Inscrições PROUNI

Inscrições PROUNI- Veja Como Fazer

PUBLICIDADE

 As inscrições PROUNI  podem ser feitas em um único endereço que é a plataforma SISU do Governo Federal, também está disponível neste endereço as inscrições para o PRONATEC de candidatos que desejam ingressa na educação profissionalizante de cursos técnicos subsequentes. 

Inscrições PROUNI

PUBLICIDADE

Para fazer a inscrição na plataforma SISU (Sistema de Seleção Unificado) o candidato deve ter realizado a prova ENEM dos anos de 2022, 2021 e 2020, o Exame Nacional de Avaliação do Ensino Médio é um medidor da qualidade da educação básica no Brasil e também serve como pontuação para ingresso em universidades públicas e particulares. 

Além do PROUNI e PRONATEC os candidatos poderão se inscrever por meio da plataforma SISU no FIES, programa do Banco do Brasil que realiza financiamento das mensalidades de universidades e faculdades brasileiras, na plataforma SISU o candidato escolhe o curso que quer fazer e realiza candidatura por meio do FIES que faz análise da renda familiar para concessão do financiamento ao estudante que vai ingressar no curso. 

Saiba mais sobre PROUNI e plataforma SISU neste artigo do Guia da Web!

Qual a data de inscrição no SISU? 

Os candidatos que realizaram prova ENEM no ano de 2021 puderam fazer a inscrição durante os meses de janeiro e fevereiro e no segundo semestre a inscrição teve início no dia 13 de julho com data prevista para terminar o dia 18 de julho, porém o sistema liberou vagas remanescentes, após término da inscrição, o que estendeu o período para chamada de alunos que já haviam optado pelos cursos. 

A chamada do segundo semestre 2022 ainda está em andamento apenas para os candidatos que fizeram opção de curso até o dia 13 de julho e chamada remanescentes, já os candidatos que não fizeram a inscrição não poderão participar da chamada, isso porque a última oferta de vagas remanescentes privilegia os candidatos já inscritos. 

Quando acontece a Prova ENEM 2022? 

Para se inscrever no SISU é necessário primeiro participar do Exame Nacional de Avaliação do Ensino Médio (ENEM), a prova do ENEM 2022 deve acontecer no dia 20 de novembro, nesta data os candidatos deverão fazer a prova de Língua Portuguesa, Linguagens , História e Geografia, também a redação deve ser feita na primeira semana, na semana seguinte será realizada a prova de exatas matemática e física. 

Quem já fez a prova ENEM nos anos de 2020 e 2021 poderá fazer inscrição no site SISU apenas no próximo ano, caso ainda não tenha se cadastrado na plataforma do Sistema de Seleção Unificada, isso porque as vagas são disponibilizada em tempos determinados pela plataforma, desta maneira a instituição podem fazer estudo das vagas e cursos que serão disponibilizados para a seleção de bolsas. 

O que é PROUNI? 

O PROUNI é o “Programa Universidade Para Todos” criado pelo Governo Federal para conceder bolsas de estudos aos candidatos da Prova ENEM, ao mesmo tempo que o program auxilia o ingresso na universidade para os candidatos de família carente é um incentivo aos candidatos que farão a prova ENEM e podem concorrer a bolsas de estudos de 100% em cursos de universidade particulares. 

PUBLICIDADE

O programa foi criado com estes dois objetivos auxiliar os alunos de baixa renda no ingresso a educação superior ao mesmo tempo que incentiva candidatos do ENEM a terem um bom desempenho para concorrer as bolsas, desde o ano de 2010 (dois mil e dez) foi criada a plataforma SISU além de oferecer bolsas em universidades particulares também passou a oferecer vagas em universidades públicas com excelência acadêmica. 

A partir do ano de 2013 (dois mil e treze) foi criado o SISUTEC que passou também a integrar o Sistema SISU de escolha de cursos, por meio do SISUTEC é possível fazer inscrição em cursos subsequentes de instituições públicas e particulares para ingresso na educação profissionalizante. 

O que é SISUTEC? 

O SISUTEC é uma plataforma que reúne os cursos profissionalizantes de nível médio considerados de grande empregabilidades, são cursos de mecânica, administração de empresas, enfermagem e outros, para ingresso em cursos profissionalizantes algumas instituições exigiam realização de exame admissional chamado vestibulinho, com a unificação do SISUTEC ao SISU é possível escolher vagas de cursos subsequentes concorridos e utilizar a prova do ENEM para ingresso na educação profissionalizante. 

Na plataforma SISUTEC também são disponibilizados cursos gratuitos de programas de capacitação para o trabalho e cursos profissionalizantes de instituições particulares, para quem não fez o ENEM é possível fazer inscrição e ingressar em curso profissionalizante a partir do 2° ano do ensino médio por meio da plataforma SISUTEC. 

O que é FIES? 

O FIES é um programa de Financiamento Estudantil realizado pelo Banco do Brasil concede financiamento para estudantes de baixa renda e também classe média, o programa funciona com recursos do Banco do Brasil que disponibiliza valor da universidade para o estudante fazer pagamento do curso, após a conclusão do curso é necessário fazer a quitação do financiamento que pode ser parcelada. 

Apesar de disponível na plataforma SISU o FIES não é um programa de bolsa de estudos, na plataforma os alunos concorrem as vagas de cursos disponíveis na plataforma SISU apenas para o ensino superior. 

O objetivo do FIES é que o aluno formado com curso superior consiga quitar a dívida, já que com acesso a educação superior a empregabilidade deveria aumentar no país, porém nos últimos anos não é o que tem ocorrido acontecendo grande número de inadimplência no programa FIES que faz com que o número de bolsas de financiamento para o programa seja reduzido. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.