ENEM Digital 2021

ENEM Digital 2021 | Entenda Como Vai Funcionar

Este é o primeiro ano que será realizada a Prova do ENEM Digital, o Governo Federal prevê que até o ano de 2026 o ENEM deve ser totalmente digital, as provas digitais devem ser realizadas em laboratórios de informática presentes nas universidades onde a versão impressa já é aplicada. 

ENEM Digital 2021

Neste ano excepcionalmente será realizada a prova em dias diferentes dos demais candidatos, a versão digital que está sendo testada vai ocorrer nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, a redação não será feita no computador por isso os candidatos deverão comparecer aos locais de prova com caneta preta. 

O local de realização da Prova ENEM Digital já está disponível na página do participante ENEM [www.enem.inep.gov.br/participante], os candidatos poderão imprimir o conteúdo do endereço ou anotar em folha de papel, o acesso a página do participante é feito com a senha cadastrada na Página do Participante e Acesso.Gov, após a realização da prova os candidatos poderão verificar nota e resultados do gabarito neste mesmo endereço. 

Na data da realização da prova pode ser necessário o número de inscrição do participante, que está disponível junto ao cartão com endereço do local de prova na Página do Participante ENEM, os candidatos deverão comparecer ao local de provas munidos de caneta preta e documento de identidade, também é importante a utilização de máscaras, a organizadora da prova fornecerá álcool em gel para a manipulação das provas. 

O que é o ENEM Digital 

O ENEM Digital é a versão digital da prova de avaliação do Ensino Médio que acontece todos os anos no Brasil, além da versão digital o ENEM Digital também conta com uma versão aplicada a brasileiros que residem no exterior e a versão para jovens e adultos que desejam participar do exame e encontram-se em unidade prisionais de estados e municípios brasileiros.

A aplicação do ENEM Digital está em fase de teste e deve acontecer pela primeira vez neste ano de 2021 nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro em laboratórios de informáticas de unidades de ensino superior que já participam da aplicação do teste, os candidatos deverão comparecer a unidade de ensino munidos do número de inscrição, caneta preta para a realização da prova de redação e máscaras, é obrigatória a utilização de máscaras em todos estados e municípios brasileiros. 

prova ENEM Digital 2021

Quando será aplicada a prova do ENEM Digital 

A prova ENEM Digital deve ser aplicada no dia 31 de janeiro e 7 de fevereiro , a prova de redação não será feita pelo computador os candidatos deverão utilizar folha de correção pautada e caneta preta, também a folha de chamada que deve ser assinada antes da prova deve ser assinada com a caneta do candidato, esta é uma medida necessária para o combate do contágio pelo novo corona vírus COVID-19. 

Para a realização da prova no computador não será necessário o preenchimento do gabarito com as alternativas, o candidato deve ler o conteúdo e responder as questões clicando na alternativa que julgar correta, o candidato também poderá  preencher o rascunho do gabarito para conferência das alternativas na divulgação do gabarito da prova ENEM que deve ser feita na Página do Participante ENEM.

Como vai ser a Correção da Prova? 

A Correção da Prova de Alternativa do ENEM Digital não passará pela leitura digital das alternativas do candidato, as respostas devem ser inseridas em questionário aberto pelo candidato na data do exame, o questionário será exibido em plataforma criada para a realização da prova, o acesso será realizado por meio de senha na data da prova e deverá ser feito apenas no laboratório escolhido para realização do ENEM Digital. 

A prova de redação continua sendo escrita manualmente em folha de resposta e será digitalizada por meio do escaneamento para correção da banca examinadora do ENEM, composta de professores treinados pela Fundação Getúlio Vargas em Curso de Corretores de Prova ENEM, para participar do curso é necessário ter ensino superior completo e receber convite da fundação.

O ENEM continua sendo corrigido com base nas cinco competências para formação na educação de nível médio no Brasil, que avaliam o domínio da modalidade escrita, interpretação de texto, capacidade de interpretação de gráficos, utilização e compreensão da linguagem matemática e raciocínio lógico, conhecimento das ciências em aspectos importantes para a cidadania e no cotidiano da atualidade. Na prova de redação também será avaliada a capacidade de conclusão do texto dissertativo e apresentação de solução do problema com base em aspectos dos direitos humanos presente em toda a elaboração da prova e escolha do tema. 

Como vai ser a divulgação dos resultados? 

A divulgação dos resultados da prova deve seguir os mesmos critérios de anos anteriores , as provas estarão disponíveis para todos os candidatos no dia 29 de março de 2021 depois das 12:00 h.s. (doze horas) horário do almoço, ou no período da tarde. 

Os resultados do ENEM poderão ser utilizada para concorrer a bolsas de estudos em escolas públicas e particulares,  quem participa pela primeira vez do exame poderá fazer acesso no sistema SISU com o número de inscrição do ENEM a nota será automaticamente conferida ao sistema como parte das informações pessoais do participante, após divulgação dos resultados os candidatos devem logar na Plataforma SISU para concorrer a bolsas de estudos.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *