enem 2020

Inscrições ENEM 2020 | Regras, Datas, Edital

As inscrições para o ENEM 2020 estarão abertas a partir do dia 11 de abril, este ano a novidade é a prova online que será aplicada para 100 mil candidatos do Exame Nacional que mede a qualidade do ensino médio de escolas públicas e particulares brasileiras, para participar do ENEM 2020 é necessário preencher a ficha de inscrição no site do ENEM até o dia 22 de maio.

enem 2020

 

Os candidatos que tiverem que realizar justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição deverão fazer até o dia 17 de abril, o período de justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição teve início no dia 4 de abril, os candidatos já podem acessar a Página do Participante ENEM [www.enem.inep.gov.br/participante], a Página do Participante ENEM poderá ser acessada apenas para os candidatos que já fizeram inscrição de anos anteriores e devem fazer a justificativa de ausência e candidatos que vão solicitar a isenção, os demais candidatos deverão acessar a página de inscrição do ENEM e ler edital para participar do exame.

As isenções deverão também ser realizada por meio de acesso direto da Página do Participante ENEM, clicando no botão azul Isenção, os candidatos que devem fazer solicitação de nome social transgênico deverão aguardar até o dia 25 de maio, a solicitação do nome social deverá se realizada por meio da Página do Participante ENEM na aba Atendimento Especializado, onde também serão realizados pedidos de acessibilidade e prova especial para deficientes físicos.

Qual a importância da Justificativa de Ausência?

Para os candidatos que irão solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição a justificativa de ausência deverá ser realizada por meio da Página do Participante ENEM, os candidatos que não justificarem ausência ficarão impedidos de realizar nova solicitação da isenção do pagamento da taxa de inscrição.

O período para Justificativa de Ausência é do dia 06 de abril ao dia 12 de abril, as inscrições para realizar a prova ENEM 2020 terão início no dia 11 de abril, a instituição Anísio Teixeira, organizadora da prova ENEM 2020 informa que neste ano a Justificativa de Ausência deverá ser realizada antes da inscrição ENEM.

Como fazer a solicitação do Isenção de Pagamento do ENEM 2020?

Para fazer a solicitação de Isenção do Pagamento de Taxa de Inscrição ENEM 2020 deverá ser utilizada a Página do Participante ENEM (Acesse AQUI), na Página do Participante ENEM foi criado um botão ” Isenção” ao abrir o endereço da Página do Participante ENEM os candidatos que vão participar pela primeira vez do Exame Nacional do Ensino Médio deverão clicar em “Isenção”.

pagina participante enem

O valor da taxa de inscrição deverá ser de R$85,00 (oitenta e cinco reais), a isenção do pagamento da Taxa de Inscrição deverá ser realizada na Página do Participante ENEM no período de 6 (seis) de abril até o dia 17 (dezessete) de abril, a isenção da taxa de inscrição deverá ser realizada anteriormente a prova ENEM. Veja, quais são os requisitos para solicitar a isenção da taxa de inscrição da prova ENEM:

  • Estar em Situação de Vulnerabilidade Social e Econômica com Inscrição no Cadastro Único (CADUNICO);
  • Bolsista Integral de Escola Particular Durante todo o Ensino Médio;
  • Estudante do Terceiro Ano do Ensino Médio de Escola Pública;
  • Estudante do Ensino Médio de Escola Pública.

Como Solicitar Atendimento Especial Deficiente Físico?

Para solicitar o atendimento especial o Deficiente Físico também deverá fazer na Página do Participante ENEM, após o preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de inscrição no valor de R$85,00 (oitenta e cinco reais) o estudante já terá acesso a Página do Participante ENEM.

A solicitação de Atendimento Especializado deve ser realizado do dia 11 (onze) de maio até o dia 22 (vinte e dois) de maio, o estudante deve estar munido de todos os documentos que comprove a deficiência deverão ser anexados a solicitação da Página do Participante ENEM.

Os candidatos que fazem uso de aparelho auditivo deverão informar na ficha de inscrição a necessidade de aparelho, porém o aparelho não passará pela averiguação como em anos anteriores, o candidato poderá comparecer normalmente ao local de prova para realização do exame, é de responsabilidade do candidato a manutenção do aparelho auditivo e pleno funcionamento.Os resultados da solicitação de atendimento especial serão informados a partir do dia 29 de maio.

Como Solicitar Nome Social?

A solicitação do Nome Social é destinada a candidatos transgênicos e uma das alternativas para atendimento especial na Prova do Exame Nacional do Ensino Médio, deve ser realizada até o dia 22 (vinte e dois) de maio e tem início no dia 11 (onze).

Os candidatos que desejam ser chamados pelo Nome Social deverão anexar documento de identidade com o novo nome ou solicitação do documento com Nome Social, após o preenchimento da ficha de inscrição o candidato que não solicitar isenção do pagamento deverá realizar apenas preenchimento da Solicitação do Nome Social na Página do Participante ENEM.

Os candidatos que solicitarem isenção do pagamento da taxa de inscrição deverão aguardar até o dia 11 (onze) para solicitar atendimento especial e Nome Social. Os resultados da solicitação serão divulgados na Página do Participante ENEM a partir do dia 29 de maio, os recursos poderão ser enviados do dia primeiro de junho até o dia 22 (vinte e dois).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *