Como Emitir Certificado Nacional de Vacinação COVID-19

Como Emitir Certificado Nacional de Vacinação COVID-19

PUBLICIDADE

No portal Gov.br é possível acessar o Conecte SUS e obter o Certificado de Vacinação da COVID-19, na aba Saúde e Vigilância Sanitário o cidadão tem acesso as informações do Conecte SUS, para entrar no novo Portal Gov.br basta utilizar a mesma senha do Conecte SUS, desta maneira é possível obter pontos e ganhar descontos com Notas Fiscais e pagamento de impostos. Quanto mais informações são compartilhadas no Gov.br mais pontos você ganha! 

Como Emitir Certificado Nacional de Vacinação COVID-19

PUBLICIDADE

O Certificado de Vacinação COVID-19 é o único emitido pelo Conecte SUS por meio do certificado o cidadão poderá comprovar que recebeu todas as doses da vacina, no Conecte SUS também é possível obter informações de vacinação contra a gripe e outras campanhas veiculadas para os aplicativos, porém a carteirinha de vacinação ainda não está integrada ao Conecte SUS uma vez que demora algumas gerações para que todas as vacinas estejam conectadas. 

No Brasil a carteirinha de vacinação infantil ainda não está conectada ao Conecte SUS, desta maneira o registro ainda é feito por meio do papel que é impresso e fornecido pelos postos de saúde, além de estar em dia com a vacinação COVID-19 , as crianças também devem ficar em dias com todas as vacinas importantes para erradicação de doenças como a paralisia infantil e outras. 

É possível consultar o site Conecte SUS? 

Sim, ainda é possível consultar o site Conecte SUS sem a necessidade de entrar no Gov.br, para fazer a consulta basta digitar o endereço eletrônicos [www.conectesus-pacientes.gov.br] os usuários pacientes devem acrescentar a palavra “paciente” após digita conecte sus, isto porque esta plataforma também é utilizada para marcação de consulta na recepção de postos de saúdes e gestão, também é possível baixar o aplicativo Conecte Sus para fazer consulta das doses de vacina COVID-19. 

Para entrar no aplicativo ou no site o usuário será direcionado para conta Gov.br, o login utilizado deverá ser o mesmo do Conecte SUS, o usuário paciente que manter a conta Gov.br ativa ganha pontos como cidadão, quanto mais informações conectadas mais pontos o cidadão adquire. Veja, como baixar o aplicativo e emitir certificado de vacinação do Conecte SUS: 

  1.  Ente na loja de aplicativos do seu celular, pode ser Google Play digite Conecte Sus, em seguida clique na lupa para buscar o aplicativo, pronto agora é só clicar “Instalar”. 
  2. Na página de descrição do aplicativo clique em “Instalar”, aguarde alguns minutos e faça login digitando sua senha, o cidadão cadastrado no site Gov.br também pode utilizar a senha da plataforma. 
  3. No menu do aplicativo que aparece no topo da tela do celular clique em “Vacinas”, em seguida clique certificado de vacinação, agora salve ou imprima o certificado.

Como Imprimir Certificado de Vacinação do aplicativo Conecte SUS?

Para imprimir o Certificado de Vacina será necessário que o usuário tenha uma impressora instalada no celular ou tablet, o aplicativo deve ser compatível com a impressora que será utilizada. Veja como imprimir o Certifica de Vacinação COVID-19:

  1. No aplicativo Conecte SUS clique Vacinas e em seguida “Certificado COVID-19”. 
  2. Agora deslise sobre o ícone de compartilhamento. 
  3. No lado inferior do dispositivo deve aparecer redes sociais, drive e o aplicativo da impressora. 
  4. deslise sobre aplicativo da impressora, o aplicativo deve realizar conexão wi-fi para fazer a impressão sem fio. Pronto agora já tem o Certificado COVID-19. Parabéns por se vacinar!

Com quantos anos já posso emitir o Certifica de Vacinação COVID-19?

A partir deste ano de 2022 as crianças brasileiras já começaram a serem imunes contra o novo vírus COVID-19, os pequenos de 5 (cinco) a 11 (onze) anos de idade devem receber uma certificação do enfermeiro pediátrico que realiza a aplicação em alguns postos de saúde, porém ainda não é possível fazer o login de crianças no Conect SUS uma vez que o acesso é realizado com número do CPF (Cadastro de Pessoa Física). 

Para vacinar as crianças também é necessário o agendamento no aplicativo das prefeituras ou postos de saúde, esta iniciativa tem como abjetivo apenas evitar filas, por isso as Unidades de Saúde do SUS informam apenas aos pais e responsáveis que fiquem atentos as datas da vacinação de crianças de 5 (cinco) a 11 (onze) anos de idade. 

É importante guardar o comprovante de papel da vacina COVID-19? 

Sim , ainda é importante guardar o comprovante de papel da vacina COVID-19, além do mais o certificado de vacinação não é o mesmo do comprovante de vacina recebido durante a aplicação em cada dose, o certificado reúne todas as doses recebidas pelo paciente. 

PUBLICIDADE

Atualmente a loja de aplicativos não registra reclamações do Conecte SUS, sendo possível a emissão do certificado para muitos brasileiros, no entanto o sistema já observou instabilidade frequente nos primeiros meses da vacinação, por isso o comprovante de papel pode ser uma segurança até mesmo para o paciente lembrar quantas doses já tomou e que marca de vacina recebeu a aplicação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.