IPVA RJ 2021

IPVA RJ 2021

O Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotivos é cobrado todos os anos dos proprietários de veículos que circulam em vias brasileiras, o pagamento pode ser feito por meio da emissão de boleto bancário no site do Departamento Estadual de Trânsito, Aplicativo CNH Digital do Departamento Nacional de Trânsito e Número do RENAVA em agências bancárias de todo o país. 

IPVA RJ 2021

CONTEÚDO DO ARTIGO:

IPVA RJ 2021

No Rio de Janeiro a Tabela de Vencimento do IPVA deve vencer na mesma data do Licenciamento do Veículo e primeiro semestre deste ano de 2021 (dois mil e vinte e um). Durante a pandemia o Governo Federal ampliou o atendimento digital , permitindo pagamentos no aplicativo da CNH Digital e por meio do site DETRAN-RJ, as informação do aplicativo são totalmente digitais, por isso não é possível imprimir comprovante de pagamento, o pagamento realizado no aplicativo será computadorizado automaticamente por meio de sistema integrado com o DETRAN- RJ. 

Os proprietários que realizarem pagamento por meio do desconto de Nota Fiscal Carioca poderão imprimir comprovante do pagamento de Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores no site da Secretaria da Fazenda do estado do Rio de Janeiro [www.ipva.fazenda.rj.gov.br], bem como os veículos que estão com IPVA de outros anos vencidos deverão regularizar a situação no mesmo endereço. 

O pagamento do IPVA para este ano de 2021 obedece critérios da Tabela de Pagamento IPVA 2021 do DETRAN-RJ, confira as datas de pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores no final deste artigo! 

Consulta Valores do IPVA

O Valor do IPVA é cobrado sobre um percentual de 1,5% (um e meio por cento)  a 3% (três por cento)  do valor do veículo, no estado do Rio de Janeiro os veículos de passeio deverão fazer o pagamento de um por cento do valor do veículo, isso significa que sobre o valor dado da tabela FIPE será aplicado este valor que resulta no Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores. 

Um veículo de passeio calculado pela tabela FIPE no valor de R$20.000,00 (vinte e mil reais) deve pagar de IPVA R$200,00 (duzentos reais), para saber o valor que será cobrado multiplique o valor do veículo pelo percentual de acordo com a taxa do estado onde o veículo circula. 

A Tabela FIPE é uma tabela que informa para todos os estados brasileiros o preço do mercado automotivo, quanto custaria o veículo caso ele fosse vendido, ela serve para venda de veículos automotores e para calcular o Imposto Sobre Propriedade de Veículo, o valor do veículo calculado pela tabela FIPE deve ser informado de acordo com o modelo e ano que foi produzido. 

Como Emitir Guia de Pagamento 

No estado do Rio de Janeiro é possível emitir a Guia de Pagamento por meio da Secretaria Estadual da fazenda, é no site da Secretaria da Fazenda que também serão solicitados comprovantes de Regularização do IPVA que foi pago com desconto da Nota Fiscal Carioca. No site da Secretaria da Fazenda do estado do Rio de Janeiro é possível fazer o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores por meio do desconto de Nota Fiscal. 

Os pagamentos realizados no site do DETRAN-RJ poderão ser parcelados no Cartão de Crédito, além disso os pagamentos que optarem por Boleto Bancário terão o comprovante de pagamento anexo ao boleto quando realizarem pagamento em Casas Lotéricas, Supermercados e Agências Bancárias. 

Nos caixas eletrônicos podem ser pagos IPVA que não estejam atrasados e com o Número do RENAVAM, após a confirmação do pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores será impresso comprovante do pagamento no formato de cupom fiscal de agência bancária. 

Tabela IPVA 2021

tabela de pagamento IPVA RJ 2021

A Tabela IPVA 2021 no estado do Rio de Janeiro vai funcionar por meio dos números das placas de veículos, o início da cobrança do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores deverá ser feita no mês de fevereiro para os veículos com final de placa 0 (zero), 1 (um) e 2 (dois), neste estado o número 0 (zero) antecede todos os números da tabela que vai até o 9 (nove).  Confira Tabela de Pagamento do IPVA 2021 no estado do Rio de Janeiro!

O Licenciamento do veículo seguirá o mesmo critério da Tabela IPVA 2021 do Rio de Janeiro, podendo ser alterados poucos dias, por isso os proprietários poderão realizar o pagamento do licenciamento ao mesmo tempo do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores, além do IPVA também deve ser regularizado no primeiro semestre eventuais multas e atrasos, bem como pagamento do seguro de acidentes DPVAT. Veja, vencimentos da Tabela IPVA no estado do Rio de Janeiro:

  • Final da Placa 0,1 e 2: Pagamento até 27 de fevereiro de 2021;
  • Final da Placa 3, 4, 5 e 6: Pagamento até 31 de março de 2021;
  • Final da Placa 7,8 e 9:  Pagamento até 30 de abril de 2021.

O desconto Nota Fiscal Carioca somente poderá ser feito do valor do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para realizar o pagamento do Licenciamento do Veículo os proprietários e condutores deverão utilizar o site do DETRAN ou Aplicativo CNH Digital. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *