Como fazer horta em casa

O cultivo de hortaliças e até alguns legumes como tomate cereja exige pouco espaço e por isso são ideais para hortas que podem ser cultivadas em casas e apartamentos, no estado de São Paulo já existem diversas opções de cultivo de hortaliças alfaces e outros itens que podem ser plantadas em vasos de diversos formatos.

Como fazer horta em casa

As hortaliças e legumes cultivadas em casa ou apartamento são excelentes opções para quem quer ter uma alimentação mais saudável e orgânica, longe das plantações que utilizam agrotóxico, algumas frutas também são muito saborosas quando cultivada em hortas, um exemplo é a laranja lima que tem sabor muito mais doce do que as outras laranjas porém a quantidade é menor, para quem tem espaço em casa pode ser cultivada em jardins em vasos de 60cm a 100 cm.

Algumas hortaliças muito comuns na culinária brasileira como a cebolinha, salsa, coentro, manjericão podem ser cultivados em vasos menores e em jardim suspenso, necessitam de pouquíssimo espaço para crescerem saudáveis e podem ser colhidas fresquinhas para colocar no tempero dos pratos que são preparados no almoço e jantar.

Veja a lista de frutas, hortaliças e leguminosas que podem ser cultivada no ambiente da casa ou apartamento preparada pela nossa equipe do Guia da Web!

Tomate Cereja

O tomate é uma fruta ou legume que pode crescer no formato de arbusto, para plantar o tomate cereja é necessário sementes de tomate cereja que podem ser adquirida em loja de flores, jardinagem ou hortifruti , além das sementes também é necessário um vaso, assim como a laranja o tomate vai crescer no formato de arbusto por isso é necessário um vaso de 60 cm a 100 cm.

Coloque terra dentro do vaso,  para que o tomate receba nutrientes é necessário que a terra seja adubada, a terra adubada pode ser misturada a outra terra que já esteja no vaso é importante que a terra fique sempre fofinha isso significa que está com bastante nutrientes para que a planta cresça forte e saudável.

⇒Prepara Terra 50% de terra boa para plantio e 50% de terra adubada de boa qualidade.

⇒Crescimento da Germinação ou Muda  13 Dias.

⇒90 Dias Aparecimento dos Primeiros Frutos.

⇒Deixe o Vaso em Lugar Arejado onde possa Receber Luz do Sol.

Faça furos com os dedos para colocar as sementes do Tomate Cereja, elas são bem pequenas coloque as sementes nos buraquinhos cubra com um pouco de terra, e não esqueça de regar sempre! O tomate cereja demora cerca de 90 (noventa) dias para crescer, é necessário adubar pelo menos uma vez por mês a terra.

A germinação da planta ocorre de 7 a 14 dias, a germinação é quando a plantinha começa a crescer, ele atinge aproximadamente 10 cm quando é possível ver as primeiras folhinhas, se preferir também pode utilizar um potinho pequeno como copo de café para o início da geminação e depois transferi a plantinha para o vaso maior, até que cresça o arbusto.

Plantio de Hortaliças

Apesar da horta orgânica cultivada em casa ser muito menos suscetível as pragas , é comum o aparecimento de pulgões e larvas depois de algum tempo de cultivo, desta maneira o inseticida utilizado pode ser uma receita caseira ou inseticida da sua escolha. Um inseticida natural que é muito recomendado é o Óleo de Neem que é bastante eficaz no controle destas pragas.

Para cultivar hortaliças como a alface o ideal são vasos com furinhos ou auto irrigáveis que possuem proteção de acrílico em um recipiente que fica no lado de baixo do vaso, a alface pode ser plantada em vasos de cerca de 30 cm (trinta centímetros), a terra pode ser preparada com 50% de terra própria para o plantio e 50% de terra adubada que é comprada em lojas de jardinagem.

A germinação da alface é bem rápida é necessário apenas 6 dias para começar a ver as primeiras folhas da alface, as sementes devem ser plantadas em buracos ou furos de 1 cm ( um centímetro) a 1,5 cm (um centímetro e meio) de profundidade da terra, cobertas e irrigadas sempre para que a planta receba minerais necessários para o crescimento. A alface está pronta para o consumo em cerca de 4 semanas.

⇒Abertura de Furos de 1 cm a 1,5 cm de furos para o plantio.

⇒Crescimento Germinação ou Muda 6 dias.

⇒Planta Pronta Para Consumo 4 Semanas.

Cheiro Verde

O Cheiro Verde é o nome popular de três hortaliças muito utilizadas na culinária brasileira, é a Salsa, Cebolinha e o Coentro, no supermercado são vendidos dois tipos de Cheiro Verde Salsa e Cebolinha e Coentro e Cebolinha, a Salsa e o Coentro são folhas muito parecidas é necessário ler o rótulo da embalagem para saber qual é o tipo de Cheiro Verde que está na embalagem, apesar de muito parecidos a Salsa e o Cheiro Verde tem sabores muito diferentes que caracterizam alguns tipos de temperos como por exemplo o utilizado no nordeste baiano onde o sabor do cheiro verde é muito presente, já a cebolinha tem um sabor mais suave utilizada em pratos como salpicão e outros.

A Salsa, Cebolinha e Coentro podem ser cultivadas no mesmo vaso, para utilizar na culinária pode ser necessário experimentar a folha para saber qual a Salsa e qual o Coentro, mas se preferir para não confundir as folhas da Salsa e Coentro elas podem ser plantadas em outro vaso, também podem ser cultivadas junto com alface e outras hortaliças sem problemas.

A germinação do Cheiro Verde demora de 6 (seis) a 14 (quatorze) dias, e estará pronto para o consumo de 30 (trinta) a 70 (setenta) dias,  eles podem ser cultivados em lugares ensolarados ou em lugares onde a luz do sol é parcial, por isso são ideais para hortas localizadas em cidades urbanas, as sementes podem ser plantadas no solo com 1 cm de profundidade, a colheita pode ser feita do galho inteiro, ou apenas de algumas folha para que possa ser utilizado na culinária, esta é uma prática muito comum já que o arbusto continua crescendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *