Plataforma Freire

Plataforma Freire – Inscrições Disponíveis

De acordo com o site Wikipédia a Plataforma Freire foi criada no ano de 2009, é um ambiente de capacitação profissional para professores da Rede Pública de Educação Básica, a formação docente e interação do professor com as perspectivas profissionais de sua área é uma preocupação que desde a década de noventa objetiva a criação de cursos de capacitação por meio de interação com universidades parceiras e educação a distância.

Plataforma Freire

Apesar de muito discutida a criação dos ambientes de aprendizagem e principalmente da Plataforma Freire demorou para se tornar realidade, os cursos de capacitação de professores no Brasil em um primeiro momento tiveram que ser colocados sobre uma perspectiva que foi a falta de preparo dos docentes, desta maneira os professores que haviam se formado no Curso de Magistério de Nível Médio tiveram que se adaptar as novas diretrizes da educação e o estado passou a oferece aos docentes principalmente Cursos de Magistério de Nível Superior e Licenciaturas para Ensino Fundamental II e Médio.

No mês de julho deste ano de 2019 o Programa de Formação de Professores (PARFOR) encerrou as inscrições para Formação de Turmas, os candidatos que se inscreveram até julho ingressaram no segundo semestre deste ano nos cursos de 2° Licenciatura de Artes Visuais e 2°Licenciatura de Física na instituição de Ensino Superior Universidade Estadual de Londrina.

Programa de Formação de Professores Plataforma Freire

O Programa de Formação Profissional de Professores da Educação Básica (PARFOR) é uma ação da CAPES e Plataforma Freire que tem o objetivo de oferecer Cursos Gratuitos de Educação Superior para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência .

As instituições parceiras ficam responsáveis pela implementação dos cursos em ambiente de aprendizagem da educação a distancia para concorrer a oferta de cursos gratuitos é necessário fazer o cadastramento na Plataforma Freire. Veja, como concorrer a uma vaga em curso da Plataforma Freire:

  • Cadastrar Currículo na Plataforma Freire;
  • Solicitar Vaga Curso de Licenciatura da Plataforma Freire;
  • Deferimento da Solicitação de Vaga em Curso de Licenciatura;
  • Comprovar Exercício da Docência na Rede Pública de Educação Básica.

Divulgação da Plataforma Freire

No ano de 2017 ocorreram chamadas para professores que desejavam obter segunda licenciatura através da Plataforma Freire, foi veiculado na TV um anúncio que falava sobre Cursos de Licenciatura, o anuncio deixava dúvida sobre os Cursos Gratuitos e se eram destinados aos docentes e discentes também.

Este ano foram oferecidas Licenciaturas em Artes Visuais e Licenciatura em Física por meio da Universidade Estadual de Londrina, os cursos abertos da Plataforma Freire sempre são destinados as matérias com falta de professores, desta maneira cursos como Letras e Magistérios que possuem excedência de professores não são oferecidos pela plataforma.

Uma outra questão é relacionada ao público alvo da plataforma e quem pode fazer inscrição já que mesmo os professores não são informados sobre a possibilidade de inscrição, além disso existem diversas categorias de professores e eventuais sem contratação que não sabem quem pode e para quem não é permitido o ingresso em curso da Plataforma Freire.

Universidade Aberta do Brasil

A Universidade Aberta do Brasil foi criada com o objetivo de expandir a educação superior no país, oferecendo aos docentes possibilidade de ingressarem em curso de 2°licenciatura, além de oferecer cursos de licenciatura para profissionais de nível médio.

Sobre os pólos de atendimento presencial da Universidade Aberta do Brasil também se especulou a possibilidade de utilização dos Centros Unificados de Educação de São Paulo (CEU-SP), no entanto poucas são os cursos oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil e pólos de atendimento ainda são desconhecidos.

Para ingressar em um curso de licenciatura ou graduação da Plataforma Paulo Freire e  Universidade Aberta do Brasil é necessário fazer um cadastramento no site e aguardar publicação de edital de abertura de vagas ou concessão de bolsas de estudos.

Paulo Freire e a Plataforma Freire

A Plataforma Freire recebe este nome em homenagem ao Professor Paulo Freire autor da teoria do construtivismo, trabalhou na alfabetização de jovens e adultos brasileiros, criou a Teoria do Construtivismo que serve como base para o Projeto Pedagógico do Estado de São Paulo e criação da  Lei de  Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB).

Inscrições Plataforma Paulo Freire

A Plataforma Paulo Freire liberou esta semana acesso para página de inscrição através do cadastramento do e-mail e senha na plataforma, para ter acesso as inscrições em cursos da Plataforma Paulo Freire é necessário aguardar publicação do edital de abertura de vagas dos cursos de capacitação e licenciatura de professores oferecidos gratuitamente pela Plataforma Paulo Freie.

Veja, como se cadastrar na Plataforma Paulo Freire e aguarde publicação de edital para cursos de licenciatura da plataforma:

  1. Digite no navegador o endereço de acesso a Plataforma Freire: www.sso.capes.gov.br;
  2. Clique no link localizado abaixo do login Solicitar Cadastro;
  3. Informe o CPF e e-mail, a senha de acesso deverá ser fornecida através do e-mail cadastrado por isso informe corretamente o endereço de e-mail, e mantenha os dados sempre atualizados.
  4. Agora é só aguardar o edital e se inscrever nos cursos oferecidos pela Plataforma Freire.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *