Cursos Gratuitos do MEC 2020- Programa Novos Caminhos

O Programa Novos Caminhos foi lançado no mês de outubro de 2019, além de oferta em cursos profissionalizantes o programa também prevê aumento em cursos de Educação a Distância e cursos oferecidos nas instituições federais espalhadas em todo o território nacional, o programa é uma criação do Governo Federal que contará com a parceria de diversas instituições de ensino profissionalizante. 

Um estudo mostra que a Educação Profissionalizante aumenta em 80% a empregabilidades do profissional com Ensino Médio, em países como o Estados Unidos da América onde o projeto pedagógico permite a escolha de conteúdos para o futuro profissional grande parte da população tem acesso ao ensino profissionalizante e realiza atividades na área que escolheu. 

No Brasil o Ensino Profissionalizante contempla o Projeto Pedagógico por meio da implementação dos cursos profissionalizantes de instituições como SENAI, SENAC e Instituto Paula Souza, além das federais FATEC, IFTM, ITA, FUNSAT, IFPE e os Institutos Federais que oferecem vagas na Educação Profissionalizante de acordo com o Projeto Pedagógico de cada instituição. 

Programa Novos Caminhos

No site do Programa Novos Caminhos [www.mec.gov.br/novoscaminhos]é possível realizar inscrição para vagas remanescentes de Instituições Federais localizada principalmente no norte e nordeste, além do Distrito Federal, as vagas são para cursos livres com duração de 80 h.s. (oitenta horas), o acesso pode ser realizado de casa sem precisar ir até a instituição. No final deste artigo nós do Guia da Web preparamos um passo a passo para realizar inscrição no Programa Novos Caminhos. 

Além das instituições federais o Programa Novos Caminhos criado pelo Governo Federal também conta com oferta de vagas em diversas instituições de ensino profissionalizante, as vagas ofertadas por outra instituições devem seguir o Projeto Pedagógico e programação do programa que já é colocado em prática. 

Instituições Parceiras do Programa

Nas Instituições federais são publicados editais quando surgirem novas vagas, algumas instituições oferecem cursos livres na modalidade de educação à distância onde não existe a necessidade de fazer prova para ingressar no curso, já para os cursos técnicos profissionalizante é necessário aguardar a publicação do edital, para se inscrever em cursos técnico profissionalizantes do Programa Novos Caminhos entre no site da instituições e veja se o edital já foi publicado, o programa também conta com endereço para inscrição em cursos profissionalizantes das instituições parceiras. Veja, as instituições federais parceira do Programa Novos Caminhos: 

  • Instituto Federal da Bahia: Vagas em cursos de programador de web na modalidade Educação à Distância.
  • IFTM: Instituto Federal do Triângulo Mineiro.
  • FUNSAT: Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (MS). 
  •  IFPE: 960 Vagas Cursos de Qualificação Profissional.
  • Instituto Federal de Brasília
  • Instituto Federal de Goiânia. 
  • Instituto Federal do Rio Grande do Norte. 
  • Instituto Federal de São Paulo.

Programa de Educação Continuada

Por meio da oferta de vagas no Programa Novos Caminhos o Governo Federal deve continuar apoiando a formação profissionalizante de alunos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade certa, desta maneira serão ofertadas vagas na modalidade Educação Continuada de instituições parceiras e instituições federais do programa. 

Os candidatos a ingressarem na modalidade de Educação Continuada do Programa Novos Caminhos deverão optar por curso que contempla conteúdos do Ensino Médio ou Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) além destes conteúdos o estudante também terá acesso aos cursos de Formação Profissionalizante que pode ser Livre de Qualificação Profissional ou Técnico Profissionalizante. 

Os cursos de Qualificação Profissional possuem carga horária de 120 h.s. (cento e vinte horas) e 80 h.s. (oitenta horas ) já a Formação Técnica Profissionalizante tem cursos com duração de no mínimo 1.200 (mil e duzentas horas), nesta modalidade o aluno receberá uma certificação única de conclusão do Ensino Médio e Curso Técnico Profissionalizante, optante pela formação integral de acordo com o Projeto Pedagógico da instituição. 

Inscrição Programa Novos Caminhos 

O Programa Novos Caminhos abriu inscrições para cursos da Modalidade Educação à Distância que poderão ser concluídos ainda este ano, além dos cursos oferecidos pelas Instituições Federais o Programa Novos Caminhos também oferece vagas para cursos de diversas áreas do conhecimento veja,  nosso passo à passo e faça uma busca no site por meio do endereço cidade e estado: 

  1. Entre no endereço do MEC Programa Novos Caminhos: www.mec.gov.br/novoscaminhos.
  2. Leia o conteúdo sobre o Programa Novos Caminhos, role a página e escolha o curso que deseja fazer são oferecidos diversos cursos de acordo com o Projeto Pedagógico de cada instituição o programa oferece cursos de idiomas, cursos profissionalizante da área de informática, curso de maquiagem e língua brasileira de sinais. 
  3. Depois que escolher o curso que deseja fazer, escolha uma instituição, a maioria das vagas estão concentradas na região norte , nordeste e cidade de Goiânia os cursos são de Qualificação Profissional oferecidos por Instituições Federais, no sudeste os alunos podem contar com cursos profissionalizantes da FIRJAN , SENAI, SENAC e Instituto Paula Souza e se inscrever no site. 
  4. O site do Programa Novos Caminhos vai mostrar o local onde deve realizar a inscrição, será mostrado o nome da instituição, número de vagas para o curso escolhido e link para acesso ao site, clique no link para fazer a inscrição. Boa Sorte! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *