Calendário e Feriados 2019 Datas

O ano de 2019 (dois mil e dezenove) tem 8 (oito) feriados que vão cair nos dias de semana e podem representar um dinheiro extra para quem trabalha no comércio ou um dia de folga, aos sábados temos 4(quatro) feriados, incluindo o dia 7 (sete) de setembro, Dia da Independência, para os trabalhadores do comércio estes dias ainda podem representar um dinheiro extra já para outros trabalhadores o feriado da independência não deve ser um dia de folga no ano de 2019 (dois mil e dezenove).

feriados 2019

Confira neste artigo este e outros feriados do ano de 2019 (dois mil e dezenove) e programe-se para o próximo ano! Veja também a história de cada um dos feriados comemorados no brasil e em outros países e saiba porque estes dias merecem ser lembrados.

1° Primeiro de Janeiro- Dia da Confraternização Universal

Dia da Semana- Terça Feira

Em 8(oito) de Janeiro de 1967 (mil novecentos e sessenta e sete) o Papa Paulo VI da ordem Franciscana Secular escreveu uma mensagem para a Organização das Nações Unidas (ONU) propondo a comemoração do Dia Mundial da Paz, a sugestão do Papa é que os festejos sucedessem o natal e fossem comemorado no dia 1° primeiro de Janeiro.

A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu então o dia 1° primeiro de janeiro como dia da Confraternização Universal, mesmo nos países onde é utilizado outros calendários o dia da Confraternização Universal é comemorado por todas as nações do planeta terra e representado por um aperto de mãos.

4 Quatro de Março- Início dos Festejos de Carnaval

Dia da Semana- Segunda Feira

No Brasil o Carnaval é comemorado em 3(três dias) e antecede a quaresma que é um período de jejum para a Igreja Católica, acredita-se que o Carnaval é uma festa que tem origem na Grécia Antiga onde na mesma data era saudada a fertilidade.

O carnaval brasileiro é conhecido mundialmente pelos desfiles das escolas de sambas no brasil, em diversas localidades é comemorado de diversas maneiras, no norte e nordeste são realizadas festas com danças típicas como o frevo por exemplo, já na Bahia os trio elétricos são puxados por famosos e anônimos que comemoram o carnaval.

19 Dezenove de Abril- Sexta Feira da Paixão

Dia da Semana- Sexta Feira

A Sexta Feira da Paixão ou Dia da Paixão de Cristo é feriado nacional e dia que Jesus Cristo foi crucificado, segundo os escritos da bíblia Jesus Cristo foi crucificado em uma sexta feira, os dias que antecedem a crucificação de Jesus Cristo também são lembrados pela igreja católica com o período da quaresma, é tempo um tempo de luto para a igreja onde os santos ficam cobertos por um pano roxo, porém e tempo de pensar sobre os ensinamentos de Jesus Cristo com a certeza de que ele ressuscitaria após a crucificação.

Jesus Cristo carregou a cruz onde seria crucificado, foi torturado pelos soldados romanos e antes de sua morte previu que seria traído por Judas Escariote durante a Santa Seia, após a crucificação passaram-se três dias e Jesus Cristo ressuscitou no mesmo dia em que os romanos comemoravam a Páscoa, o Domingo de Páscoa é comemorado como dia que jesus ressuscitou.

21 Vinte e Um de Abril- Domingo de Páscoa

Dia da Semana – Domingo

O Domingo de Páscoa é a data que Jesus Ressuscitou, após a crucificação Jesus que havia sido colocado em uma cripta morto, ressuscitou e apareceu nos céus para provar a todos que era filho de Deus, com sua crucificação todos os pecados do mundo foram perdoados pois ele era o filho do pai.

A data da páscoa já devia ser comemorada no segundo domingo do mês de abril, é próximo a lua cheia os romanos segundo a bíblia preparavam as comemorações da páscoa quando Jesus foi crucificado e ressuscitou, a páscoa cristã e judaica é comemorada na mesma data e pelo motivo da ressurreição de Jesus Cristo.

21 Vinte e Um de Abril- Dia de Tiradentes

Dia da Semana- Domingo

No dia 21 de Abril também é comemorado o Dia de Tiradentes, feriado nacional em homenagem ao herói da Inconfidência Mineira que lutou pela independência do Estado de Minas Gerais, Joaquim José da Silva Xavier foi executado e morto pelo exército do império de D.Pedro II que lutava contra os republicanos.

1° Primeiro de Maio- Dia do Trabalhador

Dia da Semana- Quarta Feira

No dia 1° primeiro de maio foram realizadas passeatas na Inglaterra no século XIX é lembrado como um período de luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e emprego, a data foi escolhida por ser a data em que foi instituída a jornada de 8 (oito) horas de trabalho, acabando com as longas jornadas sem fim.

O Dia do Trabalhador é lembrado como uma data comemorativa das reivindicações trabalhistas e lutas de operários que marcaram o período entre guerras no século XIX, quando foi instituído os direitos dos trabalhadores, jornada de trabalho e fim do trabalho infantil.

7 sete de setembro- Independência do Brasil

Dia da Semana- Sábado

A independência do Brasil foi declarada por D.Pedro I no dia 7 de setembro do ano de 1822 pelo imperador D.Pedro I a fim de impedir que o Império Brasileiro torna-se novamente colônia de Portugal, após a volta da família real para Portugal D.Pedro esteve a frente do reinado instituído por D.João quando fugiu para o Brasil.

Após a volta da família real portuguesa ficaram no Brasil D.Pedro e sua esposa Leopoldina, D.Pedro era príncipe regente da coroa portuguesa, apesar de fiel a seu pai D.Pedro vê se obrigada a declara independência de Portugal e as margens do Rio do Riacho do Ipiranga no dia 7 (sete) de setembro de 1822 é declarada independência por D.Pedro que gritou: Independência ou Morte! a frente das tropas portuguesas e sobre um cavalo branco o príncipe tornara-se Imperador do Brasil.

12 Doze de Outubro- Dia de Nossa Senhora Aparecida

Dia da Semana- Sábado

No dia 16 (dezesseis) de junho de 1930 (mil novecentos e trinta) o Papa Pio proclamou Nossa Senhora Aparecida como a padroeira do Brasil, 50 (cinquenta) anos depois o dia 12 de outubro foi escolhido para comemorar o Dia da Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida, na mesma data é comemorado também o Dia das Crianças.

02 Dois de Novembro- Dia de Finados

Dia da Semana- Sábado

O Dia de Finados é um dia importante para a tradição católica que acredita que as orações dos vivos auxiliam na intercessão junto a Deus para que aqueles que se foram recebam o perdão, no Dia de Finados são realizadas visitas aos cemitérios e orações para que as pessoas mortas sejam livradas do purgatório e conheçam o reino dos céus.

15 Quinze de Novembro – Proclamação da República do Brasil

Dia da Semana- Sexta Feira

A Proclamação da República aconteceu no dia 15 (quinze) de novembro do ano de 1889 (mil oitocentos e oitenta e nove), na Praça da Aclamação ( atual Praça da República) localizada no estado do Rio de Janeiro, na data um grupo militar do exército brasileiro destituiu o imperador e império parlamentar instaurado por D.Pedro após a independência do Brasil.

Os militares assumiram o poder do Brasil, o evento também é conhecido como Golpe Contra o Império Brasileiro, foi instaurada no lugar do império a República Brasileira e o líder da revolta e golpe Marechal Deodoro da Fonseca tornou-se o primeiro presidente do Brasil.

20 Vinte de Novembro- Dia da Consciência Negra

Dia da Semana- Quinta-Feira

O Dia da Consciência Negra foi criado no ano de 2003 (dois mil e três), é celebrado no Dia 20 (vinte) de novembro na maioria da cidades e  estados brasileiros, Alagoas, Amapá, Amazonas, Goiânia e Goiás, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, São Paulo, Florianópolis e Joinville.

A foi escolhida para homenagear Zumbi dos Palmares, o principal líder abolicionista brasileiro que lutou contra a escravidão no Brasil , foi morto no dia 20 (vinte) de novembro do ano de 1695 (mil seiscentos e noventa e cinco).

25 Vinte e Cinco de Dezembro- Natal

Dia da Semana- Quarta Feira

O Dia de Natal é a data que é comemorado o aniversário de Jesus Cristo, filho de deus concebido sem pecado pelo espírito do criador foi gerado por Maria e nasceu homem, seu pai na terra foi José, antes de seu nascimento o imperador romano pediu que fosse morta todas as crianças nascidas no mês de dezembro pois o único rei dos impérios seriam aqueles de sua dinastia.

A Sagrada Família, como é chamada a união de Maria, José e o filho Jesus, fugiu , Jesus nasceu então em uma manjedoura, que ficava nos fundos de uma taberna cedida pelo comerciante para abrigar Maria e José, na mesma data foi vista uma estrela cadente por três reis magos, a estrela  traçou um caminho que levava até a manjedoura.

Jesus veio ao mundo no dia 25 (vinte) e cinco de dezembro, e foi coberto de presentes pelos reis que chegaram no dia 6(seis) de janeiro, trazendo perfume, ouro e incenso para presentear o filho de Deus, logo a família partiu levando os presentes e a criança estava salva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *