Crédito PRONAMPE – Como Funciona, Como Solicitar

No dia 8 de julho de 2020 o Governo Federal aprovou medida de auxílio as pequenas empresas no período de quarentena e isolamento social causado pelo corona vírus COVID-19, o Crédito PRONAMPE tem objetivo de atender  4,58 milhões de empresas elegíveis. 

A Linha de Crédito do Programa Nacional de Apoio as Pequenas Empresas (PRONAMPE) vai oferecer um crédito de 30% do faturamento mensal ou 50% do capital social declarado pela empresa do ano de 2019 (dois mil e dezenove), último recolhimento realizado do Simples Nacional ou Declaração de Imposto de Renda.

O Programa será destinado as micro e pequenas empresas que estão passando por problemas ocasionados pela pandemia neste ano de 2020, as micro e pequenas empresas que estiverem no perfil do PRONAMPE receberam comunicado do Governo Federal com as informações sobre linha de crédito PRONAMPE e como realizar o empréstimo. 

Veja, no artigo que o Guia da Web preparou para você, informações sobre PRONAMPE, como vai funcionar e como conseguir o empréstimo que o Governo Federal do Brasil aprovou para auxílio da micro e pequenas empresas que sofreram impactos da pandemia causada pelo corona vírus COVID 19!                 

Comunicado PRONAMPE – Como Conseguir o Empréstimo do PRONAMPE?

Para conseguir empréstimo do Programa Nacional de Apoio a Micro e Pequenas Empresas o empresário que sofre com os impactos da economia causado pela pandemia do corona vírus COVID-19 deverá aguardar comunicado do Governo Federal com informações relacionadas ao PRONAMPE.

O comunicado será enviado por meio de acesso ao e-CAC ou site do Simples Nacional, as empresas terão até o dia 17 de agosto para contratar o crédito PRONAMPE, poderão oferecer a linha de crédito do Programa Nacional de Apoio a Micro e Pequenas Empresas os bancos nacionais Caixa e Banco do Brasil e Bancos Privados. 

A contratação do PRONAMPE somente poderá ser realizada por meio da informação da hashcode ao banco que oferecerá o crédito do Programa Nacional de Apoio a Pequenas e Micro Empresas, a haschcode deverá ser enviada por meio da Caixa Postal do e-CAC para as empresas que estiverem dentro do perfil do crédito emergencial. 

  • Contração por meio de hashcode enviada na caixa postal e-cac.
  • Até o dia 17 de agosto de 2020. 
  • Crédito emergencial destinado a pequenas e micro empresas que sofrem impactos na economia causado pela pandemia do corona vírus COVID-19.
  • A contratação poderá ser realizada por meio de bancos nacionais Caixa e Banco do Brasil e bancos privados. 

 

Como vai funcionar o crédito PRONAMPE?

As empresas que sofreram impactos com a pandemia do corona vírus COVID- 19 poderão contratar com duas linhas de créditos criadas pelo Governo Federal para atendimento emergencial a micro e pequenas empresas o programa foi aprovado no início deste mês e tem como objetivo atender empresas recém inauguradas e micro e pequenas empresas com mais de um ano de funcionamento. 

Para fazer a contratação do PRONAMPE é necessário ter declarado o imposto de renda do ano de 2019, o Programa Nacional de Atendimento Emergencial as Micro e Pequenas Empresas oferecerá linha de crédito de 30% do valor mensal arrecadado pela empresa ou 50% do capital de giro que poderão ser pagos em até 36 (trinta e seis) meses ou seja a empresa terá 3 (três) anos para fazer pagamento do valor emprestado a instituição que realizará o empréstimo Caixa, Banco do Brasil ou Bancos Privados. 

  • Para conseguir o crédito PRONAMPE é necessário ter declarado o Simples Nacional ou Imposto de Renda.
  • O valor do Empréstimo poderá ser de 30% do valor mensal arrecadado pela empresa ou 50% do capital de giro. 
  • Empresas com menos de um ano de existência deverão solicitar valor máximo de 50% do capital declarado no Imposto de Renda 2019. 
  • O pagamento do poderá ser realizado em até 36 (trinta e seis ) meses ou 3 (três) anos.

 

Posso contratar o PRONAMPE sem precisar sair de casa, pela internet ou aplicativo? 

O crédito PRONAMPE poderá ser contratado por meio do site ou aplicativo das principais instituições financeiras e bancos privados, para fazer a contratação é necessário ir até o e-cac ler o comunicado que informa o perfil da empresa para a contratação da linha de crédito e imprimir ou baixar o hashcod do comunicado que deve ser apresentado para instituição financeira que concede o empréstimo. 

Estão previstas linhas de crédito em diversas instituições de bancos privados por enquanto o Banco Santander, Banco Bradesco e Banco Itaú já confirmaram participação no programa, o banco digital Nubank possui informações sobre o programa porém informa que até o momento não comporta uma linha de crédito para pessoa física. 

No site do Baco Itaú [www.itau.com.br/empresas/empréstimo-e-financiamentos] a linha de crédito já possui uma página com perguntas e respostas, orientações para conseguir o empréstimo, porém a contratação ainda não está disponível, o Itaú informa que mesmo com saldo negativo do cheque especial as pequenas e micro empresas poderão participar do Programa Emergencial de Atendimento a Micro e Pequenas Empresas. Veja, como poderá ser realizada a contratação do PRONAMPE por meio do Banco Itaú: 

  • A empresa poderá fazer o pagamento da primeira parcela após 6(seis) meses da contratação;
  • É necessário hashcode do e-Cac para contratar PRONAMPE;
  • Pessoa jurídica com saldo negativo no e-Cac poderá pagar o empréstimo;
  • A taxa de juros SELIC será de +1,25% ao ano. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *