Consultar INSS pela Internet

Consultar INSS pela Internet

O INSS oferece serviços de atendimento online que buscam agilizar o atendimento de trabalhadores, aposentados e pensionistas, desta maneira criou o Meu INSS que funciona por meio do site e também aplicativo da internet, para fazer consultas no meu INSS é preciso fazer cadastro de uma senha e informar o número do CPF no site ou aplicativo. 

Após o cadastramento o usuário poderá consultar diferentes serviços desde andamento de processo de aposentadoria até data da perícia para trabalhadores afastados por doença ou acidente de trabalho, o Meu INSS oferece também outros serviços como extrato de pagamento de benefício, simulações e conta com uma página de pergunta e respostas para auxiliar os usuários. 

O aplicativo Meu INSS oferece todas as facilidades do site, por meio do aplicativo o usuário pode realizar o cadastramento da senha e começara utilizar o serviços do INSS, preparamos neste artigo um passo a passo de como baixar o aplicativo no seu celular, além disso veja também como Consultar Situação do Benefício no site ou aplicativo Meu INSS. 

Em caso de dúvidas o INSS oferece serviço de teleatendimento

Ligue INSS: 135

Consultar INSS pela Internet

Pedir Consulta da Situação do Benefício 

A Consulta da Situação do Benefício deve ser realizada por meio do site ou aplicativo, no menu Consulta da Situação do Benefício o usuário poderá consultar e acompanhar o processo de solicitação do pedido de aposentadoria, para fazer a consulta o usuário deve baixar o aplicativo Meu INSS ou visitar o site do INSS. 

Para fazer a consulta é necessário além do cadastramento ter em mãos o Número do Benefício e Data de Nascimento do Beneficiário, quando um pedido de aposentadoria é negado o cidadão poderá entrar com pedido judicial, neste caso a consulta deverá ser feita por meio de Processo Judicial no site da Justiça Federal.

O Sistema informa qual a situação do Processo de Aposentadoria por meio de três definições Deferido, Habilitado ou Indeferimento, veja o que cada uma destas definições significa:

  • Habilitado: Se ao consultar a situação do benefício aparecer a definição Habilitado, significa que os documentos foram entregues ao INSS e estão sobre Análise. 
  • Deferido: A situação Deferido significa que o pedido foi autorizado, é só aguarda para começar a receber a aposentadoria. 
  • Indeferido: A situação indeferido significa que o benefício foi negado, o trabalhador poderá entrar com processo judicial . 

Pedir Aposentadoria Especial no Site Meu INSS

A aposentadoria especial é concedida aos usuário que trabalham em condições insalubres, é possível se aposentar com 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos de contribuição com o INSS, para acompanhar a solicitação do pedido de aposentadoria especial o trabalhador pode utilizar a Consulta de Benefício do site Meu INSS ou no aplicativo. 

Para solicitar ou fazer pedido de aposentadoria especial o trabalhador também pode utilizar o Meu INSS, clicando ou deslizando no meno Aposentadoria Especial é possível fazer o agendamento para comparecimento em uma Agência de Atendimento do Meu INSS, o agendamento deve ser feito por meio da opção “Aposentadoria por tempo de contribuição” que aparecerá durante o preenchimento das informações no site. 

Todos os tipos de aposentadoria podem ser solicitados e agendados por meio do site Meu INSS, caso não tenha uma senha cadastrada ao clicar no botão amarelo Agendar o usuário terá acesso de duas maneiras por meio de usuário e senha cadastrado ou se preferir na opção cadastre uma senha, digite o número do CPF e prossiga com o cadastramento. É importante que o usuário guarde a senha de acesso cadastrada já que todas as informações relacionadas a aposentadoria poderão ser obtidas por meio do site ou aplicativo INSS. 

Agências de Atendimento

 Após fazer o agendamento no site ou aplicativo o usuário deverá comparecer a uma Agência indicada para apresentação dos documentos, e efetivação da entrada do pedido de aposentadoria, o usuário que não comparecer a agência de atendimento perderá a vez e deverá fazer um novo agendamento. 

O preenchimento do cadastro de senha ou agendamento do pedido de aposentadoria no site ou aplicativo Meu INSS não é a efetivação do pedido, é obrigatório o comparecimento na agência de atendimento do INSS, desta maneira o trabalhador que não comparecer na agência de atendimento não terá efetivado o pedido do benefício e não poderá consulta a situação do benefício por meio do site Meu INSS. 

Passo a Passo  Baixe o Aplicativo Meu INSS 

O aplicativo Meu INSS funciona com base de dados de informação do site Meu INSS por isso todas as informações do site estão no aplicativo, veja como baixar o aplicativo Meu INSS: 

  1. Entre na Loja Google Play ou Apple Store do Celular ou Smartphone e digite Meu INSS na busca. 
  2. Clique no ícone do Meu INSS que vai aparecer e em seguida clique em instalar, aguarde alguns instantes a instalação.
  3. Pronto, agora é só começar a utilizar o aplicativo, caso não tenha uma senha cadastrada faça o cadastro, é necessário que o número do CPF do usuário seja o mesmo do solicitante do benefício. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *