e-titulo

E-Título | Conheça o Título de Eleitor Digital

e-titulo

O APP E-Título já existe e pode ser baixado pelas plataformas ios ou Android, com o E-Título você tem uma via digital sempre a mão por meio do celular ou smartphone, o documento tem uma versão digital com todas as informações da versão impressa oferecendo maior soluções relacionadas aos conteúdos eleitorais do cidadão brasileiro.

O novo Título Eleitoral tem a mesma função do título impresso e pode ser apresentado para votar no dia da eleição, desta maneira é necessária a apresentação dos documentos com foto caso o eleitor não tenha realizado o cadastro biométrico, qualquer pessoa pode baixar o aplicativo para utilizar o e-título.

O aplicativo oferece informações como situação do título eleitoral, justificativa em caso de não comparecimento as eleições, local de votação e muito mais, na versão impressa era necessário comparecer ao cartório eleitoral para obter a Certidão Eleitoral, na nova versão digital o documentos está disponível para impressão no formato A4 de sulfite simples e pode ser utilizado para qualquer fim.

Saiba neste artigo como baixar e utilizar o E-Título!

Versão Digital do Título de Eleitor

A versão digital do Título de Eleitor foi lançada no mês de janeiro do ano de 2017, mas nesta data foram realizados apenas testes , a mesma versão considerada estável começou a ser utilizada no dia 3 de outubro do ano de 2018, considerada a melhor para utilização é esta a versão disponível na Loja de Aplicativos.

A informação da Wikipedia é que o aplicativo está em desenvolvimento porém os indicadores de qualidade e a Justiça Eleitora acreditam que a utilização do modelo atual é a ideal por isso qualquer cidadão brasileiro que deseja utilizar a versão digital do Título Eleitoral já pode baixar o aplicativo no celular ou Smartphone.

O novo aplicativo possui 5.0 MB Android e 13.8 MB iOS, para obter mais informações sobre o E-Título entre no site do TSE [www.tse.jus.br/eleitor/serviços/aplicativo-e-título], o aplicativo do Título de Eleitor tem um formato diferente que mantém um visual parecido com a versão impressa, porém é possível realizar outras funcionalidades por meio de sua utilização como acesso a certidões eleitorais e justificativa de ausência.

Quem Pode Utilizar o E-Título?

Para utilizar o E-Título é necessário estar quite com as obrigações eleitorais, não é possível a utilização do aplicativo para cidadão que não compareceram nos colégios eleitorais para votação na última eleição e não justificaram o motivo da falta.

Os cidadãos e eleitores que não fizeram o cadastro biométrico podem solicitar o E-Título e baixar nos celulares e smartphones, porém a Versão Digital do Título de Eleitor não receberá fotografia, sendo necessária a apresentação de um documento com foto para utilização.

Os eleitores que estiverem quite com suas obrigações eleitorais e já fizeram o cadastramento biométrico poderão utilizar sem problemas a nova versão do E-Título com foto e apresentar o Título de Eleitor Digital na sala do colégio eleitoral onde participam da votação sem a necessidade de apresentação de um documento com foto.

Benefícios do Formato Digital de Título de Eleitor

Além de oferecer maior comodidade aos eleitores em relação a emissão de Certidão de Quitação Eleitoral e Justificativa de Ausência, o aplicativo E-Título também representa uma economia para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já que não será mais necessário impressão de segunda via dos títulos de eleitores e certidões de Quitação Eleitora.

As atualizações cadastrais como mudança de endereço devem se tornar mais fáceis de serem realizadas por meio do novo Formato Digital de Título de Eleitor, é possível encontrar endereço dos cartórios eleitorais e fazer agendamentos se necessário.

A maior comodidade do Formato Digital do Título de Eleitor é relacionada a Certidão de Quitação Eleitoral, isso porque por meio do aplicativo é possível visualizar, imprimir e até utilizar a versão digital por meio do QR- Code para qualquer fim como por exemplo contratação de funcionários públicos, a Certidão de Quitação Eleitoral é um comprovante de que o eleitor compareceu ao colégio eleitoral nas últimas eleições, votou e está quite com as obrigações eleitorais, a certidão é obrigatória para contratações em repartições públicas.

Como Baixar e Utilizar E-Título

como usar o e-titulo

  1. Para baixar o E-Título é muito simples basta clicar no link Google Play ou App Store.
  2. Vai aparecer alguns aplicativos do TSE, clique no ícone com a descrição E-Título.
  3. Para ter acesso as informações do E-Título é muito simples digite o nome e sobrenome do eleitor, nome da mãe, nome do pai, data de nascimento e número de inscrição do título, pressione o botão acessar para ter acesso a versão digital do seu título de eleitor.
  4. O ícone do E-Título ficará presente na tela de seu celular e poderá ser utilizado a qualquer tempo, além de utilizar a versão digital para votar no dia das eleições, o eleitor também tem acesso a uma versão para impressão da Certidão de Quitação Eleitoral e outras funcionalidades do aplicativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *