Como Acabar Com a Caspa

Como Acabar Com a Caspa

A Caspa pode ser classificada por uma descamação do couro cabeludo, além das formas mais simples a caspa seborreica é uma das formas mais graves de descamação da pelo, as causas da caspa pode estar associada a diversas irritações do couro cabeludo, bem como o excesso de oleosidade na raiz do cabelo é uma decorrência comum da descamação do cabelo. 

Como Acabar Com a Caspa

Existem casos de caspa que ocorre na idade adulta geralmente na puberdade quando a oleosidade da pele tende a aumentar bem como a do cabelo, na pele esta oleosidade pode ser responsável pelo aparecimento de acnes, já no couro cabeludo as feridas da caspa seborreica são mais raras, sendo a descamação mais frequente. 

A caspa atinge principalmente adolescentes e pessoas em idade adulta, não é uma doença associada a velhice já que pesquisas recentes mostram que na velhice a diminuição da caspa, nos homens a velhice costuma trazer a calvície que acomete também algumas mulheres, os cuidados com a higiene dos cabelos e saúde do couro cabeludo é a melhor maneira de evitar a caspa e a calvície. 

8 Questões e Como Acabar Com a  Caspa!

 

1-O cabelo seco também tem caspa?

Sim, apesar da caspa ser mais presentes em cabelos oleosos os cabelos secos também tem caspa. A caspa em cabelos secos pode ser provocada por shampoos agressivos, água calcária ou modo de pentear que machuca o couro cabeludo causando ferida e posteriormente caspa. 

2-Como é causada a caspa no cabelo oleoso? 

No cabelo oleoso a caspa é causada por uma levedura oleosa microscópica que provoca inflamação e descamação da pele, neste caso a caspa tem como sintoma a coceira e desconforto do couro cabeludo, nestes casos a caspa é tratada com shampoo antifúngico ou tratamentos naturais que combate fungos do couro cabeludo. 

3-O que são Pityrosporum Ovale?

Os Pityrosporum Ovale são leveduras que vivem naturalmente no couro cabeludo que descama a cada duas semanas, a proliferação desta levedura causa a descamação excessiva do couro, oleosidade do cabelo e é a principal causadora de caspas em cabelos oleosos, o excesso de descamação do couro cabeludo também pode propiciar a proliferação dos Pityrosporum nas células mortas, desta maneira um cabelo seco torna-se oleoso e com caspa , em ambos os casos o couro cabeludo pode ser tratado com shampoo antifúngico. 

4-Para que serve os Shampoo de Queratolíticos? 

Para quem tem caspa seborreica o indicado são shampoos esfoliantes e queratolíticos, isso porque os queratolíticos provocam esfoliação das células mortas que se proliferam rapidamente, com o objetivo de fazer uma limpeza do couro cabeludo e evitar a proliferação dos Pityrosporum Ovale, geralmente os shampoos queratolíticos são combinados com agentes antifúngicos com o objetivo de exterminar o excesso de Pityrosporum que tendem a se esconder nas células mortas e se proliferarem.  

5-Para que serve as loções antifúngicas? 

Os dermatologistas também indicam loções antifúngicas para o combate da caspa a base de cetoconazol e ciclopirox olamina que são produtos antimicóticos que combatem a proliferação dos fungos, estes produtos são vendidos como soluções do tratamento da caspa com embalagens que podem ser de loção antifúngica ou parecida com remédio, devem ser adquiridos na farmácia. 

O cetoconazol também combate a inflamação seja qual for a causa penteados, machucados e coceiras que provocam inflamação e  a proliferação de fungos que decorrem em maior descamação da pele, bem como provocam ambiente propicio para o aumento do caspa. 

6- Os tratamentos com Babosa ou Aloe Vera são eficazes contra a caspa? 

A babosa é uma planta muito comum no Brasil, por isso o seu uso caseiro é bem popular, principalmente nos cabelos, a babosa provoca crescimento do cabelo e limpeza da raiz, também chamada de Aloe vera a babosa é muito utilizada no tratamento de psoríase e doenças dermatológicas da pele, presente em cremes para o rosto e shampoos para os cabelos. 

A babosa ou Aloe Vera contém propriedades antifúngicas e cicatrizantes, desta maneira realiza uma limpeza profunda no couro cabeludo, a babosa pode ser aplicada extraindo a seiva da planta para que seja eficaz aplique a seiva da planta diretamente na raiz do couro cabeludo, deixe agir por mais ou menos 40 (quarenta) minutos e pronto, já pode lavar os cabelos. 

7- O vinagre de maçã ajuda no tratamento da caspa? 

O vinagre de maçã faz limpeza dos fios removendo as células mortas e resíduos, ele também pode ser aplicado no couro cabeludo, age de maneira que a acidez provoca a remoção das células mortas que ficam grudadas no couro cabeludo e nos fios do cabelo, o vinagre de maçã também provoca equilíbrio do PH do couro cabeludo, restaurando a acidez natural e provocando diminuição da descamação. 

8- Como Acabar Com a Caspa? 

Para acabar com a caspa além de restaurar o equilíbrio do couro cabeludo, também é preciso investir em uma vida mais saudável, o estresse pode ser causador de descamação da pele , isso ocorre porque as funções imunológicas são prejudicadas com uma vida corrida e alimentação pouco saudável. 

A alimentação saudável também é importante para acabar com a caspa e aumentar as defesas do corpo e sistema imunológico, desta maneira é recomendado também a ingestão de probióticos presentes no iogurte e outros alimentos que trazem benefícios a saúde. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *