio para você. Caso tenha ficado com alguma dúvida ou se você já tem alguma experiência com esse mercado, deixe aqui nos comentários.

One thought to “Leilão de Carros | Detran, Polícia Federal | Como Participar do Leilão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *