Diploma Digital MEC

Diploma Digital MEC Como Funciona?

Diploma Digital MEC

Os alunos que concluírem o Ensino Superior neste ano de 2020 já entram na era da digitalização com acesso ao Diploma Digital, por meio da Portaria N°330 de 5 de abril de 2018 o Governo Federal instituiu o Diploma Digital como principal formato da Certificação de Nível Superior.

As instituições de Ensino Superior do Brasil devem se adaptar até o ano de 2022, quando será extinto o Formato Impresso de Diploma do Nível Superior no Brasil, é possível que o antigo formato ainda seja emitido pelas instituições, porém será necessário pagamento de taxa extra para emissão do documento, como já é realizado.

O objetivo é que o Formato Digital seja o principal formato de Diploma de Nível Superior, sem que haja necessidade de Diploma Impresso para comprovação da escolaridade, a lei ainda está sendo discutida mas o novo formato deverá seguir regras de normatização conforme Art. 48 Inciso VI e 54 Lei 9.394 de 1996 e Decreto 9235 de Dezembro de 2007 de acordo com as diretrizes da Certificação Digital.

Como deverá ser armazenado o Diploma Digital?

O Diploma Digital poderá ser armazenado no celular ou tablet, deve possuir o formato de PDF com Histórico Anexo que é lido por todos os celulares da nova geração, ao fazer o download do documento o aluno poderá utilizar o Diploma Digital para diversos fins.

As pastas do dispositivo poderão ser utilizadas para organização do documento, quando baixado os documentos do Formato PDF são automaticamente armazenados em duas pastas Documentos (que recebe este nome para se distinguir da pasta imagens) e também Pasta de Download (que além dos documentos abriga outros materiais de download). É possível que seja necessário a abertura de uma nova pasta para colocar documentos digitais como Certificados, RG e Carteira de Habilitação Digital, isso pode ser feito pelo próprio usuário do dispositivo celular ou tablet.

Como deve ser solicitado o Diploma Digital?

O Diploma Digital deve ser solicitado na Secretaria da Escola ou Secretaria Digital, atualmente no Brasil a maioria dos cursos superiores possuem sistema de aprendizagem à distância, Blackboard ou Sala de Aula Invertida com acesso a Secretaria Digital.

A Solicitação da Certificação Digital somente poderá ser feita após a formação no curso, é um link da Secretaria Digital com prazo para ser exibido, alguns alunos por ansiedade e curiosidade costumam fazer a busca do Certificado Digital assim que recebem o resultado da prova de final de ano ou Trabalho de Conclusão de Curso, porém o Certificado Digital somente é liberado após lançamento de todas as notas e aprovação do aluno.

A Certificação Digital é recebida no meu e-mail? 

Sim, o e-mail é o principal meio de comunicação da universidade e secretaria digital com os alunos é recomendado que o aluno matriculado em curso superior utilize apenas uma conta segura do início ao final do curso, evitando problemas de comunicação.

Os Cursos de Educação à Distância possuem páginas destinadas a Certificação Digital que é exibida automaticamente após a conclusão do Curso EAD, na maioria das universidades é necessário a solicitação da Certificação Digital na Secretaria Digital do Curso Superior.

O Certificado Digital poderá ser impresso? 

Sim, o Certificado Digital pode ser impresso por você em sulfite, no caso de solicitação da impressão pela universidade é fornecido um papel especial para impressão e opção de estojo de couro, algumas universidades tradicionais oferecem como opção a impressão em couro também que deve ser paga.

A impressão em sulfite possui todas as informações digitalizadas bem como a assinatura digital da reitoria, coordenador ou responsável pelo curso, número de aprovação do curso no Ministério da Educação (MEC), tipo de habilitação e outras informações pertinentes a certificação digitalizada.

Posso utilizar a Certificação Digital para quais fins? 

A Certificação Digital é igual o Diploma Impresso e pode ser utilizado como comprovação da escolaridade de nível superior , título em concursos públicos, eliminação de conteúdos para uma segunda graduação e outros, podendo ser necessário a impressão do documento.

A xerox da impressão da Certificação Digital também pode ser apresentada para fins comprovação de títulos?

Sim, em alguns casos como comprovação de títulos em concursos públicos é solicitada a xerox dos documentos, ao receber o certificado digital você pode fazer uma impressão colorida e depois tirar xerox do diploma quando necessário para apresentação de comprovação de título ou outro fim.

Posso tirar xerox autenticada do Certificado Digital?

Algumas universidades solicitam xerox autenticada do Certificado e Diploma de Nível Superior para ingresso no Curso de Mestrado, para fazer a xerox autenticada do Certificado Digital é necessário comparecimento em cartório com o documento já impresso, desta maneira o cartório confirmará as informações da Certificação Digital junto a universidade e fornecerá um selo de documento autenticado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *